Para saber mais — Stanley Kubrick

No segundo post do “Para saber mais”, vamos falar sobre Stanley Kubrick! Grande parte dos seus filmes são adaptações de livros ou contos, é constantemente lembrado pelo realismo cinematográfico, longas tomadas e uso de músicas que influenciam diretamente na experiência do espectador.

  1. Laranja Mecânica (1971)

Adaptação do livro, de mesmo nome, de Anthony Burgess (1962), o longa retrata a história de quatro “amigos”, nem tão amigos assim.

É um filme futurista adaptado em Londres, onde Alex DeLarge apronta as maiores ultra-violências. Uma noite após beber um leite adulterado com os seus três amigos, eles partem para uma jornada regada à sexo, drogas, violência e Bethoven (o compositor favorito do personagem principal).

Sem muitos spoilers, a produção é forte para se assistir. Se você tem estômago fraco para violência e cenas perturbadoras, não é o filme mais indicado do diretor para você.

Vale a experiência, a fotografia do filme faz você se sentir em uma atmosfera completamente diferente do normal.

Ultra-Violence: termo usado constante no filme, para reafirmar as brutalidades cometidas.

Spoiler: quando alguém acaba contando alguma parte importante do filme ou livro.

  1. De Olhos bem Fechados (1999)

O drama erótico também baseado em um livro, chamado Rhapsody: A Dream Novel do autor Artur Schitzler (1926). Conta as aventuras sexuais do médico Dr. Bill Harford, que fica chocada ao ouvir uma confissão de sua mulher Alice.

Todo o filme se baseia na sexualidade, descoberta de novos desejos e fetiches. Bill embarca em uma jornada com uma sociedade secreta, que envolve muitos mistérios e liberdade sexual para todos os membros.

Os papeis principais interpretados por Tom Cruise e Nicole Kidman são extremamente complexos (personagens com uma carga emocional pesada) e muito atuais também. Onde assuntos como traição, frigidez entre casais e desejos aprisionados são colocados em pauta.

  1. O Iluminado (1980)

Provavelmente o filme mais famoso do autor, não poderia ficar de fora. Dessa vez, o terror psicológico baseado no livro de Stephen King (1977), ganha vida no Overlook Hotel, localizado em uma montanha cercada por muita neve.

Jack Torrance (Jack Nicholson) é contratado para “cuidar” do hotel no período da neve, quando nenhum hóspede fica. O personagem principal leva a sua família, noiva e filho para desfrutar do lugar.

Alguns acontecimentos envolvendo seu filho tornam o filme extremamente assustador e interessante. Uma doença causa pelo isolamento total da sociedade atinge um dos membros da família e muitos fantasmas ao longo de duas horas de filme.

Se você gosta de filmes cheios de mistério até a última cena, O Iluminado é perfeito, desfrute de um dos filmes mais bonitos (em termos de fotografia e cenário), do cinema britânico.

Depois dessas três dicas, é só pegar a pipoca e sentar no sofá. Você não vai se arrepender!

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Amanda Amora’s story.