Guia para não atrapalhar

[Antes de tudo, quero esclarecer que esse texto não fala só sobre depressão. Ele fala também sobre transtorno de ansiedade ou de pessoas passando por um momento muito ruim na vida.]

Eu tenho crises de ansiedade que paralisam a minha vida. É muito difícil lidar com elas, com os medos e com a sensação de impotência que elas trazem. Mas você sabe o que tão ruim quanto? Lidar com a insensibilidade e falta de empatia, mesmo que involuntária, das pessoas que me cercam. Conversando com outras pessoas que tem problemas psiquiátricos e/ou psicológicos, vi que isso é um comportamento assustadoramente comum e quem pratica não se dá conta de quanto isso fere e muito aqueles que já estão sofrendo.

Pensando nisso, resolvi montar um guia prático de frases que você precisa parar de falar agora:

Pare de dizer que vai ficar tudo bem!

“É só uma fase”, “Não vai durar para sempre, uma hora isso se resolve”, “Vai melhorar”… Se eu fosse fazer um censo com todo mundo que tem algum problema, 100% dos entrevistados iriam me responder que já ouviram algo assim. O grande problema é que, quando estamos mal, pouco interessa que nada é para sempre. Sabe o motivo? Por que quem tem ansiedade/depressão não consegue manter essa esperança na melhora . E isso ferra com a nossa mente e com o nosso emocional.

O fato do túnel ter um fim não torna o caminho menos sofrido e escuro.

“Você precisa lutar contra isso.” ou “Isso é psicológico.”

Jura, Einstein? Eu tava aqui, chorando em posição fetal, mas agora que você proferiu essas palavras inspiradoras, vou levantar e sair cantando nos campos à la A noviça rebelde.

Falando sério agora: O fato dessas doenças/transtornos não aparecerem em um exame de sangue não torna o sofrimento menos válido. Falar com alguém passando por isso que os seus problemas seriam resolvidos apenas com esforço próprio é insensível e absurdamente errado. Quando se trata de doenças psicológicas ou psiquiátricas, a terapia e os medicamentos são importantes para a melhora.

Falar sobre as pessoas que você conhece que passaram por isso e resolveram facilmente ou em um período curto de tempo não é legal, caro amigo.

Deixa eu te contar uma coisa? O tratamento que funciona para mim pode não funcionar para você. A mente humana é uma estrutura complexa e não existe um tempo padrão para o seu tratamento. Depressão não é tuberculose, meu querido.

Algumas pessoas vão conviver com isso por semanas, outras por anos. Alguns melhoram só com terapia, outros precisam de remédios. Nada é igual, pelo simples motivo que uma pessoa não é igual à outra. Pare de generalizar.

“Você precisa se ocupar” ou “Você precisa se um namorado/cachorro/atividade”

O que se traduz para quem está ouvindo como “Vai arrumar uma louça para lavar”. Preciso explicar o motivo dessa frase precisar sair do seu dia a dia?

Existem outras formas de sugerir atividades para quem está em depressão ou com transtorno de ansiedade, mas sugerir que a doença é fruto de falta do que fazer não é uma delas.

Agora vem a dica de ouro, caro leitor:

Tenha empatia.

Você não precisa entender o que a pessoa está passando, você só precisa demonstrar que está do lado dela, sem julgamentos.

Quando alguém está te relatando os problemas, muitas vezes essa pessoa não quer que você apresente uma solução e sim que escute e converse com ela sobre o presente, não sobre o passado ou futuro. Se você não pode fazer isso, fique calado e apenas escute. Pode parecer que não, mas falar ajuda e muito.

E, por favor, tenha mais compaixão com quem está sofrendo. Não é fácil passar por essas situações, mas é ainda pior passar por isso sem apoio.