Comer Rezar Amar, 2010

Food porn para assistir

Comer é muito melhor do que ficar só olhando, quanto a isso não há questionamento. Mas eu adoro assistir filmes que tenham uma pegada gastronômica, de preferência com muito bacon e fotografia perfeita, bem no estilo food porn.

Mesas de banquetes alucinantes, cenas deliciosas em close exibindo cada etapa do preparo de um prato, pessoas reunidas em volta da mesa gozando da mais pura felicidade com suas taças de vinho que parecem nunca ter fim.

Ai, ai, ai… Já sinto um mal estar de tanta fome ao imaginar aquele spaghetti sensacional que Liz Gilbert devora em Comer, Rezar, Amar. Às vezes durmo sonhando com o boeuf bourguignon que Julie Powell prepara em Julie & Julia. Saí do cinema querendo a todo custo provar o sanduíche cubano feito por Carl Casper em Chef, e quis saquear toda a padaria de Jane em Simplesmente Complicado.

São tantos os filmes que deixam qualquer enlouquecido por comida em estado de graça que vai ser difícil decidir selecionar os que mais gosto.

Vale lembrar que essa lista pode variar de acordo com o que desejo comer no momento e a medida que vou assistindo outros filmes. Já que ainda não assisti todos que gostaria.

COMER, REZAR E AMAR

Esse é top! Tenho várias cenas preferidas e que ainda quero reproduzir na vida. Mas a melhor, sem dúvida, é a clássica cena do spaghetti. Considero o livro mais legal do que o filme (clássico!), mas isso perde a importância assim que Julia Roberts aparece como Liz Gilbert devorando tudo sem pudor, o que nos faz pensar que sim, somos todos humanos.

JULIE & JULIA

É um dos filmes mais gostosos que já assisti. Encantador e leve. Já quis me desafiar igual a Julie Powell, mas ainda não tive coragem…rs

SIDEWAYS

Como sou apaixonada por vinhos, esse filme, mesmo não sendo um food porn, me encanta. Vale assistir.

SIMPLESMENTE COMPLICADO

Amo Meryl Streep. É o tipo de pessoa que eu gostaria de ter à mesa. Imagino que ela tem o dom de deixar qualquer jantar divertidíssimo. Nesse filme ela é dona de uma padaria e nos proporciona verdadeiras orgias visuais com delícias de tirar o fôlego. O filme é bem no estilinho comédia romântica e vale assistir para distrair a mente quando se está à toa.

SOUL KITCHEN

Esse filme além de divertido, tem roteiro não muito comum e uma trilha sonora sensacional.

CHEF

Esse é matador! Veja se não é pra morrer com as cenas abaixo. Assista também a essa seleção de tortura. É um filme muito atual, com todos os seus clichês da vida contemporânea, mas isso tudo perde a relevância assim que o filme começa. Afinal, história pra que? Me dê bacon!

PEGANDO FOGO

Bradley Cooper está pele de Adam Jones, um chef de cozinha com um passado glorioso e ao mesmo tempo caótico, devido seu envolvimento com álcool e drogas. Ele enfrenta os desafios de voltar a cena gastronômica, após um período de isolamento. Nesse passado turbulento, criou inimizades, dívidas e rancores de ex-colegas de profissão. O filme tem bons ingredientes: paixão, superação, drama e romance. Não é um filme leve, nem tão pouco romantiza a profissão, mas ainda assim é uma delícia.

Além desses existe uma lista extensa de filmes que nos dão agua na boca. Como disse, muitos ainda não assisti, mas estão na lista. São eles:

  • Toast
  • Ratatouille (Me julguem! Ainda não assisti.)
  • Os Sabores do Palácio
  • O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante
  • O Tempero da vida
  • Soul Food
  • Comer, Viver, Beber
  • Chocolate

Outros que já assisti e podem te interessar são:

  • A Fantástica Fábrica de chocolate
  • Sem Reservas
  • Volver
  • Estômago
  • As Férias da Minha Vida
  • Sob o Sol da Toscana
  • Como Água para Chocolate

Esse é um assunto sem fim. Aproveite o final de semana, inspire-se em um desses filmes e prepare um belo banquete!