Há vida para startups fora dos grandes centros?

Se você já é um empreendedor sabe que não é fácil para ninguém empreender no Brasil, e que não param de surgir grandes startups o tempo todo. Além dos grandes cases de sucesso dos grandes centros metropolitanos, há também muitos desbravadores fora do eixo Rio-São Paulo, afinal estamos em um país de mais de 8 mil km2, ou você ainda acredita que existe limitação geográfica para se criar um negócio?

Existem muitas startups de sucesso fora dos grandes centros, então se você ainda não começou seu negócio por ter medo de não estar dentro do grande hub de startups, não se preocupe! Isso não deve ser problema para você!

O seu negócio pode sim mudar a vida de milhares de pessoas ou ajudar empresas com soluções inovadoras e não importa onde você esteja, seja no Acre, Mato Grosso, Paraná, Nordeste ou até mesmo em uma ilha.

Veja alguns exemplos de startups de sucesso:

Mato Grosso do Sul: A startup Portal Educação fundada pelo empresário Ricardo Nantes, foi vendida recentemente para o grupo Uol.

Santa Catarina: A Axado, que trabalha com logística, foi vendida para Mercado Livre por R$ 26 milhões.

Alagoas: A startup Hand Talk, tem o objetivo de levar inclusão social a deficientes auditivos, ganhou um concurso promovido pela ONU como melhor aplicativo do mundo em 2013.

Espirito Santo: A Picpay facilita a vida de quem deseja enviar ou receber dinheiro de forma fácil via celular de forma totalmente gratuita.

Amazonas: Enviar recomendações personalizadas aos consumidores das lojas online é tarefa da manauara Neemu, por onde atualmente passam mais de 30% de todas as operações do e-commerce nacional. A empresa foi vendida para a Linx em 2015 por R$ 55,5 milhões.

E aí você me pergunta, é só sombra e água fresca e um rio de maravilhas? Claro que não! Todo mundo vai ter dificuldades para empreender, e para quem está no interior, a falta de networking, mão de obra qualificada (em grande quantidade), falta de eventos direcionados e a até mesmo a dificuldade para se negociar com possíveis clientes para um negócio B2B são algumas das barreiras a serem enfrentadas. E se a sua empresa estiver no estágio de captação de recursos (capital de risco), falar com possíveis investidores pode se tornar um problema.

Em contrapartida existem facilidades que podem ser motores para os empreendedores interessados em criar sua startup no interior como: menor custo de vida e operacional (menor custo de aluguel para escritórios e moradia) e melhor qualidade de vida.

Cabe a você decidir desbravar ou não com sua ideia. Analise bem os prós e contras e saiba que empreender vale a pena, não importa o cenário que se apresente a sua frente. A sua paixão, garra e resiliência poderão contornar qualquer dificuldade ou limitação. Acredite!

Fonte: http://startupi.com.br/2016/07/ha-vida-para-startups-fora-dos-grandes-centros/