Perdi 20 mil reais! Como? Comprando um carro zero.

Antes de começar esse texto preciso confessar pra vocês que comprar esse carro foi uma das piores ideias da minha vida. Claro, que comprar uma cama por 6 mil aos 16 anos também não foi uma ótima ideia, mas eu conto essa história em um outro post. Depois de me incomodar muito com carros usados, tive essa grande ideia de comprar um carro zero. Nessa época meu saudoso ford focus prata movido a gás valia cerca de 16 mil reais. Veja como ele era bonitão.

Mesmo sabendo o valor dele parece que a concessionária tem um pacto com o tinhoso e me convenceu de que ele valia apenas 12 mil, já vai fazendo a conta ai, de largada sai perdendo 4 mil. Então, antes de pensar racionamente e fazer a conta aceitei dar meu carro (de 16 mil) como entrada e parcelar o resto. Foram 60 suaves (facadas no coração) parcelas de 788 reais. Fazendo uma continha simples, do total de parcelas mais os 12 mil reais do meu ford focus no final paguei cerca de 59.280,00 reais. Um detalhe importante, na nota fiscal tem o total de 39.990,00 reais. Isso quer dizer que sem tirar ele da concessionária eu já perdi 19.290,00 reais. Eu quero ver o cristo rei que vai me convencer que financiar um carro é uma boa ideia. Mas a história não termina ai, lembro muito bem que na época fiz um orçamento para consertar o meu ford focus e teria que desembolsar cerca de 1.200,00 reais pra deixar ele 100% funcional.

Então vamos as contas novamente.

Imaginamos que eu arrumasse o carro antigo, vamos diminuir 2 parcelas nessa conta para cobrir as despeças do suposto conserto. Eu tenho então 58 parcelas de 788 reais. No final do primeiro ano teria 7.880,00 reais (descontando os dois meses que usei pro conserto) com um rendimento de 10% (é possível) fechando esse primeiro ano em R$ 8.668,00. Fazendo essa conta, ano após ano com uma média de rendimento de 10% depois de 5 anos (e 58 parcelas) eu teria guardado cerca de 61 mil reais. Caramba, mas eu continuo com o meu ford focus?! Sim, mas tudo bem. Se eu quiser comprar o mesmo carro que tenho hoje, novinho, modelo 2018 e tudo. Ainda vou ter uns 20 mil reais pra contar história. Então, foi ou não foi uma péssima ideia?

Esse post foi simples e direto, minha ideia é mostrar como é possível fazer as coisas diferentes caso você pare para pensar antes de sair fazendo dívidas. Nem sempre e melhor opção esta dentro da loja ou no produto que esta comprando. Então faça apenas duas coisas daqui por diante, pense racionamente e faça a conta. Você vai ver como essas duas regrinhas simples podem ajudar muito, primeiro a gastar o seu dinheiro de forma justa e segundo a ter uma vida mais tranquila financeiramente.