Meditação A Todo Momento

ॐ Meditar não é complicado assim como alguns pensam.

Quando indico a meditação, algumas pessoas dizem que não conseguem ou não sabem meditar ou ainda que já tentaram e não sentiram nada ou não acreditam nos benefícios e por aí vai.

Busquei simplificar o que é essa tal da meditação, para que você possa praticar não só quando estiver de fato meditando, mas também praticamente a todo momento, no trabalho, nos momentos de lazer, exercícios físicos, com família, amigos… a todo momento. É isso mesmo.

Ocorre que que existem várias formas de meditar. Algumas envolvem mantras, outras respiração, observar os pensamentos (sem se apegar a nenhum) ou focar/pensar em algo específico (cores/luzes, lugares, sons, frases, etc). Talvez por essa variedade de formas podem aparecer as dúvidas e o desconhecimento: “É pra mim? É muito complicado”. Algumas pessoas já me disseram que não são tão evoluídas para meditar. É mole? Meditação é para todo mundo!

Meditar envolve reflexão sobre o momento presente. Simples assim. Dessa forma, a cada ação do dia que você estiver fazendo, você pode estar meditando. “Nada a fazer”. Apenas aquilo que você está fazendo naquele momento, sem preocupações com o futuro ou decepções com o passado. É, por exemplo, enquanto você lê esse texto, você não pensar que tem que fazer isso ou aquilo ou que o que você fez está certo ou errado. Está ligada a entrega para a vida, se percebendo a cada instante.

Ainda assim, há a prática de fato, em que você se senta numa superfície com as pernas cruzadas, ou em uma cadeira com as pernas descruzadas, com os olhos fechados e os músculos relaxados. E, sendo uma prática, como tudo na vida, é preciso treino. A intenção já é um primeiro passo. E você não precisa ficar horas e horas meditando. Essa pode ser uma meta sua, mas, para usufruir dos benefícios da meditação, você pode começar com 5 minutos e, provavelmente, com a prática, você vai querer aumentar esse tempo, chegando a, por exemplo, 30 minutos em média, por dia, que é o que Harvard descobriu em suas pesquisas que é o tempo necessário para alterar a estrutura cerebral, promovendo benefícios cognitivos e psicológicos que se prologam ao longo do dia.

Durante a prática, você pode começar focando na sua respiração por algum tempo, percebendo se está respirando apenas pelo peito (que é como respiramos em exercícios intensos, sob pressão ou estressados) e/ou pela “barriga”(pelo diafragma, que nos acalma), percebendo esses sistemas expandindo e retraindo em separado e em conjunto, que é a forma preferencial para um completo bem estar. Depois ou antes, como preferir, escute os sons que você pode ouvir (os mais distantes, os mais próximos, os sons do seu corpo). Em algum momento, volte para você e perceba o contato do seu corpo com a superfície e passe por cada parte do seu corpo buscando relaxar essas partes. Emitir um som, como o famoso mantra “OM”, e perceber-se faz você sentir como o som reverbera em seu corpo. E, da mesma forma como a respiração e a meditação como um todo, essa prática possui diversos benefícios físicos e mentais.

Você pode começar desta forma e ir experimentando, descobrindo novas maneiras. Os benefícios são comprovados. Vale a pena experimentar!

Coach Aline Saramago
Atendimentos online e presenciais
www.alinesaramago.com
Whatsapp: (21) 98712–3904

PS: Me siga nas redes sociais para mais conteúdos transformadores: www.facebook.com/aline.saramago
www.facebook.com/saramagoaline
www.youtube.com/alinesaramago
Periscope: @alinesaramago
Instagram: @saudeebemestaroficial e @alinesaramago