A BUSCA PELO MARKETING DIGITAL DE SUCESSO

Trabalho em uma empresa pequena que revende equipamentos para gastronomia. Cursei faculdade de Administração e iniciei em 2011 a função como estagiária da área comercial, para auxiliar na migração de um sistema ERP.

Em 2012 me formei e tinha uma preferência pela área financeira, porém ainda estava indecisa sobre qual área seguir. Após identificar a deficiência da empresa na divulgação e comunicação com os clientes, começamos juntas a pesquisar mais sobre o tal Marketing e como suprir essa carência. Resolvemos então dar os primeiros passos, sem muita experiência, passamos a enviar e-mails com produtos e promoções utilizando o próprio e-mail da empresa, atualizamos a página do Facebook com postagens periódicas de notícias sobre a área de gastronomia e iniciamos uma busca constante por um site novo.

Assim, passo a passo, começamos aproximar a empresa do cliente através desses canais de comunicação e apreciar um pouco do mundo digital. Com o novo website, moderno e atualizado, recebemos contatos do Brasil todo!

Após esses pequenos avanços com atualizações simples no Facebook, site completo, inscrições no Instagram e Linkedin ativas, havia necessidade de engajamento e melhorias.

Em 2014 dei início ao MBA de Marketing Digital, onde tive experiências superficiais em Google Analytics, Adwords e outras ferramentas do Google. Foi aí que me apresentaram o Mailchimp, que é simplesmente perfeito! Essa ferramenta facilitou o envio dos e-mails com um mailing de quase 4000 cadastros coletados através do banco de dados de clientes e formulários recebidos pelo site.

Mesmo aprendendo algumas ferramentas, o curso era fundamentado em teorias, e só com teorias não aprendemos a executar, certo? Já estávamos fazendo divulgação com AdWords, entretanto, com campanhas simples e orçamento baixo é difícil atingir um resultado apreciável, já que as estratégias são ineficientes devido a falta de experiência com esses recursos.

Em 2016, devido ao desenvolvimento do mercado, tornou-se necessário o investimento em um e-commerce. Aí bateu um pouquinho de desespero, estaríamos inseridos totalmente no mundo digital! Vendas online, divulgação, pós venda, processo de aceitação dos clientes e vários outros fatores entraram em análise e preocupação. Como fazer um marketing digital eficiente?

Coincidência ou não, eis que surgiu na minha timeline uma divulgação do programa Nanodegree de Marketing Digital da Udacity! \o/

Vimos ali a solução para aprender mais sobre o mundo digital e a oportunidade de conhecer ferramentas e ter habilidades necessárias para criar estratégias, campanhas e monitoramento dos resultados sem depender só de uma agência. O programa garante essa eficiência através de aplicações práticas.

Entendemos que devemos aprender a utilizar as ferramentas das grandes indústrias como Facebook e Google e, principalmente, trazer resultados satisfatórios para a empresa em curto prazo, pois a loja virtual está prestes a ser lançada.

Comecei o curso há alguns dias e em poucas aulas permitiu-me conhecer ferramentas fantásticas, que não fazia ideia da existência e funcionamento, além de despertar também algumas habilidades.

Só posso dizer que a expectativa está cada vez maior. Estou cada vez mais apaixonada pela área e decidida a mergulhar de vez no Marketing Digital! ❤

Esperamos ter encontrado a solução! ;)

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Aline Silva’s story.