Alergia alimentar e suas causas

Aparelho e trato respiratório

A alergia alimentar pode ser identificada não só por meio de sintomas apresentados no aparelho respiratório, como a queixa principal pode estar no trato respiratório, ou seja, em tudo aquilo que está relacionado ao processo da respiração.

Desde que as células de defesa do organismo th1 e th2, tenham atingido a árvore brônquica, a repercussão da alergia alimentar pode se manifestar de diversas maneiras, como catarro, ágio, rinite, otite de repetição, tosse e sinusite crônicas e também a pneumonia de repetição, uma vez, que é afastada as causas clássicas. Todos esses sintomas que tem por característica prevalecer o ano todo, podem levar ao um diagnóstico de alergia alimentar.

Pele

A alergia alimentar é à base da imensa maioria dos eczemas atópicos, ou seja, das inflamações de pele, que podem iniciar na bochecha, por exemplo, e propagar pelas dobras do corpo humano. Outras duas grandes características é a palidez atópica, e mais uma vez, o fato de serem apresentadas durante o ano todo.

Sistema Nervoso

Uma vez, que o sistema nervoso seja atingido pelo drive de linfócito, as células de defesa, e inflama o neurônio, a repercussão desta inflamação pode se manifestar como transtorno do sono, irritabilidade, síndrome, tensão ou fadiga, hiperatividade e déficit de atenção, sintomas estes, que podem acompanhar a criança pelo ano todo.

Diagnóstico de alergia alimentar

É muito importante no início da prospecção do diagnóstico da alergia alimentar considerar todos os elementos, desde a herança genética, o erro alimentar, os sinais e sintomas de um ou mais sistemas.

Normalmente a alergia alimentar sendo respiratória ou de pele, pode ter um polo digestivo, por onde entrou o antígeno e apresentar, algumas vezes, dor abdominal e distensão.

Há diagnósticos diferenciais, como a fibrose cística, doença genética e crônica, que afeta o sistema respiratório e digestivo, porém nestes casos, há conhecimento clínico que afasta o diagnóstico alimentar.

Ademais, não existem outras patologias clínicas que acometam ao mesmo tempo mais de um sistema, sendo assim, doenças baseadas no sistema digestivo, respiratório ou de pele, ainda acrescendo o sistema nervoso, é induzido a pensar na alergia alimentar.

Diadema, 21 de fevereiro de 2017.

Por Aline Matos