Você já cuidou do seu ouvido hoje?

A audição é um dos principais sentidos do ser humano. Ela é responsável por manter o equilíbrio e dar noção de localidade. Além disso, por ter duas orelhas em cada lado da cabeça, é possível saber a distância em que o som emitido por alguém ou por algo, está.

O processo ocorre na forma em que as orelhas captam as ondas sonoras e passam até as orelhas médias, essas ondas fazem com que os tímpanos recebam vibrações. Por sua vez, as vibrações se propagam por três ossos fazendo com que seja transmitido. Mas, o som só é amplificado quando as vibrações atravessam a janela oval do ouvido.

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, de 2010, mais ou menos, 9,7 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência auditiva. Sendo sete milhões de pessoas com deficiência severa. Já 1,7 milhões tem um grau alto de perda auditiva e 344,2 milhões são surdas.

O Otorrinolaringologista, especialista em ouvidos e garganta, Paulo Ramos explica que um dos tratamentos mais utilizados no diagnostico de dificuldade auditiva é o exame de audiometria. Este mede os níveis de escuta do paciente. Além disso, o médico explica que o número de uma audição normal seria de 25dB, decibéis, e de uma audição com algum problema seria quando a pessoa necessita de mais intensidade de som. Confira abaixo a entrevista com o especialista.

Embora a audição seja natural do ser humano, ela não é essencial. É possível ter uma vida comum e boa, mesmo com deficiência auditiva. No caso de Pâmela Jardim, ela já nasceu com esta dificuldade auditiva e mesmo realizando cirurgia, quando ainda tinha apenas um ano de idade, foi malsucedida.

Pâmela realiza o artesanato desde este ano. #Acessibilidade: Pâmela de perfil, usando blusa preta mexe na caixa de sapatos, que está em cima da mesa, em que guarda o seu material, no fundo um armário antigo com livros.

Entretanto, esse fator nunca a diminuiu ou a fez deixar de fazer parte da sociedade. Ela se formou no ensino médio e atualmente atua realizando produtos manuais para a venda pessoal.

Pâmela usa objetos recicláveis para a produção do artesanato. #Acessibilidade: Pâmela usando blusa preta mexe na caixa de sapatos, que está em cima da mesa, em que guarda o seu material, no fundo um armário antigo com livros.

A saúde auditiva é um assunto pouco comentado e esquecido por muitos, mas é de total relevância para todos, já que, na maioria dos casos, não há tratamentos para reverter. Por isso, desde o início da vida é preciso realizar exames e buscar informações sobre os ouvidos. Todavia, ainda há tempo para cuidar desse bem natural.

Algumas atitudes simples do dia a dia prejudicam a audição, por exemplo, o uso de fones de ouvido com o volume muito alto. Além disso, a utilização errada do cotonete. Confira no podcast abaixo Mitos e Verdades sobre a Saúde e Deficiência Auditiva.

De acordo com o Otorrino, é necessário tratar qualquer problema no ouvido com um especialista ou com um médico geral, para que ele possa dar um diagnostico cientifico. Também segundo Paulo Ramos, um dos mitos mais comuns é achar que o cotonete deve ser usado dentro da orelha, mas, na verdade, é somente nas dobras, ou seja, na parte exposta da orelha.

Saúde auditiva é um assunto que precisa estar mais em pauta. Os riscos que ele traz, muitas vezes, são irreversíveis. Por isso, é necessário o cuidado com um Otorrinolaringologista, especialista em ouvidos.

Like what you read? Give Alexia Saner a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.