Quais os seus objetivos?

Alison Monteiro
Aug 31, 2018 · 2 min read

Antes de começar: este não é um post motivacional. São apenas alguns pensamentos agrupados que eu quis compartilhar e deixar como lembrete para o meu eu do futuro.

Tudo começou quando criei minha conta no Warren. Depois de criar um objetivo e fazer alguns depósitos, me fiz o seguinte questionamento: qual a ideia desses caras ao organizar meus investimentos por objetivos?

Não sei se essa era a ideia inicial deles, mas a conclusão que cheguei é que quando eu tenho um objetivo descrito, fica mais fácil definir um valor total e seguir os passos até conseguir finalizá-lo. Então o que eles fizeram funcionou, pelo menos pra mim.

Você já tentou definir objetivos de longo prazo?

A verdade é que as coisas não são tão simples para algumas pessoas. Com o tempo as coisas mudam, as pessoas mudam, as prioridades mudam, tudo muda.

Eu confesso: tenho poucos ou nenhum objetivo a longo ou médio prazo. Não sei onde eu quero estar daqui a 10 anos, por exemplo. Na verdade, tenho algumas ideias, mas como disse, tudo muda. Ultimamente tenho tentado fazer objetivos pequenos pois me adapto melhor assim.

De uns 3 anos pra cá, um dos meus hábitos é guardar um pouco da minha renda mensal. Assim, todo mês, quando cai algum dinheiro na conta, parte vai pro meu “cofrinho”. O problema é que sempre que eu precisava de algum dinheiro para uma emergência, eu ia nesse “cofrinho” e resgatava parte pensando que “depois eu devolvo, não tem problema”.

Quando comecei a guardar dinheiro, fiz algumas pesquisas, acompanhei alguns canais no YouTube e vi muita gente usando o termo “poupar” ao invés de “juntar” ou “guardar” e até então não entendia. No fim das contas, acredito que isso tem tudo a ver com objetivos: se eu guardo dinheiro, eu apenas guardo. Mesmo que seja pra comprar algo ou fazer um curso, eu apenas guardo (geralmente, quando dá). Poupar é diferente. Quando eu tenho um objetivo bem definido, além de guardar e tentar fazer esse dinheiro render ao máximo, eu busco formas de economizar com coisas supérfluas. Tudo para conseguir atingir meu objetivo. Eu poupo.

Image for post
Image for post
Meu próximo objetivo: mais uma viagem. Photo by Davis Vargas on Unsplash

Tenho feito o mesmo em relação ao meu peso, já que nos últimos 2 anos ganhei vários quilos. Depois de ir ao médico e definir uma série de práticas pra que eu consiga voltar ao meu peso e me sentir melhor - até por questões de saúde, sempre que tenho vontade de comer algo que está fora da programação, me pergunto se vale a pena abrir mão do peso que estipulei como objetivo. As vezes vale a pena. Só as vezes. 👀

O desafio de conseguir aquele objetivo me estimula a continuar com a dieta. Ou investindo dinheiro. Por isso é tão importante que esses objetivos sejam de pequeno prazo, pelo menos pra mim.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store