Lady Bird — A Hora de Voar

Alice Caires
2 min readJul 15, 2024

--

Lançado em 2017 e indicado a cinco categorias do Oscar (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Original), Lady Bird — A Hora de Voar é um coming of age que agrada as expectativas do público. Com a excelente direção de Greta Gerwig, o longa, que relata parcialmente a biografia da diretora e também roteirista, mostra os anseios e dramas da juventude vividos por Christine McPherson (Saoirse Ronan), que se autointitula como Lady Bird.

A protagonista vive em Sacramento, na Califórnia, e tem como grande sonho ir para uma cidade maior a fim de escrever seu próprio caminho e iniciar um curso na faculdade; mas, até conseguir essa conquista, ela precisa enfrentar muitas outras coisas. Lady Bird está no último ano escolar e além de lidar com as notas e com o fato de estudar em um colégio católico escolhido pelos seus pais, ela também precisa encarar as paixões, as amizades e a família, sendo este o exemplo de relacionamento mais dificultoso que ela cultiva.

Lady Bird mostra duas facetas de si. A primeira é retratada como uma menina autêntica, criativa, sincera, confiante com o que quer e no modo de se expressar, impulsiva e com uma personalidade extremamente forte. Entretanto, existe uma parte insegura, dramática, medrosa, perdida e orgulhosa. É este lado que faz com que a relação em casa não seja tão boa. O pertinente pensamento de que não é querida pela própria mãe é a motivação de quase todas as discussões no âmbito familiar, implícita ou explicitamente. Entretanto, a jovem vê no pai um porto seguro, que acolhe e incentiva, principalmente quando se refere ao fato de estudar em Nova York, apesar da condição financeira.

Além do enredo muito bem trabalhado que escancara a ansiedade adolescente, outros dois pontos chamam bastante atenção. O primeiro deles é o fato de que algumas cenas são ligeiras e sucintas, demonstrando realmente como a vida é: com momentos passageiros, alguns até tão rápidos que não é possível perceber os mínimos detalhes.

Já o segundo é a perfeita escolha do elenco. Mesmo não rendendo o Oscar de Melhor Atriz para Saoirse Ronan e Melhor Atriz Coadjuvante para Laurie Metcalf, que interpreta Marion McPherson, a mãe de Lady Bird, as atuações são memoráveis. Assistindo ao filme, é possível sentir que cada ator e atriz consegue dar vida aos personagens de modo único.

Lady Bird — A Hora de Voar causa um pouco de estranheza por ser um simples retrato do que quase todo jovem passa ao dar início a vida adulta, respeitando cada passo da personagem principal e mostrando com muita sinceridade os acertos e os erros.

Até o próximo post!

--

--