Aonde foi parar o respeito ao próximo?
Mais uma vez fui me aventurar no carnaval e um fato me deixou muito assustada e triste: a falta de respeito ao próximo.
Estava no ponto de ônibus aguardando uma condução para ir ao sambódromo com minha família. Pra variar, o ônibus demorou muito a passar. E os que passavam, não paravam. Por sorte conseguimos pegar a condução, porém atrás de nós vinha uma turma de menores que não estava disposta a pagar passagem e forçaram a entrada pela porta da saída. O motorista informou que só sairia com o ônibus quando os garotos descessem. Como eles não desceram, o motorista decidiu prosseguir com a viagem mas, num ato de extrema coragem decidiu parar o ônibus na frente de uma viatura da polícia para pedir ajuda. Assustados os garotos começaram a agir como se nada tivesse acontecido mas mesmo assim o policial mandou descer dois meninos do ônibus e pediu para que o motorista prosseguisse com a viagem. Como eles eram um grupo grande (cerca de 8 menores), os que ficaram no coletivo começaram a ameaçar o motorista quase causando um acidente pois um deles pulou a catraca para ameaçar e todos no ônibus ficaram apreensivos. Alguns passageiros chegaram até a descer do ônibus devido ao medo de acontecer algo terrível. Quando os meninos chegaram ao seu destino, ao descer ameaçaram o motorista de morte e desapareceram.
Depois do ocorrido os passageiros (que ficaram calados por medo) começaram a se manifestar sobre o que tinha acontecido. Eu sei que isso é revoltante mas na hora a nossa única defesa é se calar diante dos fatos e pedir a Deus que nada de ruim nos aconteça. Pois infelizmente vivemos num país onde a polícia não nos protege e com isso acabamos virando reféns dessas “crianças”.
No trajeto que ainda faltava para chegar ao meu destino eu comecei a me questionar: aonde foi parar o respeito ao próximo? porque cada dia que passa tenho a sensação de que vivemos numa corda bamba? porque esses garotos precisam agir dessa forma?
Não sei se seria utopia da minha parte dizer que já está mais do que na hora de nos unirmos como sociedade para debater estes questionamentos e achar uma solução para este problema. Nossos governantes são tão vergonhosos que preverem fazer vista grossa e dar entrevista na tv agindo como se estivesse tudo bem, mas sabemos que não está.
Será que a humanidade ainda tem jeito?