Culinária, Cervejas artesanais e a Criatividade.

…ou a trajetória do Cardamomo.

Alvaro Abreu
Aug 8, 2017 · 4 min read
Cardamomo. Planta da família do gengibre que tem essas espigas cujas sementes tem um frescor incrível

Eu gosto muito de cozinhar. E minhas receitas são muito elogiadas. Adoro fazer receitas novas, fazer coisas diferentes e seguia a direção da maioria, pegava uma receita, corria para o mercado, comprava oque precisava e ia seguindo e tal. Até que, em uma conversa informal com um colega ele disse:

Eu gosto muito de usar especiarias diferentes, então eu pego a indicação de que tal coisa fica bom com tal especiaria, compro experimento e faço. O importante é pegar a pimenta, a erva o que for e experimentar, para sentir o que e em qual intensidade aquilo irá afetar a comida.

Aquilo me marcou. Meus ensinamentos de culinária vieram da minha mãe que cozinha muito bem, aprendi com ela depois de cansar de passar fome em acampamento escoteiro. Eu fiz um ou dois workshops de culinária e nada mais. Mas cozinhar é experimentar. Experiência. Isso mudou meu jeito de criar receitas novas.

Temperos

Eu nunca gostei de temperos prontos, industrializados, então passei na medida do possível, um bom tempo, tentando experimentar os mais variados temperos e ervas culinárias disponíveis no mercado. Descobri que a versatilidade do orégano vai muito além de finalização de pizza, que manjericão é bom até em doces criei uma harmonização única de frango com alecrim e conheci o tal do Cardamomo. Uma plantinha parente do gengibre que dá umas baguinhas com um cheiro incrível, excelente para temperar carne de porco como lombo ou pernil. Tem um frescor de limão doce. Enfim, impossível descrever um gosto com precisão. Tem gosto de Cardamomo.

Eis que estamos tomando umas cervejas artesanais diferentes, quando provo uma, ao lado do mestre cervejeiro que a fez, e solto: “Hummm tem um gosto que lembra cardamomo.” — Lembro-me bem de não ter usado a expressão: Notas de cardamomo. Porque meus conhecimentos de cerveja se resumem a gosto ou não gosto (ou melhor, gosto ou só tomo gelada). O cara, dá um passo para trás, me olha e diz: Pô cara, a receita dizia que ia ter notas de cardamomo, a marca tal, que é a base dessa receita diz isso também, o guia tal de cervejas diz a mesma coisa.

Que diabos é esse cardamomo? —

Explicações a parte e mais algumas cervejas depois me vem a reflexão. Como que a gente vai poder dizer que aquilo tem gosto de limão siciliano cristalizado com notas de flor de algodão se você nunca cheirou o flor do algodão? Aliás talvez você nem saiba que algodão tem flor. Será? Tem?

Ai fazemos aquele paralelo com o mundo criativo. Como que queremos mudar o mundo se a gente continua usando o sazon da primeira pagina do google para qualquer assunto. Se não paramos pra imaginar, tentar, pensar, experimentar, buscar nossas próprias soluções?

Ouvi esses dias: Tá tão difícil parecer original! — Caraleo! tá todo mundo vendo as mesmíssimas coisas, o seu FEED (de alimentação mesmo) de cultura está nos selfies dos amigos, do que o Facebook anda escolhendo pra colocar na tua timeline, Ou em quem fez muito esforço pra te alcançar. E você?

Tá experimentando que tempero novo, pra ser original?

Tríade de Criatividade

A culinária é uma alquimia, como todos os processos de criação de algo, tem observação, tem conhecimento e tem experimentação envolvida. Então primeiro você precisa ver como as coisas funcionam, ter o olhar crítico para aquilo que se está propondo. Em segundo plano, conhecer as ferramentas, técnicas, leis e modelos aplicáveis a questão. “Aqui cabe um parenteses que quanto mais conhecimento se tem, e nas mais diversas áreas, melhor pra ti. Em tudo.”

E o terceiro passo é a experimentação. Estar testando hipóteses, falhar e recomeçar toda manhã, como rotina. E se tudo mais falhar, tente de novo.

Prove viver.

Alvaro Abreu

Written by

Micreiro, Nerd, Empreendedor, Palestrante. Escritor casual, roteirista amador. Fomentador de inovação. Facilitador de Criatividade nas organizações.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade