Carta aberta aos interessados no Desaprender

Querid@s companheiros de jornada,

Se você acompanha este blog, já sabe que estou envolvido de corpo e alma com o programa Desaprender, do UnCollege. Agora, fizemos uma escolha muito importante: vamos abrir as decisões de preço do programa e buscar soluções coletivas para viabilizá-lo e incluir todos que querem participar. Quer vir com a gente? Então leia com atenção o texto abaixo.


Desde o final do ano passado temos nos entusiasmado com a ideia de criar uma comunidade de aprendizagem livre, e desde sempre a parte financeira do empreendimento foi uma questão para nós.

A princípio, havíamos decidido por colocar um valor fixo para o programa (R$ 4.500,00 pelo percurso de 4 meses) que seria pago por cada participante no ato da inscrição. No entanto, esse modelo parecia estar desalinhado com a ideia de liberdade e inclusão que permeia o projeto.

Ao longo das últimas semanas recebemos vários pedidos de bolsa de pessoas querendo participar do Desaprender. Foram muitos pedidos, muito mais do que esperávamos. Isso reforçou o nosso incômodo em relação ao mecanismo de financiamento que escolhemos para o programa. Por isso, ao invés de darmos um retorno de “sim” ou “não” para os que nos pediram bolsas, decidimos convidar todo mundo para participar de um processo de corresponsabilização financeira.

Queremos criar um modelo em que as pessoas sustentem coletivamente o Desaprender porque acreditam nele, libertando-o de uma estratégia de financiamento que exclui aqueles que não podem pagar. E que, além disso, permita que as pessoas se apropriem de todo o processo de um jeito mais livre e autônomo.

Por isso estamos fazendo esse chamado. Faremos uma série de três encontros, o primeiro dia 20/04 às 19h30 na Casinha 161 (clique aqui para se inscrever), para dar transparência aos custos do Desaprender e encontrar soluções criativas e coletivas para sua viabilização. Dando sequência, os próximos dois encontros com esse objetivo acontecerão nos dias 26 e 28/04.

Estamos em busca de todas as pessoas que:

  • Têm interesse e disponibilidade para participar do programa, considerando que serão de dois a três encontros semanais presenciais durante quatro meses em São Paulo (de maio a agosto); e
  • Querem vivenciar um processo de corresponsabilização e ajudar a viabilizar o Desaprender, independentemente da disponibilidade financeira de cada um.

Não sabemos quais soluções serão cocriadas, mas estamos abertos para construir juntos caminhos de concretização do programa e inclusão de todos que quiserem participar.

Convidamos vocês para viverem com a gente esse processo.

Vamos juntos?

Alex Bretas, Camila Haddad e Luísa Módena

UnCollege Desaprender


Inscreva-se aqui no primeiro encontro de corresponsabilização.