QUANTAS MARCAS EXISTEM NA SUA MENTE?

Durante o processo de compra frequentemente associamos uma necessidade específica a uma marca. Em geral, todos nós temos duas ou três marcas na nossa mente que são analisadas em uma escolha de consumo. SBT vs Globo ou Nike vs Adidas. Essa associação mental vale para compra de produtos ou mesmo a contratação de prestadoras de serviços como, por exemplo, uma consultoria ou uma imobiliária.

Isso significa que caso a sua marca não esteja posicionada na mente do seu cliente entre essas duas ou três opções, ela nem mesmo vai participar do processo de decisão de compra, ou seja, a empresa já está fadada a perder negócios. Quando o consumidor se perguntar, que computador comprar? Onde comprar? As primeiras marcas que vierem à mente vão ter uma larga vantagem.

Sendo assim, o nível de conhecimento da marca é crucial para que uma empresa possa integrar esse seleto grupo de organizações que estão posicionadas na nossa mente. Na verdade, esse é o grande desafio, mais do que concorrer na esfera dos preços ou produtos, concorrer por um espaço na mente do consumidor e essa posição só pode ser conquistada por meio da publicidade contínua e do contato direto com o público.

Para o consumidor ter um bom nível de conhecimento da marca é imprescindível para uma boa decisão de compra. Dificilmente será estabelecida a aquisição de um produto desconhecido, mesmo porque, sem isso o cliente não terá como conhecer suas características e benefícios. Entretanto, o conhecimento por si só não garante vendas, isso porque usualmente as pessoas também podem recordar de marcas que não admirem.

Mas essa recordação da marca é crucial quando se refere a compras frequentes como café ou itens de limpeza, sobre os quais as decisões de marca podem ser feitas até mesmo antes da ida à loja na nossa famosa lista de compras.

Além disso, em algumas categorias há tantas alternativas reconhecidas que o comprador se sente sobrecarregado ou desorientado. Nesse caso, será necessário ir além de um simples reconhecimento de marca, é fundamental ser top of mind para obter destaque e merecer o consumo.

Portanto, quanto mais alto for o nível de conhecimento da marca, maior será sua força e valor de mercado. Uma marca desconhecida é invariavelmente uma marca sem valor. Essa relação entre visibilidade e valor sempre vai caminhar em paralelo e por esse motivo é essencial que as empresas atentem para esse fator crítico de sucesso do negócio.

E sua marca está entre as mais lembradas pelo seu cliente? Quando ele possui uma necessidade especifica é da sua empresa que ele lembra?

Kleyton Pinheiro é publicitário, professor, escritor e diretor na Alfabeto Branding