1/100 - "Eu quero colocar uma marca no universo." - Steve Jobs

Allan Torres
5 min readDec 18, 2016

--

Seu universo é único

Hoje estou começando uma SAGA, sobre as 100 frases mais interessantes sobre inovação que consegui coletar na internet e esse texto é o início de um trabalho longo que me propus a fazer, escrever o que penso sobre essas frases, logo o que eu quero te todos entendam que não sou um expert nem o cara mais sábio do mundo, então são minhas considerações e meus pensamentos inquietos que escreverei, sinta-se a vontade para criticar, julgar, xingar — vamos pular essa parte lógico, se possível — , o que eu quero dizer é, sinta-se livre como eu para dizer o que quiser.

Lider ou um babaca? Não importa, ele deixou sua marca.

Eu sonho com muitas coisas, provavelmente você também, essa inquietude de nossas mentes faz com que sejamos nós mesmos, cada um com seus objetivos, seja criar uma ONG para acabar com o trabalho escravo nas fazendas do interior ou capacitar melhor pessoas sem renda para exercerem cargos ou funções de maior valor em uma empresa, mas sinceramente, esses não são meus sonhos, lógico que me preocupo com essas causas, mas não sou enganjado nelas, sou uma pessoa focada em coisas digitais, talvez menores, ou maiores, tanto faz, o que importa é que são tangíveis para minha realidade, conseguir fatos tangíveis para minhas capacidades.

E é isso que eu pensei quando li essa frase, “Eu quero colocar uma marca no universo” do multifacetado Steve Jobs. Muitos olham para ele através dos livros e biografias que existem a seu respeito e sinceramente é muito fácil chegar a uma conclusão de que ele era uma babaca egoísta que arrancava até o último suor das pessoas para conquistar seus objetivos. Será que ele realmente era só isso? Um babaca, ou uma pessoa determinada que não importa a qual custo seus objetivos seriam alcançados? Existem pessoas que realmente não se importam com os meios, focam apenas nos resultados, mas não é o caso aqui, vamos focar na marca deixada e no universo.

O conceito de universo é uma coisa que me faz pensar quando leio essa frase.

O que será que ele quis dizer? Qual o tamanho disso?

Pois universo, no meu entendimento pode ser a sociedade a sua volta, afinal é o universo que você conhece, então entendo que algumas pessoas deixam sua marca no universo, sem ao menos ficarem famosos ou conhecidos pela grande massa (pense nisso), mas garanto que no universo deles, aquele agente que auxilia famílias a encontrarem recursos para viverem de uma maneira melhor é reconhecido, ou aquela pessoa que paga os materiais escolares de uma criança carente está deixando sua marca no universo daquela criança.

Não importa se sua marca será reconhecida por todos, o que realmente importa é que sua marca seja lembrada por aqueles que realmente importam.

Vou fazer um paralelo com a história de uma pessoa que conheço pessoalmente e suas ações, que no meu ponto de vista conseguiu deixar sua marca no universo.

A história da família desse amigo tornou-se conhecida por grande parte dos brasileiros em 30 de março de 2014, em uma reportagem exibida pelo fantástico.

Anny, tem uma síndrome rara chamada de CDKL5, ela é filha de um casal maravilhoso, meu amigo Norberto Fischer e sua esposa Katiele Fischer.

Entre diversos problemas, um dos mais graves, é a epilepsia, podendo ocorrer diversas convulsões ao dia, o que impossibilitaria qualquer pessoa de realizar suas tarefas, mesmo as mais simples sem contar as lesões, os traumas e a dificuldade de ter uma vida considerada normal.

Esse casal, se levantou e encarou uma verdadeira luta para a liberação do uso do CBD (Canabidiol) fazendo com que autoridades e pessoas influentes no Brasil e no mundo se unissem e reconhecessem a importância de sua causa.

O CBD é um derivado da Cannabis Sativa, mais conhecida como maconha e por esse motivo, muitas pessoas desinformadas (minha opinião) não entendem a diferença, o que dificulta a legalização para o uso medicinal.

Sejamos francos, como pessoa esclarecida que penso que sou, não existe motivo mais hipócrita para impedir a utilização de um medicamente, visto que antigamente e atualmente vários (quando digo vários, são VÁRIOSSSSS mesmo) medicamentos foram e são criados a partir de drogas como cocaína, ópio, raízes alucenogenas e plantas totalmente desconhecidas por parte da população.

Você sabe de onde vem todos os componentes dos remédios que você usa?

LEIA ISSO, SEM CONTRAINDICAÇÃO.
Em uma campanha de cocaína medicinal feita em 1885, o laboratório americano Parke & Davis garantia aos consumidores que a substância era capaz de:

• Controlar o apetite e substituir a comida.
• Transformar o covarde num homem corajoso.
• Fazer do silencioso uma pessoa eloquente.
• Libertar do vício do álcool e do ópio.

Então, a luta desse casal, organizada e auxiliada por diversos outros casais cujos filhos também são portadores da mesma síndrome, foi bem sucedida quando conseguiram aprovar a reclassificação do CBD junto a ANVISA no Brasil, impactando positivamente a vida de várias famílias pelo Brasil, que agora podem dar um tratamento adequado a seus entes queridos e as empresas nacionais que poderão começar pesquisas mais aprofundadas e quem sabe descobrir o tratamento de diversas outras doenças, confesso que não vejo como não admirar uma pessoa como esta.

Norberto Fischer e Katiele Fischer, deixaram sua marca no universo.

A bravura do casal pode está no documentário ILEGAL (assista vale a pena)

Mas aonde eu quero chegar? O conceito de universo é totalmente subjetivo, cada pessoa no mundo tem seu próprio universo, uns maiores, outros menores, mas não importa em realidade o tamanho e sim o impacto.
Se você conseguir fazer isso, sua marca estará lá. Parabéns.

Deixe sua marca, não importa se você irá viver 50, 60 ou 100 anos, essas pessoas lembraram de você como a pessoa que mesmo sem conhece-las lutou por elas.

Ai você me pergunta, “E ai Allan, aonde você estão as lições de empreendedorismo e inovação?”

Empreender não é somente ganhar dinheiro ou montar uma empresa, empreender é fazer algo com um objetivo claro, seja financeiro, social ou qualquer outro, o que irá importar no final é o impacto que você causou no seu universo.

Alguns links:
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/03/pais-lutam-na-justica-por-liberacao-de-remedio-derivado-da-maconha.html

http://revistatrip.uol.com.br/trip-transformadores/katiele-fischer-a-trip-da-nossa-filha-com-a-maconha

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2014/06/morre-bebe-que-esperava-liberacao-de-remedio-derivado-da-maconha.html

Se você gostou desse texto, não deixe de comentar e me seguir, pois agora faltam apenas 99 frases que quero comentar.

--

--

Allan Torres

Empreendedor, desenvolvedor, Agile coach e uma porção de outras coisas que fazem minha vida ser espetacular.