Lições de Warren Buffet

Warren Buffet é um dos maiores investidores do mundo e fez fortuna com um método muito único de analisar as empresas. A muito o que aprender com os ensinamentos de Buffet. Uma de suas frases icônicas é: “Preço é o que você paga, valor é o que você ganha”. Em analogia a esse ensinamento eu acredito que existe uma relação entre Emocional x Racional. Esse site tem por objetivo compartilhar minhas experiencias e aprendizados, acredito que um dos maiores aprendizados que tive sobre consciência financeira foi pensar racionalmente. É muito comum agirmos pela emoção quando estamos lidando com o nosso dinheiro, frases como “eu mereço isso” ou “trabalho tanto pra isso” são comumente declaradas na hora de fazer aquela compra sem pensar. Não é por acaso que existem grandes estudos sobre as emoções dos seres humanos pela indústria de marketing, tudo ao seu redor é cuidadosamente pensado para converter uma venda. Muitas pessoas confundem o pensamento racional com a falta de emoção ou frieza nas atitudes, mas pensar racionalmente é analisar essas emoções com a cabeça e não com o coração. É assim que funciona a diferença entre o querer e precisar. O querer é o nosso grande e bonito cavalo de troia, quando você menos espera vários soldados gregos (dívidas) saem em sua direção. Praticamente todos os produtos do mundo tem um preço, você precisa entender qual valor aquele produto tem pra você.

“Alguém esta sentado nas sombras hoje pois alguém plantou uma árvore muito tempo atrás”, Buffet. Considerando que você começou a pensar diferente sobre o seu próprio dinheiro, não perca tempo. Plante uma árvore. Se você nunca começar, nunca vai colher os frutos. Alguma vez já parou para pensar se alguns anos atrás tivesse a mesma experiência ou mentalidade que tem hoje? É um pensamento muito recorrente entreas pessoas, mas quantas dessas pessoas fazem alguma coisa em relação a isso? Não é possível voltar no tempo e corrigir erros do passado, mas é possível começar a pensar no futuro. Deixamos os dias passarem preocupados com o amanhã que esquecemos completamente de planejar o que vai acontecer daqui 5 anos, 10 anos ou até 20 anos. Você nunca vai sentar na sombra enquanto não dedicar um pedaço do que tem hoje para plantar uma árvore. Lembre-se quanto maior esse pedaço, maior será a sua sombra no futuro.

“Risco vem de você não saber o que está fazendo.”, Buffet. É possível dizer que o risco esta na balança oposta ao conhecimento sobre aquilo que se propõe fazer. Quanto mais conhecimento você adquirir sobre investimentos maior o seu nível de assertividade. Eu particularmente prefiro correr riscos guardando dinheiro do que gastando ele. Então, se surgir uma grande oportunidade de ganhar 100% de rentabilidade, mas pra isso você vai precisar gastar 50% da sua reserva, opte por ganhar 10% de rentabilidade com 100% da sua reserva ou conheça muito bem todas os detalhes da onde esta colocando o seu dinheiro.