Minha Central de Newsletters

Sou uma louca das newsletters. Escrevo uma há três anos. Acompanho tantas outras. Saio por aí evangelizando sobre as maravilhas da newsletter, tais como:

1. a possibilidade de leitores e autores terem um contato mais próximo;
2. poder se libertar de plataformas que são limitantes para quem produz conteúdo (Facebook, estou olhando pra você); e
3. a possibilidade de ler com calma, no seu tempo, sem ser soterrada por um mar de propaganda e chorume.

Vivo indicando e pedindo indicações. Gosto de conhecer novas. Amo recomendar minhas preferidas.

Mas são tantas as newsletters que acompanho que dá um trabalhão achar o link para compartilhar. Aí que resolvi criar uma lista para facilitar esse processo, concentrando todas as newsletters que sigo num lugar só.

E por que manter essa lista só pra mim se posso compartilhar com você e ajudar a espalhar Bom Conteúdo™ por aí, não é mesmo? Então eis abaixo minha lista, com as newsletters que acompanho, acompanhei ou que já ouvi falar.

As newsletters estão organizadas por ordem alfabética do nome da autora/autor ou por título (quando é o caso de ter vários autores ou ser a newsletter de um site ou projeto).

Se escrita em outro idioma, indico entre parênteses (quando não há indicação, significa que a newsletter é em português mesmo).

Esta lista estará em constante processo de atualização (se tiver sugestões, escreva nos comentários. Se eu gostar, adiciono à lista).

Ah, antes de se jogar na minha listinha, fica o convite para conhecer a minha newsletter (lembrando que é grátis e feita com muito amor):

Assine Bobagens Imperdíveis

– Aline Valek: Bobagens Imperdíveis. Textos de ficção, críticas e comentários sobre literatura, criatividade, artes, comportamento, ciência, cultura pop, cinema e séries, além de indicação de leituras, links e referências. (assine)


Ada. Newsletter semanal das minas do site Ada, focada em notícias sobre tecnologia, internet e mundo digital. (assine)

Ágda Santos: Ponto Cego. Sobre cinema, literatura e representatividade, traz indicações de links, recomendações de filmes e livros. (assine)

– AIGA Eye on Design (em inglês). Compilado de notícias do site “AIGA”, com várias referências e links sobre design. (assine)

– Alessandro Wainer: Íntimo e Careca. Uma carta semanal, todo domingo de manhã, com textos pessoais do escritor. (assine)

– Alex Castro. Autor do livro “Outrofobia”, em sua newsletter o escritor traz textos militantes, pessoais, sobre arte, história, literatura, além de assuntos para reflexão. (assine)

– Alex Luna: Qualquer Coisa de Triste. Reflexões e crônicas do autor sobre temas diversos, de bebês a RPG. (assine)

– Aline Netto: Devaneios de Madrugada. Traz textos pessoais e sobre cultura pop, além de indicações de leituras, links e notícias. (assine)

– Aline Reis: Soft as snow but warm inside. Textos pessoais, reflexões e indicações de links. (assine)

Alliah: Alliahverso. Escritora e artista visual de gênero fluido, em sua newsletter trata de esquisitices, cultura pop e feminismo interseccional. (assine)

Alpaca Press. Como no site ou na página, a newsletter da Alpaca Press é voltada para tratar de literatura, artes visuais e cinema feita por mulheres. (assine)

Amanda Palmer (em inglês). Notícias e os últimos trabalhos da cantora, escritas pela própria. (assine)

Ammora. Newsletter que trata de assuntos diversos de interesse das minas, de artes a esportes, de filmes a sentimentos, com uma abordagem feminista e muitas ilustrações. (assine)

– Ana Paula Pellegrino: O que vi por aí. Newsletter com textos pessoais e um compilado de indicações, leituras e notícias que a autora viu na semana. (assine)

– André Macedo: Não diga alô, diga alor Macedonna. Uma newsletter pessoal e bem-humorada sobre “a vida adulta sendo uma bicha do século XXI”. (assine)

– Ann Friedman: The Ann Friedman Weekly (em inglês). Um compilado semanal com indicações de leitura. (assine)

– Anna Vitória Rocha: No Recreio. Textos pessoais com comentários sobre filmes, livros e músicas. (assine)

Austin Kleon (em inglês). Autor do livro “Roube como um artista”, Austin traz em sua newsletter semanal uma seleção de links sobre arte, criatividade e assuntos relacionados. (assine)

– Bárbara Morais: Continue a nadar! Autora da trilogia “Anômalos”, ela traz em sua newsletter textos pessoais, sobre cultura pop e escrita. (assine)

Brain Pickings Weekly (em inglês). Um compilado semanal dos melhores artigos do site “Brain Pickings”, sobre arte e literatura. (assine)

– Camila Freire: Coxia de Desconchavos. Textos pessoais, muitos gifs e indicações de coisas legais que estão rolando na internet. (assine)

– Carla Soares: Outra Cozinha. Um bate-papo com ideias sobre uma cozinha que é, acima de tudo, política: vegetarianismo, memória afetiva, ingredientes locais. (assine)

– Carol Patrocínio: Polemiquinhas com a Carol. Textos pessoais com reflexões da autora, discute assuntos polêmicos e feminismo. (assine)

– Carolina Fiuza: Viver é isso, Clarice? Tradutora, Carolina traz em sua newsletter textos pessoais sobre sentimentos, músicas, livros e indicações de links. (assine)

Clara Browne: Só quem é clarividente pode ver. Textos pessoais, com toques de assuntos variados, de cultura pop a linguística. (assine)

– Cris Zanetti & Fê Resende: Oficina de Estilo. Newsletter sobre moda com dicas para comprar menos e melhor. (assine)

– Cristiano Carneiro: O Aleatório. Textos pessoais e indicações de links. (assine)

– Danilo Freitas: Astro Aventuras. Uma newsletter seriada de ficção que conta as aventuras de uma astronauta que pesquisa espécies de outros planetas. (assine)

– Dave Pell: Next Draft (em inglês). Uma curadoria especial das notícias mais interessantes do dia. (assine)

Death to Stock Photo (em inglês). Para receber mensalmente no seu e-mail pacotes grátis de imagens. (assine)

– Duds Saldanha: Duds vs Baixo Astral. Crônicas, textos sobre cinema, séries e música para combater o baixo astral. (assine)

– Elizabeth & Gav: The Rec Center (em inglês). Newsletter semanal sobre cultura pop, especializada em notícias de fandoms, além de divulgar links para fanfics. (assine)

– Elton Freitas: Considerações. Newsletter mensal com indicações de coisas para ler, ouvir e ver, além de uma crônica e conto escritos pelo autor. (assine)

Eric Novello: Estranho Mundo. Autor de “Exorcismos, amores e uma dose de blues”, em sua newsletter fala sobre seu trabalho, literatura e dicas culturais. (assine)

Eurritz: Abacaxi Fabuloso. Textos pessoais, cultura pop, Pokémons e nerdices. (assine)

– Fabiane Secches: Virginia. Pensamentos e comentários sobre livros, filmes e psicanálise. (assine)

– Farol Jornalismo. Notícias e tendências sobre a profissão jornalista. (assine)

– Felipe Câmara: Links Weekly. Uma curadoria semanal de links e vídeos sobre os mais variados assuntos, de esporte a tecnologia, de cultura pop a política. (assine)

– Fernanda Castro: Destinos traçados. Autora do blog The Bookworm Scientist, em sua newsletter Fernanda escreve sobre literatura e cultura pop, com diversas indicações de links. (assine)

– Fernanda Lopes & Kamilla Barizon: Ser mulher é foda. Textos e indicações sobre atualidade e cultura pop com viés feminista. (assine)

– Fran Carneiro: Caos e coração. Newsletter com textos pessoais e indicações de leitura (assine).

– Gabriela Brasil: Gabriela Brasil Organiza. Newsletter sobre planejamento e organização pessoal, digital e no trabalho, com várias dicas. (assine)

– Gabriela Petrucci: Belvedere. Literatura, comportamento, o que está passando na TV, feminismo e links interessantes da internet, com reflexões bem pessoais. (assine)

– Gabriela Roméro: Ética, Etiqueta, Etc. Newsletter sobre consumo, moda ética e sustentável. (assine)

Gabriela Ventura: Velocidade de Escape. Sobre literatura, cinema, quadrinhos, viagens, artes e cultura, com análises, textos pessoais e indicações de links. (assine)

Gaía Passarelli: How to travel light. Newsletter sobre viagens, com dicas e compilação dos últimos artigos no site da autora. (assine)

– Giovanni Arceno: Leia Brasileiros. Curadoria diária (menos aos fins de semana), que envia um trechinho de algum livro nacional. (assine)

– Giometti Leandro: O Auryn. Para saber as novidades do cinema, links relacionados, trailers e remakes numa news rapidinha, de 3 minutos de leitura. (assine)

Grifo Negro. Sobre direitos autorais, plágio, tradução e notícias sobre lançamentos e mercado editorial. (assine)

– Heloísa Rocha. Reflexões sobre o mundo da comunicação digital, propaganda e empreendedorismo. (assine)

– Igor Mascarenhas. Poesias recitadas pelo autor, textos por Tati Martins, apanhado de links e indicações de filmes por Ageson Christian. (assine)

– Isa Ferreira: Achados e perdidos. Compilado de indicações sobre cultura pop e textos pessoais. (assine)

Ítalo Mendonça: Vida Leve. Reflexões sobre buscar o equilíbrio na vida, com textos e indicações de links sobre comportamento. (assine)

– Jarid Arraes: Aqui entre nós. Newsletter com textos e poesias inéditas, dicas de leitura, inspirações e novidades do trabalho da autora. (assine)

Jens Lennartsson: An excerpt from Jens Lennartsson’s Log (em inglês). Fotógrafo que escreve sobre suas viagens, arte e reflexões sobre a vida. (assine)

– Jim Anotsu: Daily Monsters. Autor de “A Espada de Herobrine” e “Rani e o Sino da Divisão”, Jim publica em sua newsletter seus monstros diários, misturando mercado editorial, música e novidades aleatórias. (assine)

Jornal RelevO: Enclave. Um apanhado de referências sobre arte, história, literatura, música e esquisitices diversas, com muito bom humor. (assine)

– Juju Gomes: Nerdices e afins. Com indicações sobre cultura pop, dicas culturais, recomendações de leituras e punhados de links. (assine)

– Julia Carpenter: A woman to know (em inglês). Newsletter com uma breve biografia de mulheres influentes e marcantes em diferentes áreas. (assine)

– Juliana Cunha: Já Matei por Menos. Newsletter com os últimos textos, resenhas e crônicas publicados no site da escritora. (assine)

– Leandro Demori: A Grande Guerra. Informação e análise sobre assuntos da atualidade, literatura, história, política, indicação de links e reportagens. (assine)

Lenny Letter (em inglês). Newsletter editada por Lena Dunhan, protagonista da série “Girls” e autora de “Não sou uma dessas”, traz textos de várias autoras sobre assuntos diversos, com um viés feminista. (assine)

Frontera. Newsletter quinzenal de literatura e cultura latinoamericana voltada para pessoas brasileiras — em português, mas sobre obras e autores em espanhol. (assine)

– Loma Sernaiotto: A fabulosa newsletter da Lominha. Dicas para produtores de conteúdo. (assine)

– Luan Felipe. Newsletter com textos pessoais e divulgação de vídeos recentes de seu canal do Youtube, projetos fotográficos e eventos. (assine)

– Luara França: Eu não odeio a segunda-feira. Newsletter para começar a semana com uma compilação de links e indicações para ler, ouvir e ver. (assine)

– Luisa Pinheiro: Doses de Tiquira. Newsletter semanal com textos curtos e pessoais, com recomendações de filmes e livros. (assine)

– Manoush Zomorodi: Note to self (em inglês). Newsletter com os episódios do podcast “Note to self”, sobre comportamento e tecnologia, além de um compilado de links relacionados ao assunto do episódio. (assine)

– Mari Mendes: Atenciosamente. E-mails mensais com reflexões, dicas de leituras e de músicas. (assine)

– Maria Clara Villas: Galáxia. Direta ao ponto, a newsletter é uma curadoria semanal de links interessantes colhidos na internet. (assine)

– Marcela Hippe: UX Overview. Newsletter para compartilhar experiências e referências na área de User Experience. (assine)

– Márcia Dantas. Newsletter com conteúdo exclusivo da autora, com textos pessoais ou sobre seus trabalhos e projetos. (assine)

– Mariana Neri: Mops. Uma newsletter sobre música, com indicações de lançamentos, artistas, álbuns, músicas e shows. (assine)

– Moreno Barros: Morenovski. Um compilado sucinto de links e notícias, sem textinhos nem textões, apenas indicações de leituras. (assine)

Mulheres que escrevem. Criada por Taís Bravo e Natasha Ísis, é uma newsletter colaborativa que traz textos de autoras diversas sobre o ofício da escrita. (assine)

– Natalia Nambara: Supernambs informa. Textos e reflexões pessoais. (assine)

No episódio anterior. Escrita por Bárbara Carneiro, Lucas Rodrigues e Seane Melo, esta newsletter é focada em comentar séries de TV. (assine)

– Odhara Caroline: Meu coração é um nervo exposto. Newsletter semanal com textos pessoais. (assine)

– Olivia Gutierrez. Recomendações de leituras, comentários e indicações sobre cultura pop, internet e política. (assine)

– Olivia Maia: Rabiscologia. Autora de “A última expedição”, a newsletter da Olivia trata de literatura, arte e reflexões, relatos de vida da escritora e traz os últimos rabiscos da louca da casa. (assine)

– Pedro Turambar: The Pepeco News. Textos sobre criatividade, crônicas e indicações para ler, ver e ouvir. (assine)

– Petê Rissatti: Petê Mail. Newsletter sobre literatura, tradução, internet. (assine)

– Perestroika: O Spam. Informativo da Perestroika, direto ao ponto com indicações de links interessantes nas curadorias: Criativo, Subversivo, Sensível e Do Bem. (assine)

– Raphael Fernandes: Superfuzz. Quadrinhos, literatura, cultura pop, entrevistas, indicações de leituras e links. (assine)

Read this thing (em inglês). Uma newsletter que te recomenda um link por dia para um artigo jornalístico, sobre assuntos variados. (assine)

Revista AzMina. Newsletter semanal com o conteúdo jornalístico publicado no site, com uma abordagem feminista feita para contemplar a diversidade das mulheres. (assine)

– Rodrigo Ghedin: Manual do Usuário. Um resumo diário do que é publicado no site, com links para artigos sobre tecnologia e internet. (assine)

– Rodrigo van Kampen: Viver da Escrita. Textos com dicas para escritores e para quem trabalha com produção de conteúdo, com links e referências. (assine)

– Rogério Bettoni: Palimpsestos. Sobre tradução, literatura, mercado editorial, música e cinema. (assine)

– Seane Melo: Blogueira Fiteness. Sobre alimentação saudável, corpo, atividade física e veganismo. (assine)

– Seth Godin (em inglês). Newsletter com as últimas atualizações do blog do autor, com textos sobre comunicação, internet, empreendedorismo e comportamento. (assine)

– Silvia: Design de Baunilha. Newsletter sobre design, com reflexões pessoais da autora. (assine)

– Sofia Soter: An outrageous tale of love, lust, deceit, revenge, death and cookies. Textos pessoais e indicações de links sobre literatura e internet. (assine)

Spoilers TV. Newsletter com recomendações de séries, podcasts e músicas. (assine)

– Stephie Borges: A cartinha de banalidades. Compartilhamento de leituras, indicações e links interessantes. (assine)

– Taizze Odelli: Sou meio vagabunda, mas sou uma boa pessoa. Indicações de leituras, links, comentários sobre cultura pop e textos pessoais. (assine)

– Tatianne Dantas: Um Lapso Sutil. Textos sobre psicanálise, literatura, feminismo e cultura pop. (assine)

Tertúlia. Coletivo de sete amigas escrevendo sobre cultura pop, escrita e criatividade. (assine)

The Nib (em inglês). Para receber na sua caixa de entrada quadrinhos e tirinhas de diversos autores. (assine)

Thomaz Amancio: Ócio Compulsivo. Newsletter com textos, notícias e críticas sobre literatura, música, cinema, arte e pensamento. (assine)

Tobias van Schneider (em inglês). Designer, Tobias traz em sua newsletter reflexões sobre trabalho, relatos pessoais, indicações sobre arte, design, tecnologia e comportamento. (assine)

Tor.com (em inglês). Newsletter que traz um apanhado dos últimos artigos do site, especializado em ficção científica e fantasia, além de links para os contos originais da semana. (assine)

Valkírias. Newsletter que aborda cultura pop sob o eixo da representatividade e feminismo. (assine)

– Wagner Arthur Cabral: Expresso W.A. Newsletter semanal com textos pessoais sobre temas diversos, com boas referências artísticas. (assine)

– Warren Ellis: Orbital Operations (em inglês). Roteirista de quadrinhos e escritor, em sua newsletter traz relatos sobre sua vida e seu trabalho. (assine)

– Wigvan Pereira: Textão de Quinta. Textos sobre a alma humana, educação, livros, filmes e músicas, poesias e agenda gay. (assine)

– Work in progress (em inglês). Compilado com os últimos artigos do site, que trata sobre os bastidores da escrita, entrevistas com autores e trechos de livros. (assine)

– Zenda Libros (em espanhol). Indicações de livros e compilação dos últimos artigos sobre literatura publicados no site. (assine)

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.