Nova Escola, a revista com partido

Um dos mais poderosos instrumentos para a doutrinação ideológica de esquerda nas escolas nasce na Editora Abril.

A principal revista para educadores no país, a Nova Escola, é um manual de esquerdismo em quase todas as páginas. Para a revista, Paulo Freire é um deus e toda a agenda “problematizadora” é enfiada goela abaixo até de professores que não são necessariamente de esquerda mas que tem a revista como a principal referência em termos de atualização profissional.

Para identificar a orientação política de uma publicação, o melhor método é entender as estratégias de construção de narrativas que permeiam textos alegadamente isentos. Uma tática comum é citar como referência autores e livros com forte viés ideológico como se fossem uma fonte de autoridade científica e apartidária. Um texto que fala da interpretação de um período da história e que usa autores como Eric Hobsbawm, E. P. Thompson, Howard Zinn ou Noam Chomsky e não diz explicitamente que são historiadores marxistas é um texto ideológico mesmo que busque aparentar isenção. Outras táticas comuns são a seleção de pautas por motivações ideológicas ou o uso de termos como “privataria” ou “presidenta”.

Segundo uma pesquisa do Instituto Ipsos, 99% dos professores brasileiros conhecem a Nova Escola, 75% dizem que já mudaram atividades e práticas em sala de aula por conta de matérias publicadas nela e 70% usam seu conteúdo para planejar suas aulas.

Se você quer mesmo combater a doutrinação ideológica nas escolas, aqui é um bom começo.

- Roger Scruton sobre educação http://on.fb.me/1Qr4mgL

- Professores, acordem! http://abr.ai/1LV9Qc0

- Marcelo Rubens Paiva é o apoiador involuntário do ano do Escola Sem Partido http://bit.ly/2abR0Ff

- Sobre a educação sexual nas escolas. http://on.fb.me/1eTesFR

- Mais absurdos pedófilos em sala de aula para crianças de 10 anos em nome de “educação sexual” http://on.fb.me/1JUYztI

- Vouchers escolares, a alternativa liberal à escola pública. http://on.fb.me/1eyoomC

- Professor de escola particular do Rio denunciado por dar LSD para alunos de 13 a 15 anos e fazer sexo com uma delas e sob o efeito da droga. http://on.fb.me/1welOoC

- Escola da Vila e o MST http://on.fb.me/17FiURp

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Alexandre Borges’s story.