Resenha: filme “Contatos de 4º Grau”

(The fourth kind)

(original no AdoroCinema)

★★★★1/2

Se você curte suspense/terror envolvendo fenômenos paranormais e temas afins, deve ver esse filme. Se gosta de suspense baseado em não-ficção, também deve ver. E, sobretudo, se tem estômago para assistir uma produção bastante calcada em gravações reais de um caso envolvendo supostas ações de extraterrestres, esse é pra você.

Com um alerta dado ao início pela própria Milla Jovovich (que faz a protagonista da história), no melhor estilo “acredite se quiser”, o filme mistura interpretações/simulações com muitas gravações de áudio, tomadas em vídeo feitas por câmeras policiais e gravações de uma entrevista concedida pela doutora que relata seu caso. Junto a todo esse material estão ainda vídeos captados pela médica, que gravou surtos de seus pacientes, o que só aumenta o lado “terror” da história, e deixa o filme ainda mais sinistro, como se os outros registros não fossem suficientes para tal feito (por isso é preciso certo sangue-frio para assistir sem entrar em pânico ou coisa do tipo).

Pessoalmente acho este um dos mais inquietantes filmes de suspense/terror que já vi, apesar do argumento que não deve convencer a todos — e nem todos são obrigados a levar a sério uma produção com viés ufológico, mas vai de cada um. De qualquer forma, se você não acredita em ETs ou não acha que alguns deles venham aqui para “fazer bagunça” (ou a expressão que prefira), pode valer ainda assistir, se não achar o tema simplesmente risível: as variadas gravações dão um tom bem realista (caso você não acredite nelas), e a história em si é a de um bom filme do tipo “cuidado com o monstro à espreita”. E tudo termina com um final feito para te deixar com uma pulga atrás da orelha, ou rindo ironicamente da coisa toda, a depender de seu ponto de vista