Quais os seus objetivos?
Antes de começar: este não é um post motivacional. São apenas alguns pensamentos agrupados que eu quis compartilhar e deixar como lembrete para o meu eu do futuro.
Tudo começou quando criei minha conta no Warren. Depois de criar um objetivo e fazer alguns depósitos, me fiz o seguinte questionamento: qual a ideia desses caras ao organizar meus investimentos por objetivos?
Não sei se essa era a ideia inicial deles, mas a conclusão que cheguei é que quando eu tenho um objetivo descrito, fica mais fácil definir um valor total e seguir os passos até conseguir finalizá-lo. Então o que eles fizeram funcionou, pelo menos pra mim.
Você já tentou definir objetivos de longo prazo?
A verdade é que as coisas não são tão simples para algumas pessoas. Com o tempo as coisas mudam, as pessoas mudam, as prioridades mudam, tudo muda.
Eu confesso: tenho poucos ou nenhum objetivo a longo ou médio prazo. Não sei onde eu quero estar daqui a 10 anos, por exemplo. Na verdade, tenho algumas ideias, mas como disse, tudo muda. Ultimamente tenho tentado fazer objetivos pequenos pois me adapto melhor assim.
De uns 3 anos pra cá, um dos meus hábitos é guardar um pouco da minha renda mensal. Assim, todo mês, quando cai algum dinheiro na conta, parte vai pro meu “cofrinho”. O problema é que sempre que eu precisava de algum dinheiro para uma emergência, eu ia nesse “cofrinho” e resgatava parte pensando que “depois eu devolvo, não tem problema”.
Quando comecei a guardar dinheiro, fiz algumas pesquisas, acompanhei alguns canais no YouTube e vi muita gente usando o termo “poupar” ao invés de “juntar” ou “guardar” e até então não entendia. No fim das contas, acredito que isso tem tudo a ver com objetivos: se eu guardo dinheiro, eu apenas guardo. Mesmo que seja pra comprar algo ou fazer um curso, eu apenas guardo (geralmente, quando dá). Poupar é diferente. Quando eu tenho um objetivo bem definido, além de guardar e tentar fazer esse dinheiro render ao máximo, eu busco formas de economizar com coisas supérfluas. Tudo para conseguir atingir meu objetivo. Eu poupo.
Tenho feito o mesmo em relação ao meu peso, já que nos últimos 2 anos ganhei vários quilos. Depois de ir ao médico e definir uma série de práticas pra que eu consiga voltar ao meu peso e me sentir melhor - até por questões de saúde, sempre que tenho vontade de comer algo que está fora da programação, me pergunto se vale a pena abrir mão do peso que estipulei como objetivo. As vezes vale a pena. Só as vezes. 👀
O desafio de conseguir aquele objetivo me estimula a continuar com a dieta. Ou investindo dinheiro. Por isso é tão importante que esses objetivos sejam de pequeno prazo, pelo menos pra mim.
