O que é o Openredu?

O Openredu é um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) que permite organizar turmas espaços privados de colaboração e trocas nos quais os participantes acessam mídias digitais em vários formatos em uma estrutura de rede social. Fazendo uma analogia bem simples, ele é um ‘facebook, educativo. Em lugar de possuir grupos ou páginas, ele possui ambientes que podemos associar a escolas, cursos que podemos associar a séries, disciplinas e módulos.

Figura 1. Visão de ambiente e cursos de uma Universidade Pública.

O Openredu pode ser utilizado por muitos tipos de instituições. Ele pode, por exemplo, ser utilizado por uma rede municipal de ensino para distribuir mídias digitais e animar trocas entre alunos de turmas de suas várias escolas. No Openredu, cada escola seria associada a um ambiente, nos ambientes haveriam as turmas, as turmas terias suas disciplinas e nas disciplinas são organizados os materiais em módulos. O acesso aos ambientes são restritos aos alunos de uma turma, com controle de acesso e privacidade. Diferentes de uma rede social de propósito genérico como o Facebook ©, no Openredu apenas alunos de uma mesma escola podem participar do ambiente, trnando o ambiente uma extensão dos espaços de troca de uma sala de aula.

Figura 2. Visão de um curso com seus módulos.

O Openredu é um software livre que foi criado e é mantido por um grupo de pesquisadores e voluntários associados ao Centro de informática da UFPE. Sua licença de distribuição é denominada GPL 2 que permite a qualquer pessoa:

Ter acesso ao código e usar para qualquer finalidade
Difundir o código como tal
Alterar o código para qualquer propósito
Difundir o código alterado

O Openredu é um software bastante estável e sua instalação é relativamente simples. No caso de uma prefeitura, uma equipe de TI composta de dois profissionais poderiam dar conta de realizar a sua customização, implantação e manutenção. Essa equipe poderia utilizar o Openredu para cadastrar a totalidade de escolas de sua rede, seus alunos e organizar espaços com materiais digitais gratúitos de modo que toda a rede pudesse ter acesso a um ambiente centralizado de trocas, de colaboração, de aprendizagem.

Figura 3. Exemplo de mídia digital e seu respectivo espaço de trocas.

O retorno do investimento da adoção do Openredu por secretarias municipais de ensino pode ser calculado de diferentes maneira. Se considerarmos que os materiais digitais substituem materiais impressos ou software pagos, temos um calculo de economia bem simples. Por outro lado, se considerarmos os ganhos com a quantidade de horas de envolvimento dos alunos em torno dos materiais, as novas oportunidades de comunicação e colaboração e as possibilidade de acompanhamento dessa atividade pela equipe gestora de um município, estamos falando em um retorno econômico de impacto social e na aprendizagem dos alunos que poucas prefeituras do Brasil possuem. E toda a tecnologia para realizar isso está pronta, estável e disponível em http://openredu.org

Figura 4. Página da comunidade Openredu.org.

Caso tenha interesse em conhecer mais sobre esse ambiente, convidamos você a participar do fórum da comunidade Openredu em http://forum.openredu.org.