Udacity

Como se tornar um profissional de marketing digital

A Startup do Vale do Silício — Udacity — da área de educação, já era conhecida na área de TI pelos seus nanodegrees: uma espécie de mini graduação destinada a formar pessoas de acordo com as necessidades do mercado de tecnologia.

O curso Nanodegree Marketing Digital iniciou no dia 10 de abril no Brasil, uma área abrangente com muita demanda de mão de obra qualificada.

O curso é novíssimo e oferece um programa de especialização online em Marketing Digital, em colaboração com líderes desta indústria como Google, Facebook, HubSpot, Hootsuite, Moz e MailChimp. Graduados neste programa apresentam uma valiosa compreensão das principais estratégias, técnicas e ferramentas de marketing digital. O Nanodegree é um curso online com duração de três meses.

A parceria do curso com os principais players do mercado, o nome poderoso na indústria aliado a uma campanha agressiva de divulgação, mexeu com muita gente. O curso continua sendo muito divulgado e dezenas de pessoas perguntam se ele realmente vale a pena. Eu fui uma das que entraram em abril e abaixo conto um pouco dessa experiência.

Campanhas reais

Durante o Nanodegree, você desenvolverá oito projetos, colocando em prática tudo que aprendeu. Todo projeto que você realizar será revisado por especialistas em marketing digital para que você tenha certeza de que está absorvendo tudo que este programa oferece.

Um dos diferenciais do Nanodegree é que em alguns projetos, você colocará anúncios reais no ar como: Facebook Ads e Google Adwords Search e Display. Seu anúncio veiculará para consumidores de verdade e você conseguirá entender a conversão de cada campanha gerada.

Ao final do Nanodegree, você terá um portfólio de projetos completo para mostrar ao mercado todas suas habilidades.

Pontos fortes do Nanodegree

A vantagem do nanodegree da Udacity é ser abrangente, rápido e didático. Ele passa pelos principais pilares do marketing digital desde marketing de conteúdo, social media, SEO, SEM, email marketing, campanhas de display e outros. É um curso redondo e que vai dar ao aluno uma visão geral das boas práticas do mercado.

A dinâmica funciona assim: são nove módulos e cada módulo tem uma série de vídeos curtos, diretos, com exemplos e dicas de ferramentas para facilitar o trabalho. Todas as aulas são concluídas com um breve questionário que testa a compreensão do conteúdo. Cada seção do Nanodegree é seguida por um projeto hands-on que envolve curar conteúdo e executar campanhas próprias.

Todos os instrutores possuem experiência significativa na indústria. Os revisores fornecem críticas construtivas de todas as atividades, incluindo muitas dicas para melhorias e sugerindo várias abordagens para desconstruir um determinado problema e caso não tenha cumprido algum requisito, a indicação para refazê-lo.

Melhorar para vencer. Sempre!

Inicialmente eles davam 24h para fazer essa revisão. Os meus primeiros projetos que entreguei, chegaram a demorar mais de 2 semanas no processo de revisão da Udacity.

A startup fala que está cadastrando mais revisores de projetos para acelerar o processo. Verdade! O último projeto que enviei foi revisado em um prazo de 2 dias.

Houve a promessa de que os alunos teriam acesso a mentores que ajudariam com dúvidas no decorrer do curso. Isso não foi cumprido nas turmas que abriram no Brasil.

O que há é um grupo no Slack, o canal oficial de comunicação entre a startup e os alunos e um grupo no WhatsApp que nos dá acesso aos coordenadores do curso no país. Eles fazem o meio campo entre os alunos e a empresa. Nos grupos, os alunos tiram dúvidas entre eles.

E aí, é melhor fazer ou não?

Os erros do curso, aliás, são típicos de produtos recém lançados. Como toda startup, é necessário lançar, iterar e melhorar, continuamente. Acredito ser esse o estágio atual do curso para o Brasil.

Estou certa de que todo investimento que fiz valeu cada centavo. O networking através dos grupos da Udacity não tem preço e a estruturação do curso, didática, ferramentas e contato com profissionais do Brasil e do mundo.

Além disso, você vai sair com um punhado de projetos prontos para o portfólio.

Giphy

Os alunos que completam com êxito todos os requisitos do programa recebem seu Certificado Nanodegree. Esse é o meu!

Certificado Nanodegree em Marketing Digital

E aí, qual foi a sua experiência? Ainda tem dúvidas se vai participar ou não do nanodegree?

Vamos Interagir! Fique a vontade para comentar, curtir e divulgar o post para que mais pessoas possam ler :)