Fiz 150 cursos durante a maior crise sanitária do mundo.

Quer saber como eu fiz isso? Me acompanhe.

Alison Belo
4 min readJan 16, 2024

Em primeiro lugar, gostaria de esclarecer que esta postagem não visa ser um símbolo de esforço ou meritocracia. Pois ao deslocar nosso olhar para além do nosso próprio centro, deparamo-nos com realidades onde famílias vivem em condições precárias, em casas simples, desprovidas de móveis e sem acesso a serviços básicos como educação, segurança e saneamento.

Com essa perspectiva em mente, compartilho minha história, que teve início em dezembro de 2019, quando me vi “em quarentena” devido a problemas de saúde. Meu período de recuperação coincidiu com os primeiros casos de infecções fatais de Covid 19 em março de 2020, o que me levou a continuar uma quarentena que se estendeu por mais de dois anos.

Com poucas ocupações além de atender esporadicamente alguns clientes como freelancer, acabei enfrentando a depressão. Embora não tenha me recuperado totalmente, pois não pude buscar tratamento por falta de recursos, busquei refúgio nas mídias sociais.

Durante esse período, deparei-me com anúncios de diversos cursos, aproveitando a oportunidade para me inscrever em alguns deles a fim de sair do feed infinito do Instaram ou no Linkedin e nos primeiros nove meses da pandemia foram mais de 20 deles concluídos e com certificado

Estudar tornou-se uma maneira de manter minha mente ativa diante da pressão psicológica gerada pelo medo de se tornar uma estatística nas notícias de 2020 e 2021.

Ao iniciar inúmeros cursos e treinamentos, agradeço às empresas que disponibilizaram suas plataformas educacionais gratuitamente ou com descontos durante esse período desafiador, como Rock Content, Lit — Plataforma onlearning, Keep Learn School, Doméstika, Crehana, Eduk, Fundação Bradesco, Livre Labs, Brainstorm Academia, Faber Castell e TreinaWeb.

Entre os cursos realizados, destaco alguns como Excel avançado, gestão de redes sociais, técnicas de narrativa visual, composição, desenvolvimento de personagens, branding, Instagram marketing, lettering, tratamento de imagem, design thinking, prototipação rápida, marketing digital, customer success, técnicas de criatividade, edição de vídeo, Blender, entre outros, inclusive eu entrei em um curso de MBA no dia 02 de novembro de 2020 na Faculdade Descomplica onde me formei no curso de Design Thinking e Gestão de Negócios, obtido com o auxílio do Quero Bolsa. Posteriormente, conquistei uma bolsa de 100% para outro MBA em Marketing e Branding na mesma instituição, graças ao Protagoniza aí.

Portanto, é fundamental compreender que minha jornada de adquirir conhecimento não se propõe a ser um padrão para o preenchimento do tempo de outras pessoas. Cada indivíduo enfrentou esse período desafiador da forma que conseguiu, seja através de estudos, o que foi o meu caso, ou atividades recreativas, pois não há nada para julgar aquelas que se escaparam bebendo, ou pessoas que ficaram assistindo vídeos de slime, vendo aquele reality show na televisão, comendo frituras e doces, malhando ou ficando na cama até as 12h. Não há um julgamento a ser feito sobre como cada um escolheu enfrentar essa realidade. Eu optei pelos estudos, mas isso não me torna superior, e minha experiência não deve ser vista como um modelo a ser seguido.

Atualmente, posso compartilhar com orgulho que conquistei mais de 150 certificados, representando uma jornada de aprendizado contínua e ao aprimoramento em diversas áreas, entre elas a de UX. E além disso, embarquei em uma nova etapa ao cursar uma pós-graduação em User Experience pela Anhembi Morumbi. Este passo representa não apenas um avanço na minha formação, mas também a busca por uma especialização em uma área que eu escolhi seguir.

A minha jornada de estudo durante esses desafiadores me trouxe benefícios significativos para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. A busca por conhecimento não apenas ampliou minha compreensão em diversas áreas, mas também proporcionou uma sensação de realização e propósito, contribuindo para meu crescimento intelectual.

No entanto, é crucial reconhecer que existe um equilíbrio a ser mantido. Assim como o excesso de estudos me trouxe valiosas aprendizagens, também me trouxe malefícios. O estresse decorrente da sobrecarga de informações, a falta de pausas para descanso e a negligência de pontos essenciais da vida tiveram consequências adversas de uma dedicação intensiva aos estudos.

Neste contexto, é vital valorizar não apenas o aprendizado, mas também o autocuidado. A busca pelo conhecimento deve ser aliada a momentos de descanso, lazer e interações sociais, garantindo que os estudos sejam saudáveis e sustentáveis.

E mesmo sendo é uma ferramenta poderosa para o crescimento, é importante manter uma consciência equilibrada dos benefícios e cuidados necessários para preservar o bem-estar mental e físico ao longo dessa jornada de autodescoberta.

--

--

Alison Belo

Sou UX Designer com formação em Marketing, com quase 3 pós graduações e pronto para ensinar e aprender muito mais.