Sua ideia não vale 1 milhão

Allan Torres
4 min readJul 15, 2016

--

Alguns trocados talvez!?

Tenho vários amigos mas um em especial me motivou a escrever esse texto, e espero que possam entender o núcleo da questão envolvida, pois temo que depois da conversa que tivemos, talvez eu tenha perdido um amigo. Mas amigos de verdade servem para isso, te dar um soco na cara enquanto outras pessoas dão tapinhas nas suas costas.

Era uma sexta-feira e estava em uma reunião na casa de um outro amigo em comum, sentamos em um sofá para jogar XBOX (sim, eu sou nerd), foi quando esse meu amigo se virou e me disse:

“Sei que você vem trabalhando com startups e mentoria para algumas empresas juniores, tenho uma ideia que vale um milhão (sic!) e tenho medo de conta-la para qualquer pessoa, sei que posso confiar em você.
Será que você pode me dar uns toques?”

Na hora veio aquele pensamento, “E lá vamos nós…” Minha resposta foi obvia: “Sim, diga-la o que essa mente brilhante vem tramando”…

A ideia foi explicada e era interessante, mas ainda falta muita coisa para que eu pudesse considerar uma boa ideia. A minha experiência entre vitórias e derrotas me fez enxergar coisas que marinheiros de primeira viagem não veem, ou nem sequer cogitam pois para elas o sucesso é tão garantido que tudo já está resolvido antes mesmo de começar. (Nunca ouviram falar de Murphy)

Depois de fazer aquelas perguntas bem obvias, me ocorreu perguntar de onde ele tinha tirado aquela cifra de 1 milhão? Segundos se passaram e ele disse, pelo tamanho do mercado e pela forma como podemos crescer sem muito investimento, fazendo com que as mídias sociais nós impulsionem (~acho que já vi isso em algum lugar, não que seja clichê, mas já ouvi essa resposta algumas centenas de vezes quando a pessoa não sabe o por que).

Expliquei que a ideia era interessante, que ele deveria partir para uma pesquisa de mercado, fazer a validação com seus clientes e usuários, melhorar as pesquisas no conceito de usuários iniciais, determinar o investimento mínimo e tentar pensar em algo minimamente viável no menor tempo possível para já conseguir validar o modelo de negócio que ele pretendia seguir, isso me parece muito obvio e sensato. Não sei se ele entendeu tudo errado ou se não entendeu nada do que eu quis dizer, pois ele parou e disse:

Já vi que você não gostou da minha ideia.

Ainda bem que Deus colocou um filtro entre minha boca e o cérebro, que as vezes funciona, tentei mostrar a ele que o que tínhamos ali era um pensamento, um palpite e que estava muito longe de ser um negócio e que muito mais longe ainda de conseguir uma avaliação de 1 milhão.

Percebi com isso o equivoco que várias pessoas cometem e assim é o cerne desse texto, pessoas superestimam suas ideias, sei a dor de ouvir de alguém que aquela ideia brilhante, maravilhosa que ela teve no seu momento eureka não vale nada.

será?

Realmente ideias não valem nada, foi-se o tempo que alguém investia em uma ideia, em algo que não foi sequer materializado. Foi-se o tempo que alguém pegava dinheiro e entregava na mão de uma pessoa sem experiência, simplesmente por uma excelente ideia.

Depois quase ter perdido um amigo, tentei mostrar a ele o que realmente tem valor nesse mundo de ideias, inovação e empreendedorismo é a ação, atitude pela qual materializamos uma ideia, o que pode parecer similar, mas NÃO É. Simplifiquei demonstrando a ele a diferença que tem entre pensar em construir um prédio e vender suas unidades e realmente ter o prédio e as unidades a venda.

Dizer que vai construir não vale nada, construir vale tudo.

Esse pensamento vem diminuindo mas ainda é muito presente na cabeça das pessoas, que é fácil tirar uma ideia do papel. (Não, não é).

Vejo pessoas dizendo que é fácil adquirir um investimento para sua ideia pois ela é muito boa, via anjo, programas do governo ou empresas especializadas. Não é verdade, isso é muito difícil, ninguém sai distribuindo dinheiro, vejo a luta diária de vários amigos, tentando empreender, com ideias legais, produtos maduros já faturando modestamente e mesmo assim, chegar ao patamar, ao nível que os investidores atualmente querem, é muito complicado.

Se você acha que sua ideia vale 1 milhão, você está enganado, por mais perfeita que sua ideia possa parece, esteja aberto a feedbacks, sem arrogância, sem preciosismo, use disso como um método de reciclagem, um ciclo PDCA, anote todas as criticas, todas mesmo, pense até mesmo nas mais ridículas pois é só assim que você vai conseguir amadurecer seu produto e quem sabe fazer com que ele seja avaliado por 1 milhão.

Acredito totalmente que ideias boas, maravilhosas existam e apareçam no mercado mas valorar algo que não existe é especulação. Não especule, faça acontecer para você, tenha em mente que sua ideia é boa o suficiente para você investir nela 1 milhão de horas se for preciso, tão boa que você não vai desistir dela, seja humilde a ponto de conversar sobre ela com outras pessoas, aprenda a escutar o que as pessoas falam, não tenha medo de alguém roubar sua ideia, pois ela não vale nada sem você e sem execução.

Compartilhe suas ideias, discuta, ouça quem já passou por situações similares, você tem todas as oportunidades para não errar aprendendo com os erros dos outros, para que ser cabeça dura e seguir as cegas e sozinho.

--

--

Allan Torres

Empreendedor, desenvolvedor, Agile coach e uma porção de outras coisas que fazem minha vida ser espetacular.