O que você precisa saber sobre Bitcoin-Cash

Bitcoin Cash: O que você precisa saber

O anúncio repentino do Bitcoin Cash feito no último sábado sobre a implantação de um fork em 1º de agosto pegou muitos de surpresa, inclusive eu. Neste artigo, vou explicar o que o Bitcoin Cash (conhecido como BCC) é, como afeta você e como você deve se preparar para 1º de agosto.

O que é Bitcoin Cash?

Aqui está o anúncio do projeto no Bitcointalk.

Aqui está o site do projeto.

Retirado das Perguntas Frequentes (FAQ) no site:

O que é Bitcoin Cash?
O Bitcoin Cash é uma moeda eletrônica P2P (peer-to-peer electronic cash para a internet. É totalmente descentralizado, sem um banco central e não exige nenhum TTP (trusted third party) para operar.

O uso de “moeda eletrônica P2P”, em destaque aqui, atende a um propósito. O Bitcoin Cash tenta se tornar uma criptomoeda focada na capacidade de transação.

Por que este fork é uma surpresa?

Muitas pessoas (incluindo eu mesmo) pensaram que esse fork seria disparado apenas se o BIP148 fosse capaz de dividir a rede. Em outras palavras, muitos pensaram que o Bitcoin Cash (e seu cliente, o Bitcoin ABC) era apenas uma possível ameaça para evitar um soft fork controverso ativado pelo usuário (UASF). A Bitmain afirmou, na realidade, que o Segwit2x (conhecido como Acordo de Nova York) seria preferível:

Assim, naturalmente, quando o BIP91 (a primeira parte do Segwit2x) foi bloqueado e ativado antes do BIP148, que estava programado para 1º de agosto, a maioria considerou que isso evitaria o disparo do chamado hard fork ativado pelo usuário (UAHF).

Porém, parece que os apoiadores do Bitcoin Cash tinham outras ideias.

Por que devo me importar?

Você deve se importar porque o Bitcoin Cash é um fork permanente do Bitcoin.

Novamente, das FAQs:

O Bitcoin Cash é diferente do “Bitcoin’?
Sim. O Bitcoin Cash é a continuação do projeto do Bitcoin como moeda digital P2P. É um fork do livro-razão público, o blockchain, do Bitcoin, com regras de consenso atualizadas, que permitirá seu crescimento e expansão.

Isso significa que se você tem Bitcoin (ou seja, você controla suas próprias chaves privadas) antes do fork em 1º de agosto de 2017, 12h20 UTC, terá a mesma quantidade de Bitcoin e Bitcoin Cash depois do fork.

Antes que você pense que o BCC não tem valor, o BCC futuro é negociado a cerca de 475 USD no ViaBTC.

O que eu preciso saber?

Primeiro, você deve saber que muitos pontos de troca, incluindo o Coinbase, não estão preparados para este evento.

Novamente, das FAQs:

Se eu tenho bitcoins, terei também Bitcoin Cash automaticamente?
Sim. Como o Bitcoin Cash é um fork do livro-razão, isso significa que você terá o mesmo montante em Bitcoin Cash do que tinha em Bitcoin no momento do bloqueio do fork. No entanto, se seus Bitcoins forem armazenados por um terceiro, como um ponto de troca, por exemplo, então você deve consultá-lo sobre seu dinheiro.

Preste atenção à última sentença. Os pontos de troca ou armazenamentos externos de bitcoin podem ou não dar a você seu Bitcoin Cash. É provável que os serviços de terceiros tentarão fazer o que é certo, mas não há como saber se eles conseguirão ter tudo configurado em tempo para entregar a você o Bitcoin Cash a que tem direito.

Em segundo lugar, todos os hard forks apresentam dois riscos: duplicação e ataques “wipeout” (esvaziamento). O wipeout não representa um risco muito grande pois esse fork é permanente (há cenários em que mineradores de uma cadeia podem atacar a outra, mas isso ainda não foi presenciado). A proteção contra duplicação é fornecida como parte do lançamento do Bitcoin Cash, como explicado nas FAQs:

Como uma duplicação da transação está sendo tratada entre o blockchain novo e o antigo?
As transações usam um novo indicador SIGHASH_FORKID, que não é padrão do blockchain legado. Isso impede que as transações do Bitcoin Cash sejam duplicadas no blockchain do Bitcoin e vice-versa.

Você pode ter certeza de que, enquanto controlar suas próprias chaves privadas, você deve conseguir usar essas chaves para criar transações em qualquer uma das cadeias com segurança.

Achei que o Bitcoin tinha resolvido a expansão! Por que isso está acontecendo?

Excelente pergunta. Depois do drama da expansão dos últimos anos, finalmente fizemos progresso quando o BIP91 foi bloqueado na última quinta-feira. Embora o Segwit aumente a capacidade de transação, isso não foi feito de uma maneira que satisfaça a todos.

O BCC parece atraente para o segmento de usuários de Bitcoin que não gostam do Segwit. Como o Segwit está sendo ativado no Bitcoin, este fork oferece a essas pessoas um caminho a seguir.

Das FAQs:
Por que um fork foi necessário para criar o Bitcoin Cash?
O código de Bitcoin legado tem um limite máximo de 1MB de dados por bloco, ou cerca de 3 transações por segundo. Embora seja tecnicamente fácil aumentar este limite, a comunidade não atingiu um consenso, mesmo depois de anos de debate.

Quais recursos o Bitcoin Cash tem?

O Bitcoin Cash oferece três novos recursos. Primeiro, ele oferece um tamanho de bloco muito maior, de 8MB.

Em segundo lugar, ele oferece proteção contra duplicação e wipeout. A assinatura da transação é ligeiramente diferente e o bloco de fork tem de ser maior que 1MB.

Terceiro, oferece uma maneira de ajustar a dificuldade da prova de trabalho mais rapidamente que o intervalo de ajuste de dificuldade de bloco normal de 2016 encontrado no Bitcoin.

Do anúncio do projeto no Bitcointalk:

Regra de fork:
“Ajuste de dificuldade REQ-7 no caso de queda de taxa de hash
Caso a MTP da ponta da cadeia seja 12h ou mais depois do bloco da MTP 6 antes da ponta, a meta de prova de trabalho aumenta em um quarto, ou 25%, o que corresponde a uma redução de dificuldade de 20%.
RACIOCÍNIO: A taxa de hash que suporta a cadeia depende do preço de mercado e é difícil de prever. Para garantir que a cadeia permaneça viável em todas as situações, a dificuldade precisa ser ajustada para baixo no caso de uma queda repentina na taxa de hash.”

Em outras palavras, a dificuldade será ajustada bem rapidamente caso haja uma taxa de hash baixa.

O que isso significa para o Bitcoin?

Essa é a pergunta mais difícil de responder. Pode não significar nada, pode significar muito. Alguns pontos óbvios que agora precisamos considerar são:

  • Quem fará a mineração do Bitcoin Cash?
  • Quem terá a taxa de hash maior? Ambas as moedas usarão “double-sha256” como prova de trabalho.
  • Qual será a relação de preço?
  • Como ficarão os volumes em ambas as moedas?
  • Como a taxa de hash reagirá ao preço? Como o preço reagirá à taxa de hash?
  • Como isso afetará a parte 2x HF do Segwit2x?
  • Que cadeia as moedas que operam sobre o Bitcoin, como Omni e CounterParty, escolherão?

Conclusão

Infelizmente, o anúncio do Bitcoin Cash traz mais perguntas que respostas. Uma coisa é certa: se você quer maximizar seus títulos, é interessante tirar seus Bitcoin de serviços de terceiros e controlar suas próprias chaves privadas antes de 1º de agosto.

Fonte 
Jimmy SongBitcoin 
Developer and Entrepreneur