O vírus de computador

Entenda o que é um vírus, os tipos existentes, quem faz e conheça os principais ataques virtuais ocorridos

Allan Borges
5 min readApr 2, 2018

O que é?

Vírus é um software ou código que geralmente é carregado ao computador de forma furtiva. Assim como o vírus biológico, ele pode possuir a capacidade de se replicar e se espalhar por vários computadores.

Como entra no computador?

Geralmente, os vírus são inseridos no computador por ação do usuário. A contaminação pode ocorrer de diversas formas: através de download, acessando sites de procedência duvidosa, pendrive, CD, DVD. Podem estar embutidos em programas que ao serem executados, ativam o vírus e o colocam em funcionamento.

Tipos de vírus

Existem diversos tipos de vírus e eles agem de diferentes modos. Segue abaixo a lista dos principais vírus conhecidos e suas respectivas informações:

Vírus de boot

Foi um dos primeiros tipos de vírus a surgir no mundo. Os vírus ficavam em disquetes, que ao serem inseridos e após inicializados juntos com o computador, era carregado na memória e executado. Ele era capaz de ser iniciado antes mesmo do sistema operacional.

Os tipos mais conhecidos de Vírus Boot:

  • Vírus Ping-Pong
  • Vírus Stoned
  • Jerusalem (Versão Boot)

Time Bomb

Como o nome já sugere, esses tipo de vírus é pré programado para ser ativado em determinado momento, causando algum tipo de dano ao computador. Ele infecta o computador no momento em que o usuário executa um arquivo infectado, que geralmente é transmitido em anexo por e-mail. Os danos vão de destruição de pastas determinadas até a paralisação do sistema.

Os tipos mais conhecidos de Time Bomb:

  • Sexta-feira 13
  • Michelangelo
  • Eros e 1º de abril

Minhocas, worm ou vermes

Possuem a capacidade de autorreplicação e podem instalar patches e atualizações de segurança para garantir a exclusividade do vírus sobre o sistema. Podem ser transmitidos através de mensagens de e-mail.

Os tipos mais conhecidos de Worms:

  • Sobig
  • Mydoom
  • Doomjuice
  • Nachi

Cavalos de Troia (Trojans)

Assim como a história real, o vírus se passa por algo inofensivo. Ele tem como objetivo se manter oculto no sistema enquanto instala outros softwares mais maliciosos. Assim, consegue por exemplo dados bancários para realizar crimes financeiros. São transmitidos através de arquivos de música, mensagens de e-mail, downloads em geral e sites maliciosos, com o auxílio de um ataque de “engenharia social”, com estratégias para fazer o usuário a clicar em uma imagem, abrir um e-mail, baixar ou executar um arquivo.

Os tipos mais conhecidos de Cavalos de Troia:

  • Keylogger
  • Backdoor
  • Mouselogger
  • Hijackers

Mas quem infecta os computadores?

Quando se fala em vírus, é importante destacar que sempre há uma pessoa ou grupo por trás disso, bem como é importante definir a diferença entre Hacker, Cracker e Lammer.

Hacker

São pessoas que se dedicam a conhecer e modificar mais profundamente os dispositivos, programas e redes de computadores e com isso tornam-se programadores habilidosos. Eles tem a capacidade de invadir sistemas e obter informações sobre eles e os motivos para isso são dos mais variáveis, desde motivos políticos até à checagem de segurança do sistema para o seu aprimoramento.

Cracker

Embora seja parecido com o Hacker, o motivo pelo qual é feita a invasão é totalmente diferente. Os Crackers são programadores que invadem sistemas com intenção maliciosa, quebrando a segurança desse e obtendo assim o maior lucro possível.

Lammer

Diferente dos citados anteriormente, os Lammers possuem pouco ou nenhum conhecimento de programação e usam de ferramentas criadas por terceiros. Geralmente, são crackers sem o conhecimento necessário e são muito famosos em jogos, em que usam de softwares para obterem vantagem sobre os adversários.

Os mais famosos ataques virtuais da história

Sony Pictures

A grande empresa de filmes, em novembro de 2014, sofreu um ataque virtual que deixou fora do ar todos os seus computadores, além de um roubo de 100 terabytes de dados confidenciais, que geraram um prejuízo de cerca de 200 milhões de dólares. Segundo investigações, o ataque foi realizado por um grupo chamado GOP e foi promovido pela Coreia do Norte.

Hacking Team

Em julho de 2015, a empresa Hacking Team (fornecedora de serviços de vigilância digital) sofreu um ataque virtual que vazou na internet 400 GB de arquivos internos, códigos e outros documentos vazaram na internet. A autoria do ataque não foi descoberta e permaneceu anônima.

Ciberguerra?

Em 2013, a empresa Spamhaus (organização que luta contra o avanço do spam) bloqueou servidores que eram mantidos pela empresa CyberBunker (uma das principais hospedeiras de sites) que resultaram em uma sequência de ataques virtuais que acabaram provocando instabilidade na internet por todo o mundo.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_de_computador

https://www.avast.com/pt-br/c-computer-virus

https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_de_boot

http://www.psafe.com/blog/time-bomb/

http://www.psafe.com/blog/worm/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo_de_troia_(computa%C3%A7%C3%A3o)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hacker

https://www.tecmundo.com.br/o-que-e/744-o-que-e-cracker-.htm

https://canaltech.com.br/hacker/o-que-e-um-lammer/

https://www.tecmundo.com.br/seguranca-de-dados/88347-5-ataques-ciberneticos-marcaram-historia.htm

http://www.trescon.com.br/3xsecurity/7-maiores-ataques-ciberneticos/

--

--