Tudo que cabe na eternidade

O tempo nunca será um problema

Esse é um texto sobre ansiedade.

Por ser taxado como um cara calmo eu queria falar sobre o tema. Vou pontuar algumas coisas que me ajudam a lidar com a questão, pode ser que lhe seja útil.

Ansiedade é basicamente a frustração decorrente da tentativa de manipulação do tempo, também tem a ver com projeção, você ta sempre projetando as coisas e elas nunca acontecem, isso te impossibilita de viver as coisas que estão bem diante de ti, ae o merdeiro vai acumulando e quando tu vê a neurose tomou conta, é um ciclo.

Vamos lá. Vamos as coisas que eu considero importante.

  1. Você está cercado por circunstâncias para as quais você não foi criado;
    Você está sendo sobrecarregado, basicamente. Aqui eu queria listar algumas coisas com as quais nós temos de lidar diariamente e que não deveríamos lidar mas provavelmente alguma passaria em branco, assim sendo, você pode pensar no que tem te afligido e ponderar sobre, pode ser que você não tenha sido feito para lidar com tal pressão, é natural (e necessário) que o playstation dê uma travada. Eu diria mais: Que você estar suportando isso como você tem suportado é heroico, você tem sido mais forte do que imagina.
  2. Aceite seu limite, isso é amor próprio;
    Ninguém precisa ser forte o tempo todo, inclusive você, aceite que algumas batalhas você vai perder e isso é normal, chore, pode chorar sim, tem coisas que doem muito, deixa doer, vá além e deixe tuas marcas te constituírem, aceite o seu limite, tem coisas que fogem o teu controle.
  3. Se você assume algum tipo de espiritualidade seja sério em relação a isso;
    Espiritualidade é um item de saúde, levar espiritualidade a sério é levar a sua saúde a sério, se você crê em Jesus ou Sheeva assuma as implicações disso, avalie a sua fé e veja até que ponto ela é apenas metafórica ou não, isso pode fazer muita diferença, o ponto aqui é que o ser humano precisa de alguém (ser superior) que lhe diga quem ele é, e a ansiedade tem muito a ver com a incerteza que se tem sobre si mesmo.
  4. Compreenda os fundamentos sobre os quais você tem construído sua vida; 
    Jesus fala sobre construir um casa na areia e sobre construir um casa na pedra, ele fala que a casa da areia não resistiu as condições do tempo, ela caiu, enquanto que a casa na pedra resistiu, o que não é dito nessa história é que construir um casa na areia é um empreendimento mais rápido e mais barato enquanto que na pedra é mais custoso em todos os sentidos. A metáfora é simples: toda vez que você tentar se resolver rápido a tua casa vai cair. Se você tem um relacionamento invista tempo nele, se você tem uma vocação, um sonho, qualquer coisa, coloque sobre o fundamento certo, apesar desse nosso fetiche moderno por desempenho e rapidez vá com calma.
  5. Perdoe-se e não crie um ilusão sobre si mesmo;
    “Sou mau e isso é bom, nunca serei bom e isso não é mau. Não quero ser ninguém além de mim.” Detona Ralph (esse filme é ótimo, inclusive.)
    Talvez você tenha cometido erros, você tem suas caveira, eu sei, e quem não tem? Estranho é não ter! Lide com isso, seja franco em relação a si mesmo e acredite: está tudo bem ter defeitos, deméritos. O perdão que você estendeu a tantas pessoas estenda a si mesmo, isso vai te propor um respiro, e você está precisando.
  6. Compreenda-se como um ser integral; 
    Esse é um dos mais importantes.
    Tá osso o TCC? Tá, imagino que esteja, mas você não é apenas um universitário. Tá tenso o desemprego? Sim, demais, mas você não é só uma pessoa desempregada. Ta foda sua relação com seu namorado? Tá, eu acredito, mas você não é só uma garota com um namorado. 
    Quando você coloca uma área em detrimento de todas as outras você fragmenta a sua existência e se fragiliza, você passa a se compreender a partir das coisas que você faz tão somente, nesse ponto você vai ficar extremamente vulnerável. Aqui a ansiedade vai fazer você se definir a partir das coisas que tem dado errado.
  7. Saúde emocional não brota do nada; 
    Não creio em auto-ajuda. Acho que auto-ajuda é como uma pessoa que caiu e ta tentando se levantar sozinha, não vai levantar porque ta muito frágil, simples. Para ser saudável emocionalmente você precisa de pessoas emocionalmente saudáveis, pessoas mais maduras que você, que passaram pelo tempo que você tem passado, você precisa de referências, boas referências, gente que tá indo pra frente. Relacionamentos danosos corte pela raiz, não negocie isso, é sua saúde que está em jogo.
  8. Talvez seu caso seja clínico, se assim o ser, lide com ele de maneira clínica; 
    Aqui é um ponto que não posso adentrar muito, mas o fato é que todos estamos sujeitos, somos humanos, temos um estrutura biológica e ela pode entrar em desajuste, se assim o for precisaremos de ferramentas para ajusta-la novamente, a ferramenta certa, nesse caso é a terapia.
    Não tem problema nenhum fazer terapia, você nunca será menos se por um acaso recorrer a um terapeuta ou psicologo, eu inclusive acho muito sensato.
  9. A Eternidade; 
    Por fim a eternidade.
    Eu me pego pensando as vezes em tudo que cabe na eternidade e na eternidade cabe todas as minhas vontades, todos os meus sonhos. Isso tem a ver com a minha fé, eu creio na eternidade e está tudo bem não conquistar tudo que eu quero agora, eu tenho todo o tempo do mundo, definitivamente. Até lá eu vou colecionando minhas marcas e compreendendo meu tempo. Eu também creio que as pessoas a minha volta tem a eternidade inteira pela frente, por isso não as pressiono, deixa o tempo fazer tudo que ele tem que fazer: construir o fundamento certo em nós, proporcionar perdão, gerar a compreensão certa, ensinar nossos limites, fazer de nós tudo aquilo que nascemos para ser.

-

Esses são os pontos que eu considero importantes e que me ajudam a não pirar, talvez você se identifique ou não, todos eles estão abertos a discussão e podem ser revistos, até aqui eles fazem muito sentido. Se você leu esse texto e tem tido de lidar com a questão da ansiedade e quer conversar sobre, fique a vontade, eu me disponibilizo de alguma forma.

Muito obrigado e espero, de verdade, ter sido útil de alguma forma.

Beijo bb ❤