UX: Paginação ou Rolagem Infinita

Paginação ou rolagem infinita? Muitos designers ainda têm dúvidas entre os dois métodos. As duas práticas possuem seus pontos positivos e negativos. Neste artigo, vamos analisá-los.

Rolagem infinita

A rolagem infinita é uma técnica que permite que o usuário percorra o conteúdo do site sem um fim. Essa técnica atualiza a página à medida que o usuário utiliza a rolagem.

Prós #1: Envolvimento do usuário e descoberta do conteúdo

Quando o usuário usa a rolagem para explorar o conteúdo, ele permanece mais tempo na página, aumentando assim o seu engajamento.

Esse método é ideal para sites de notícias e redes sociais, pois os leitores conseguem lidar de forma eficiente com o universo de informações disponíveis.

Prós #2: A rolagem é melhor que o clique

O usuário tem uma melhor experiência com a rolagem do que com o clique. Isso porque os mouses e trackpads tornam o scroll mais rápido de navegar pelo conteúdo.

Em uma página que disponibilize um conteúdo longo, como um tutorial, a rolagem oferece uma melhor experiência de leitura ao usuário do que o clique.

Prós #3: A rolagem é melhor em dispositivos móveis

A popularização da navegação na internet via smartphone é outro motivo significativo para o uso da rolagem. Esse método torna a interação com o conteúdo — acessado através de dispositivos móveis — intuitiva e fácil.

Contras #1: Desempenho da página

Várias pesquisas mostram que a lentidão no carregamento do site resulta em abandono da página pelos usuários.

Quanto mais o usuário rolar um site, mais conteúdo será carregado, fazendo com que o desempenho fique cada vez mais lento.

Contras #2: Busca e Localização do item

Quando o usuário chega a um determinado ponto da página, ele não consegue marcar a sua localização, caso queira voltar ao conteúdo mais tarde.

Se o usuário sair do site, ele perderá todo o seu progresso e terá de rolar a página novamente para encontrar o último conteúdo acessado ou o que mais chamara a sua atenção.

Essa incapacidade de determinar a posição prejudica a experiência do usuário.

Contras #3: A barra de rolagem do navegador se torna irrelevante

A barra de rolagem do navegador não reflete a quantidade real dos itens disponíveis.

O usuário desce a página supondo que está próximo ao final do conteúdo, porém descobre que os resultados dobraram, pois mais informações foram carregadas logo em seguida. Isso é um problema grave do ponto de vista da acessibilidade.

Contras #4: Dificuldade de acessar os links do footer

Quando as pessoas não encontram o que desejam ou querem informações adicionais, geralmente, elas recorrem ao footer.

Com a rolagem infinita, mais conteúdos são carregados quando se chega ao final da página, empurrando o footer para fora do campo de visão dos usuários.

Sites que implementam a rolagem infinita devem tornar o rodapé acessível. O Facebook realoca os links do footer para uma barra lateral. Desta forma, os usuários podem acessar os links do footer facilmente.

Paginação

Paginação é um padrão de interface que divide o conteúdo em páginas separadas.

Geralmente, os sites enumeram as páginas existentes. Em outros casos, somente há os botões “próximo” e “voltar”.

Prós #1: Boa conversão

A paginação é um método ideal para os casos em que o usuário procura algo específico dentro de uma lista de resultados.

Os benefícios da paginação podem ser vistos na busca do Google. Encontrar o melhor resultado para uma pesquisa específica pode demorar um segundo ou alguns minutos.

Ao longo da interação com o site, o usuário tem uma noção exata do caminho que já percorreu e quantos resultados pode ainda encontrar. E quando decide sair do site, sabe sua localização.

Prós #2: Senso de controle

A paginação proporciona um senso de controle ao usuário, uma vez que disponibiliza o número de páginas de determinado conteúdo.

Quando o usuário vê o número total de resultados, ele é capaz de estimar quanto tempo vai demorar a sua navegação.

De acordo com a pesquisa da psicóloga David kieras em Interação Humano-Computador: “Chegar a um ponto final proporciona uma sensação de controle”.

Prós #3: Localização do item

Uma interface paginada permite que o usuário mantenha uma localização mental de um conteúdo e de um produto.

Essa característica é muito relevante para os e-commerces. Quando um usuário navega em uma loja virtual paginada, após visualizar vários produtos, ele consegue reencontrar o que mais chamou a sua atenção.

Ele pode não saber necessariamente o número exato da página, mas se lembra mais ou menos onde se encontrava.

Contras #1: Excesso de páginas

Sites que possuem muitas páginas tendem a gerar menos interação por parte dos usuários. Imagine um usuário visualizando um resultado de busca com mil páginas. Provavelmente ele não passará da décima página.

Contras #2: Paginação pode ser complicado em dispositivos móveis

Forçar os usuários a clicarem em um pequeno link de paginação pode ser frustrante. Porém, se optar por paginação certifique-se de que os leitores podem usar o swipe para acessar a próxima página. De qualquer forma, carregue de 10 a 20 itens por página.

Quando usar Paginação ou Rolagem Infinita?

A paginação é uma opção segura para sites como e-commerces, tendo em vista que esses pretendem satisfazer o objetivo de uma busca realizada pelo usuário.

Por outro lado, a rolagem infinita é eficaz para as redes sociais e sites de notícias.

Conclusão

Designers devem pesar os prós e os contras da rolagem infinita e da paginação antes de optarem pelo melhor caminho. A escolha depende do objetivo do projeto e da maneira como o conteúdo será entregue. Em geral, uma rolagem infinita funciona bem para o usuário que consome um fluxo sem fim, navegando por informações sem algo em particular, enquanto a paginação é bom para resultados de busca onde as pessoas estão à procura de um item específico.