10 dicas para equilíbrio da vida pessoal e profissional

Se hoje você percebe que está faltando equilíbrio na sua vida pessoal e profissional, talvez seja o momento de dedicar 5 minutinhos para analisar o que está precisando mais de sua atenção e foco neste período.

1 — Pensar sobre Equilíbrio: Avalie o que significa equilíbrio PARA VOCÊ. Qual seria a representação de uma vida totalmente harmonizada? Como saberia que concluiu seu dia fazendo tudo o que se propôs fazer na sua vida pessoal e profissional? Quais as evidências? Avalie ao longo de uma semana onde está a lacuna para conciliar o tempo dedicado às atividades de trabalho e demais verdadeiramente importantes para você.

2 — Prioridades: Identifique quais são as coisas mais importantes para você independentemente da opinião alheia. Quanto tempo tem se dedicado à elas?

3 — Fluidez: Quais são as coisas que você faz com maior espontaneidade? O que você faz naturalmente, sem muito esforço? Identifique-as e reflita qual o grau de atenção que você tem dado a isso e se as tem colocado em prática tanto quanto gostaria.

4 — Destralhe: Importante é diferente de urgente. Viver apagando incêndio, só resolvendo coisas urgentes diariamente sugere que algo vai muito mal. Descarregue, elimine pendências, delegue o que for necessário, replaneje-se definindo metas e tarefas de modo a conseguir dar um passo consistente de cada vez. Destralhe-se do que tem te atrapalhado, para assim focar sua energia naquilo que é realmente importante e significativo para você.

5 — Impacto: Após o destralhe, avaliando o que sobrou, qual o peso que cada atividade diária definida como indispensável tem? Quais delas trazem maior resultado positivo de curto, médio e longo prazo? Evidencie e descreva para você mesmo quais são estes resultados.

6 — Significado: Na Era do Conhecimento, trabalho deixou de ser sinônimo de produção em larga escala. Qual o significado daquilo que você faz hoje? O seu trabalho realmente importa para você? Em quais sentidos além de retorno financeiro? Você sente falta de dedicar-se ao seu trabalho quando está longe dele ou será que você fica angustiado só de pensar na segunda-feira ou no final das férias? Para estar de fato equilibrado pessoal x profissionalmente, é necessário conseguir ser você mesmo em qualquer ambiente e expressar seus talentos e valores nobres, onde quer que você vá.

7 — Hábitos importam: Crie hábitos que irão te ajudar a viver uma vida incrível, saudável e energizada. Talvez não seja tão fácil mas é totalmente possível e exigirá esforço para sair da zona de conforto. Pense em todos os aspectos de sua vida e em algo que gostaria de melhorar em você. Qual o 1º novo hábito a ser criado que poderá impactar essa e as demais áreas?

8 — O poder do NÃO: Você não é obrigado a aceitar todas as solicitações, convites e oportunidades que te oferecerem. Pense no que trará harmonia e realização pessoal e profissional e baseado nisso, faça suas escolhas. Simples: diga sim apenas para as oportunidades que agregam (seja pessoal, espiritual, física e intelectualmente), e não para as oportunidades que drenam seu tempo e energia.

9 — Desconecte-se: Com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, estamos cada vez mais expostos a todo tipo e volume de informações. Saber filtrá-las é essencial. Da mesma forma, é relevante saber limitar e selecionar o acesso à você nas redes sociais. Não é por que você está cadastrado em uma determinada plataforma que tem obrigação de estar disponível a maior parte do tempo para amigos, clientes, fornecedores e chefia. Expor com clareza para você mesmo e para os outros qual é o seu horário de trabalho e lazer, faz bem para sua produtividade e minimiza o estresse.

10 — Descanso e lazer: Tire folgas, tenha hobbies e não negligencie seu tempo livre. Ele é fundamental para recarregar as energias, aumentar sua criatividade e capacidade de resolução de problemas, dos mais simples aos mais complexos.