Vulcão Amazonas: o mais antigo do mundo.

Aline Buzinari
1 min readMar 27, 2024

--

Localizado no Brasil, no sul do Pará, na região de Uatumã, entre os rios Tapajós e Jamanxim, está escondido entre dois morros o vulcão mais antigo do mundo. Ele foi descoberto durante uma pesquisa de campo feita por geólogos da Universidade de São Paulo (USP) que pesquisavam mineralização, ou concentrações anômalas de ouro no Amazonas.

O nomeado vulcão Amazonas, foi descoberto no ano de 2002, tendo 1,9 bilhões de anos! Com cerca de 22 km de diâmetro, e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura, durante o auge das suas erupções. Sua estrutura geológica é tão grande que de começo não conseguimos imaginá-lá. Para termos uma ideia melhor, sua estrutura se estende entre os seguintes territórios: Amazônia, Mato Grosso, Pará, Roraima, Venezuela e Suriname.

Em um passado geologicamente distante, não existia apenas o vulcão Amazonas em nosso território, pois havia uma grande quantidade de vulcões ativos no solo brasileiro. As atividades vulcânicas foram constantes na região por cerca de 300 milhões de anos durante a era geológica conhecida como paleoproterozóica.

As possibilidades do vulcão Amazonas entrar em erupção são praticamente nulas. Já que o vulcão não está ativo e nem inativo, mas sim extinto! Isso vale também para os vulcões que existiram no passado. Devemos considerar este fato como uma grande honra, já que dentre tantas outras riquezas do nosso país, o gigante mais antigo do mundo está entre elas.

--

--