medarte em: https://www.instagram.com/isteef/

Teorema Universal da Bala de Banana

ou como tudo pode melhorar.

Qualquer que seja o produto ou serviço que você ou sua empresa entregue, ele pode ser melhorado.

#Paz.

Calma… Isso não quer dizer que seu produto tenha alguma falha ou problema, simplesmente ele pode ser melhor. Pegue outro exemplo: Um Smartphone é realmente um produto sensacional, mas ele poderia ter mais memória, ou mais bateria, etc… Ou seja ele poderia ser melhorado. Tá vendo? (:

Temos uma dificuldade bem grande em admitir isso, pois nossos produtos são como nossos filhos, nós semeamos, nós criamos, nós fomos aperfeiçoando. Mas sendo claro e verdadeiro conosco, ele pode ser melhor. E não há nada de errado nisso. Aliás, isso é muito, muito bom. Essa teoria, quando aplicada permite que você tenha duas visões distintas e bem claras.

A primeira e mais óbvia é que você pode fazer melhor. Ou seja existem uma coleção de melhorias a serem implementadas, há um vasto caminho para percorrer aperfeiçoando o produto e lançando novidades. “Olha! Isso que eu estou vendo atrás da sua orelha é uma inovação?” .

A segunda visão é de que se você deixar para lançar seu produto, sua ideia seu plano quando ele estiver perfeito. Nunca irá fazê-lo. Caso você esteja na etapa de desenvolvimento do seu produto, não busque a perfeição, busque o melhor possível. Regimente alguns limites, de orçamento, de tempo, de preço. Exemplo: Um iphone não pode ter muito mais de 140g (5 onças) logo, a unidade de bateria que ele possuir deve estar dentro dessas especificações.

Eu gosto de chamar de teoria da Bala de Banana, porque sempre pergunto: Tudo pode ser melhor?
E a resposta é: Sim, menos bala de banana.

A bala de banana possui dois ingredientes. Banana e Açúcar. Não precisa mais para fazer uma bala. Se você me disser, mas engorda. Claro! É uma bala. Balas diets não fazem sucesso sozinhas. Elas são consumidas por alguém que tenha restrições de comer bala. — “Alvaro, eu não gosto de bala de banana.” — Ok. Eu não disse que bala de banana é a melhor coisa do mundo. E então, nada o que eu fizer com a bala de banana, vai fazer você gostar dela, vai?

Já ouvi também: “Ah! mas dá para colocar chocolate em volta.” Opa!Epa! — Chocolate por fora, recheio por dentro é bombom. E não bala. Não Tentem…Ela tem a textura correta para ser mordida ou ser chupada sem causar danos aos seus dentes a embalagem é algo simples de se abrir o formato arredondado não possui cantos, arestas, etc. Enfim eu poderia listar várias características positivas das bala de banana. O fato é que todo o resto está aí e pode ser melhor.

Aplicação do Teorema

Na primeira visão você adquire a capacidade de aceitar que seu produto pode mais. Então você passa a buscar os aprimoramentos possíveis para o seu produto. Sempre buscando a excelência. Pode parecer utópico mas é um caminho realmente desafiador.

Na segunda visão, você tem um padrão mínimo e máximo a atingir e lança seu produto neste ínterim. Assim você sai do projeto e passa para a execução. Com a gigantesca vantagem que você terá a maior e mais incrível equipe de testes chamada: Mercado. Você terá feedback de todos os lados sobre seu produto e poderá implementar melhorias (volta na primeira visão) que você nem havia imaginado.

Café com bala de Banana — fb.com/balasantonina

Por fim a brincadeira da bala de banana é apenas para fixar isso na memória. Tenha, se for do seu agrado, um belo pote de balas de banana e/ou sempre que puder, lembre-se da teoria da bala de banana, que tudo pode ser melhor.

Saudações e muitas balas de banana.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.