7 Dicas Para Planejar Uma Viagem Sem Estresse

Não importa o destino ou a duração da viagem: o processo de se preparar para uma viagem pode ser tão desgastante quanto empolgante. Dedicando tempo de antecedência para fazer um pouco de pesquisa significa conhecer um novo local sem preocupação ao invés de ficar preso em um aeroporto sem visto. Como o foco da viagem deve ser em exploração e descoberta, use esse guia passo-a-passo para planejar sua viagem sem estresse.

1. Prepare Seus Documentos de Viagem

Ver se todos seus documentos estão em ordem com pelo menos 3 meses de antecedência da data de viagem é a primeira coisa que você deveria fazer. Garantir que você tem toda documentação que você precisa é simples: ou entre no site do consulado ou embaixada do país que você pretende visitar, ou ligue para seu agente de viagem. Fatores importantes para levar em consideração são se seu passaporte está válido para o período que seu destino demanda, se um visto é necessário e se outros requerimentos são impostos, como vacinas ou convites. Também é sempre bom viajar com um seguro saúde para não ter estresse em momentos de emergência.

2. Estude Seu Destino

Você não precisa saber tudo que está acontecendo socio-politicamente e economicamente no seu destino, mas nada é pior do que pousar em Fiji no meio da temporada de tempestades por causa de falta de pesquisa. Google é um ótimo ponto de partida, e as páginas de cada cidade e país no Wikipedia possuem informações essenciais. Estude alguns fatos básicos, como língua, moeda, clima, costumes e até um pouco da situação política, de saúde e segurança (é seguro viajar para seu destino escolhido no momento?). Veja também os sites dos conselhos de turismo, além do Google Imagens e Pinterest para ter uma ideia visual de onde você irá.

3. Faça um Wish-List de Experiências

Agora que você já sabe todos os essenciais, você pode começar a planejar a parte divertida da viagem. Você pode estar tentado a chegar em Nova York ou Paris e decidir o que fazer na hora que você pousar. Esses locais tem tantas atrações que vale a pena dar uma olhada nelas e criar um wish-list de experiências com base em seus interesses, mesmo se isso significa deixar o Empire State Building e a Torre Eiffel para o último dia. Se você é um foodie, procure os melhores food trucks ou restaurantes luxuosos. Se você gosta de arte e história, veja que exposições estão acontecendo durante sua viagem.

4. Aumente Seu Campo de Pesquisa

Embora o Google seja um excelente lugar para começar, ele sempre irá focar nas maiores atrações. Encontre locais pouco conhecidos e os segredos mais bem guardados no seu destino nas mídias sociais como Instagram (procure por hashtags e locais) e Pinterest, em blogs de viagem, e até em fóruns de viagem como o TripAdvisor. Pergunte também para seus amigos e familiares, ou faça parte de grupos de viagem no Facebook e faça sua pergunta para os milhares de participantes.

5. Crie um Itinerário (Flexível)

Estabelecer um itinerário e planejar suas atividade diárias ajudará a manter sob controle todas as datas e horários importantes como voos e check-in de hotéis, além de solidificar detalhes importantes como seu aeroporto de chegada, em que local da cidade você deve ficar para estar mais próximo das atrações principais e até mesmo quanto você precisa colocar no seu orçamento de viagem. Ao mesmo tempo, gostaríamos de enfatizar que você não deve planejar cada minuto de sua viagem — é assim que o estresse surge. Deixe bastante tempo livre para explorar e desfrutar do inesperado e não planejado.

6. Arrume Sua Mala Como um Profissional

Comece a arrumar sua mala cedo, de uma maneira lógica e sem adicionar supérfluos. Escrevemos dois artigos extensos sobre o assunto: para mais informações veja os posts Como Viajar Só Com Uma Mala De Mão e Seu Guia Essencial Para Arrumar A Mala [Com Checklists!].

7. Vá Com o Fluxo

Lembre que você não precisa fazer absolutamente tudo em sua viagem. Embora seria incrível ver todos pontos de interesse e comer em todos os restaurantes de sua lista, o ponto de uma viagem é relaxar e aproveitar cada segundo, e não criar mais estresse. Saboreie o momento e o fato que você está saindo da rotina e da sua vida mundana.

O que você achou dessas 6 dicas para planejar uma viagem sem estresse? Fale para a gente nos comentários!

Para receber promoções exclusivas de viagem que só compartilhamos por e-mail, clique aqui para se cadastrar na newsletter e entre em contato conosco para planejar sua viagem!

Siga a All Planet Diaries no Bloglovin, Facebook e Instagram.

Esse post apareceu originalmente no www.allplanetdiaries.com.br.

Like what you read? Give All Planet Diaries a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.