Barão na China

Nadando com os Sharks do Bitcoin

Allex Ferreira
5 min readJun 13, 2016

Desde quando a China começou a tomar conta do mercado de Bitcoins, nunca escondi a vontade de ver de perto como a como ela se tornou o país do Bitcoin. E agora estou aqui, vendo de perto os como os “sharks” (empresas, mineradores, traders) atuam no mercado.

Aqui não é nada como se imagina! O volume é absurdamente maior, e o P2P, meu mercado, funciona tanto em fiat como em depósito bancário. As exchanges tem um costumer service que fica no seu pé até você resolver o problema. E um ponto em particular, operações bancárias como depósitos, saques e transferências, são de dar inveja ao nosso dia a dia no Brasil: amigos é 24/7!!!! É rápido!!!

Tudo é propicio ao desenvolvimento

Como todo bom asiático, o chinês também abraça a tecnologia. E essa é uma das razões pela qual o Bitcoin deu tão certo aqui, em tão pouco tempo.

Energia barata, dinheiro sobrando nos cofres, custo operacional relativamente barato, chips produzidos aqui mesmo, o clima que não é quente, imposto adequado, e leis amigáveis. E sem dúvida o Guanxi.

Se você coloca esses ingredientes únicos juntos, você tem o Bitcoin com esteroides, como dá para se ver aqui. Nenhum outro país, na minha opinião, vai desenvolver tanto o Bitcoin como a China. Não digo o protocolo em si, mas a prática do seu uso no dia a dia.

Não pense você que o Bitcoin aqui tem uma conotação neo-boba Libertária. A maioria trata como tem que ser tratado, de forma pragmática. Uma ferramenta financeira sem regulamentação.

Alipay

Você deve estar perguntando o que isso tem a ver com Bitcoin?

Eu digo:

Tudo!

Esse aplicativo é o que todo mundo sonha e ninguém faz igual. Alipay é o “app cartão de débito”. Todo mundo usa!

É aí que eu falo sobre a relação com a cultura de abraçar tecnologia e eletrônicos.

Tem uma lojinha do lado de onde eu moro que vende de tudo. E eu pago com o app do Alipay. Não pense você que tem dois jovens trabalhando na loja, porque não tem. São um casal de senhores.

Outro dia tive que pagar um amigo aqui que também usa Alipay, como todo mundo. Levou apenas 3 clicks no aplicativo.

Recarregar o celular então, é a coisa mais simples do mundo. Também com 3 clicks.

Do taxi, academia, carregar o celular, comprar bilhete de avião, ou de trem, tudo você faz com Alipay. E não pense você que leva horas para configurar.

Ele te pede a conta do banco, seu número de telefone e pronto!

Alipay é o que nós vislumbramos como o Bitcoin pode vir a ser!

Agora se um dia vai chegar lá e quando, é outra conversa.

Mineradores

Energia barata, dinheiro sobrando nos cofres, custo operacional relativamente barato, chips produzidos aqui mesmo, o clima que não é quente, imposto adequado, e leis amigáveis.

Eles têm tudo na mão e o governo “ajudando”. E quem controla são os chineses que estudaram fora, falam inglês e sabem exatamente o que estão fazendo.

Apenas uma nota cultural. Nós ocidentais passamos a vida jogando esportes de contato, futebol, etc. Aqui eles passam a vida com jogos de estratégia.

Eu sempre disse em meus posts sobre mineração que quem quisesse minerar teria que pensar estrategicamente, e aqui eles seguem isso à risca.

Minerador não está aqui para perder dinheiro. Está tudo muito bem calculado.

P2P (meu mercado)

Esse é o meu mercado. Tem vários “brokers” como eu. Só que lidam com números bem maiores que os meus, e de forma diária.

Aqui você pode comprar praticamente qualquer quantia, tanto em dinheiro vivo, quanto bank transfer, a qualquer momento do dia. E também usando o Alipay. O que faz o processo ser muito rápido!

Preço Bitcoin Brasil vs China

Com o Halving chegando quem tem não vai vender, e com a falta de liquidez no Brasil a tendência é que o preço fique na casa dos 10 a 15% a mais do que o praticado no mercado internacional.

Com isso, meu trabalho aqui continua o mesmo de sempre. Com a condição de vender bitcoins mais baratos do que os cobrados no mercado nacional.

Existe uma série de bancos e empresas cobrando apenas 2% a 5% para enviar dinheiro para a China. Com a opção de não sofrer alta do valor na hora da compra de Bitcoins.

Maiores informações de como comprar comigo aqui na China é só mandar um email para info@2501bitcoins.com

E para ver as taxas de bancos para mandar envio de remessas tem uma lista aqui.

Exchanges

HUOBI OKCOIN BTCC

Tem espaço e trades para todos. Lembrando mais uma vez que BTCC, Okcoin e Huobi tem muita liquidez.

Saque e deposito 24/7. Quando o Huobi está com 10 ou 20 dólares na frente, em 5 minutos você consegue tirar da Okcoin e colocar no Huaobi sem perder a cotação.

O costumer service, como já citei antes, é excepcional.

E como o Alipay dá para configurar com o banco leva minutos. Mas não vamos esquecer das famosas verificações KYC AML. Tem aqui também e eles são chatos em relação a isso.

Uma coisa em especial, não há muita regulação nas exchanges, ainda. Mas irá ter com certeza.

Bancos

Vou ser simples

NÃO ENCHEM O SACO DE PESSOA FÍSICA!

USD/CNY BTC

Está aí uma relação que eu estou acompanhando de perto. Eu vejo uma relação, mas ainda não posso afirmar com certeza, que o preço do Bitcoin muitas vezes e relacionado com a alta e a baixa desses pares.

Pensamentos finais

Não há dúvidas do porquê de o Bitcoin dar tão certo por aqui. Realmente não há!

Eu acredito, hoje, nesse momento, que aqui nesse país, o Bitcoin vive seu momento de ação e desenvolvimento. E ter o chinês como parceiro tem tudo para progredir de forma rápida.

É realmente um privilégio estar vivendo de perto, e tendo a experiência de trabalhar com Bitcoin aqui. É quase uma libertação dos atrasos que temos no Brasil. Como por exemplo: neo-bobos libertários que só confundem a cabeça do novato, o ranço dos bancos, a falta de liquidez, a falta de artigos de Bitcoin traduzidos em português, economistas libertários dando palpite sem a mínima noção do que estão falando…Enfim, uma lista de inutilidades e inúteis que simplesmente fazem o Bitcoin não evoluir como deveria na nossa amada comunidade Brasileira.

Eu gostaria muito de ver meus colegas e amigos de Bitcoin como Andre Horta, João Canhada,Marcelo Brant, Gabriel Rhama, Andre Krutman, Safiri Felix, Marcelo Miranda, os oracles Girino e Algorista, aqui para terem a mesma experiência que estou tendo.

Dica para terminar

Eu vou voltar a guardar Bitcoin depois de alguns anos sem guardar. Porque depois de tudo que eu tenho visto aqui, a tendência é to the moon!! Não vou dizer valores porque é ridículo e irresponsável cravar algum preço, mas acredito na alta no Bitcoin para os próximos meses.

Por isso comprem e guardem os Bitcoins e fiquem de olho na relação USD/CNY BTC CHINA

Momento é de compra e comprem comigo.

Abs

Barão

--

--