Coletor menstrual: QUE?

O que dizer dessa coisinha que eu mal conheço e já considero pacas?

Coletor menstrual da Inciclo — fonte: inciclo.com.br

Tô há 4 meses usando essa grande descoberta e olha… deixa eu te contar: que maravilha! Há 4 meses abandonei anticoncepcional (adios, hormônios controladores) e absorventes (adios, poluentes do planeta) numa tentativa de conhecer melhor meu próprio corpo. E que experiência linda. Por isso resolvi compartilhar minha experiência e tirar algumas dúvidas dazamiga:

Mas que p*** é essa?

O coletor menstrual é um copinho de silicone hipoalérgico e antibacteriano, ajustável ao corpo e que coleta o sangue da menstruação. Ele é maleável, o que facilita na hora de colocar. Diferente do absorvente interno, que é inserido no fundo do canal vaginal, o coletor fica na entrada da ppk (vulgo vagina, mas eu vou chamar de ppk que curto mais).

Ai como assim um copo?? É muito grande, não vai caber em mim!

A reação da minha mãe e irmã quando mostrei: AI QUE TROÇO ENORME. Aff, té parece. Vocês hein.

Sim, ele tem formato de um copinho. Parece complicado de início, mas é mais por ser algo que você nunca viu do que por ser realmente difícil. E não se assuste com o tamanho, garanto que passa coisa maior por aí. Só lembrar que você tem capacidade de parir uma criança que logo você passa a achar o copinho super de boas. Uma coisa é fato: a mulher tende a não conhecer o próprio corpo, o tamanho do seu canal vaginal, da ppk em si e sua capacidade, onde fica o colo do útero, etc. Vai sem medo, fia. O mundo e a ppk são seus!

É caro? Vale a pena? Onde que compra?

PARECE caro, mas se você fizer a conta de quanto gasta com absorvente em 1 ano, vale a pena. VALE MUITO. Não só pelo preço, mas por que ele é ecologicamente correto. Imagina só: durante a vida, uma mulher usa, em média, mais de 10 mil absorventes (externo ou interno). O externo leva 100 anos para se degradar na natureza, enquanto o interno leva até um ano. Olha o quanto a gente vai poupar a natureza só parando de usar essas “fraldas”!

Eu uso o Inciclo. Custa R$79 e você encontra fácil no site deles, pode comprar lá sem medo, mas também tem pontos de venda que você pode localizar pelo site. Existem outras marcas mas eu não posso falar com propriedade pois só usei essa. Não recomendo as gringas pela facilidade que já temos aqui agora.

A Prudence lançou um copo coletor descartável (veja bem, ele é descartável, é diferente destes que estamos falando) que você encontra em farmácias. Aqui eu achei na Panvel por R$25. Ele tem formato diferente, inclusive se usa um pouco diferente… a embalagem diz que dá até pra transar enquanto estiver usando. Sinceramente, testa aí e me diz por que né…

Como que usa isso?

É bem simples de usar, na verdade: você vai dobrar o coletor e inseri-lo na ppk, lembrando que não precisa empurrar até o fundo igual OB. Ao colocar ele todo, o coletor vai abrir e fazer um barulhinho, o que significa que foi colocado corretamente. Na verdade, cada mulher tem um jeito próprio de colocar, viu? Eu dobro no meio e fico agachada pra colocar, achei essa a forma mais confortável pra mim. Mas claro que só descobri isso depois de algumas tentativas… Assim, de novo: você precisa conhecer o seu corpo. Tente, experimente, relaxe, vai testando que dá certo. Ah! Ele tem um cabinho que não serve pra nada e na maioria das vezes incomoda. Você pode cortar ele, de boa, sem medo. Tá até escrito isso no manual de instruções. Eu não cortei por que ainda tenho medo de não conseguir tirar se eu cortar HAHAHAHAHA. Sim, eu ainda tenho alguns medinhos!

Eu uso o formato U.

Como sei que tamanho eu uso?

Ele tem normalmente dois tamanhos, isso sim: TAMANHO A pra mulheres com 30 anos ou mais ou que já têm filhos; TAMANHO B pra mulheres com menos de 30 e que não tem filhos.

Mas é recomendado pra minha idade?

O copinho não tem contra-indicações. Ele tem normalmente dois tamanhos, isso sim: um pra mulheres sem filhos e outro pra mulheres que já tem filhos. Mas você pode usar em qualquer idade. Se você for virgem também pode usar, mas corre o risco de romper seu hímen, então cuidado. Ah, pós-parto não é muito indicado também.

É feito de que material? Posso ter alergia? Posso pegar infecção?

Aqui eu estou falando exclusivamente do Inciclo, ok? Ele é feito de silicone hipoalergênico, pode usar sem medo. Ele não interfere na umidade natural da ppk, ou seja, use sem problemas. Mas faça a higienização corretamente e previna-se contra infecções: nada de ficar o dia todo de biquini molhado, por exemplo! Fungos gostam de calor e umidade, ou seja, se a mulher já tem uma pré-disposição à doença e não se cuidar de forma geral, não adianta botar a culpa no coletor.

E como higieniza?

Antes de usar pela primeira vez, você precisa FERVER ele (na água, óbvio) por 5 minutos e deixar secar naturalmente. Durante o uso, você pode tirar e lavar durante o banho mesmo, só com água e sabão neutro, e recolocar. A cada ciclo, você ferve ele de novo :)

Quanto tempo dura? Qual a validade dele?

Depende da marca, mas pode durar até 10 anos. Com exceção, claro, dos descartáveis, que se usam apenas uma vez (não recomendo). É recomendado que se verifique regularmente seu copinho para ver se não tem sinais de deterioração (alteração da cor, se está pegajoso, se tem odor ou partes quebradiças). Recomenda-se que troque a cada 2 ou 3 anos, mas cabe a cada consumidora decidir quando substituir o seu.

Quanto tempo posso usar ele durante meu ciclo?

Até 12 horas. Fluxos mais intensos é recomendado menos tempo, limpando de 2 a 4 vezes por dia. Eu limpo 1 ou 2, meu fluxo é leve/moderado. Na verdade, nas primeiras vezes você vai precisar se monitorar pra descobrir. Mas logo no primeiro ciclo você vai perceber o intervalo ideal que deverá fazer a higiene.

De quanto em quanto tempo preciso limpar?

Logo no primeiro ciclo você vai perceber o intervalo ideal que deverá fazer a higiene. Com a maioria das mulheres acontece de 2 a 4 vezes ao dia de acordo com a intensidade do fluxo. Normalmente, se esvazia pela manhã e à noite. É importante que se respeite o intervalo máximo de 12 horas.

Posso dormir com ele?

Claro. Dependendo do seu fluxo, você pode ficar com ele por até 12 horas bem de boa. Eu tiro/limpo a cada 12h, meu fluxo é de leve a moderado. Obviamente, nos primeiros usos, você vai ter que se monitorar pra saber qual o seu fluxo real. Aliás, tem duas coisinhas que você descobre que quando usa o copinho: 1) que você não menstrua tanto quando pensava. O sangue concentrado no copinho dificilmente vai enchê-lo. No absorvente ele se espalha, por isso parece muito; 2) Menstruação não tem cheiro. O que fede é o sangue coagulado no absorvente, pois ele adquire cheiro desagradável em contato com o ar e o algodão.

Tem risco de vazar?

Tem, se você colocar errado (se ele não abrir completamente dentro da ppk), se você estiver usando um tamanho errado ou se seu fluxo for muito elevado e você estiver passando mais horas do que o copinho pode suportar. Tudo isso você vai descobrir testando, claro, aos poucos. Mas na maioria das vezes dá tudo certo e você vira uma mulher feliz e livre de absorventes ❤

É muito difícil de tirar? Não dá um vácuo?

Eu tinha esse medo, mas descobri que nem é tudo isso. Você acha sua posição confortável e vai puxando. MAS CUIDADO pra não puxar muito rápido e ele virar e fazer um cenário de Kill Bill no banheiro. Eu faço assim: puxo um pouquinho pelo cabinho até a base dele estar do lado de fora da ppk, aí seguro pela base pra tirar ele sem virar e devagar. Aí tiro, lavo e coloco de volta :) Se tô no banho, coloco a sujeira no ralo, se não, coloco no vaso e lavo na pia.

Corre o risco dele se “perder” dentro de mim?

Dificilmente, por que ele se coloca bem na entrada da ppk. Você mal coloca o dedo ali e já sente ele, fácil pra puxar e tirar. Se estiver sem o cabinho, você enfia um pouco o dedo pela lateral dele pra tirar o vácuo e puxar. Pode parecer complicado da primeira vez, mas depois é simples. E se você não perde o OB, que é menor e vai mais fundo, com certeza não vai perder o copinho :)

Atrapalha pra fazer xixi?

Nem um pouco.

Incomoda?

Não vou mentir: nas primeiras vezes que usei, incomodou um pouco. Fiquei encanada pensando “nossa tem um copo enfiado na minha ppk” mas foi a mesma encanação que tive na primeira vez que usei OB. Fiquei sentindo ele nas primeiras horas, depois esqueci. Mas a pontinha dele me incomodou, por que coloquei muito pra fora e ficava beliscando hahaha. Depois achei uma posição melhor e tudo certo.

Posso transar usando ele?

Não. Vai que você vai parar no pronto socorro com o esquema enfiado no útero né?

Onde eu guardo ele?

No caso do InCiclo, o ideal é mantê-lo sempre no saquinho que o acompanha na embalagem, ou outro similar que possibilite a circulação de ar. O InCiclo vem com um saquinho de tecido sintético que evita proliferação de bactérias e fungos.

Uiii que nojo!

Miga, isso é cultural. Cê não pode ter nojo do seu corpo. Não é algo assim “pega aqui usa seu sangue menstrual pra fazer uma salada e come”. É só sangue, sabe? Tá ali dentro do seu corpo, vai vir todo mês, é natural, é seu, nenhum problema em ver/sentir/tocar aquilo ali. Lava a mão que tá tudo certo.

E como diria Jout Jout: vocês tão gastando nojo com coisa que não precisa ter nojo. Guarda seu nojo pras coisas certas.

Posso emprestar pras miga?

Não, né querida. Cê não empresta suas calcinhas também, viu? Aliás, não empresta nada que toca sua ppk por que material íntimo é cada um com o seu, viu?

Por fim, deixo o vídeo da Jout Jout que tá bem explicadinho:

Com palavras dela: a gente tem que conhecer a nossa ppk.

Vai, menina, compra, usa, vem fazer parte dessa família! Hehe ❤ Dúvidas pode comentar que a gente tenta sanar.