30 coisas que aprendi depois dos 30

  1. O TEMPO PASSA: Não temos controle sobre o tempo, e ele passa sim rápido demais, portanto precisamos aproveitar.

2. ABRA MÃO DO CONTROLE: Aprendi que fora o que eu faço e como eu respondo ao mundo ao meu redor eu não controlo porcaria nenhuma, e reconhecer isso FOI libertador.

3. PAIS E MÃES NÃO SABEM TUDO: Quando passamos dos 30 não da mais para negar que somos adultos, e mesmo assim não temos todas as respostas, com isso passamos a enxergar nos nossos pais seres humanos, que também não tem todas as respostas, mas que estão aqui tentando fazer o melhor possível errando e aprendendo pelo caminho.

4. TODO MUNDO PRECISA DE TERAPIA: Desculpa, mas é verdade.

5. A VIDA NÃO É UMA LISTA DE COMPRAS: Não deixe que te cobrem um roteiro do que sua vida deveria ser, ela é sua.

6. A VIDA SO EXISTE NO HOJE: O passado já foi, e o futuro nem sei se vai chegar, portanto vida mesmo, só existe agora.

7. MOMENTOS VALEM MAIS QUE COISAS: Lembranças valem mais que tudo.

8. TUDO É ENERGIA E VIBRAÇÃO: Pode soar clichê, mas tudo vibra, todas as coisas, eu e você e com isso a gente aprende quem nem tudo e nem todos vibram na mesma frequência portanto é importante reconhecer isso e conviver com pessoas que te façam bem.

9. NÃO TEM PROBLEMA NÃO SER AMIGO DE QUEM VOCÊ ERA A 10 ANOS ATRAS: As pessoas mudam, as vezes se aproximam e as vezes se distanciam, não a nada errado com isso.

10. ESPIRITUALIDADE NÃO TEM NADA A VER COM RELIGIÃO: é necessário saber no que acreditamos e no que não acreditamos e isso não significa seguir uma crença, espiritualidade é algo pessoal que vem de dentro.

11. MEDITAR NÃO É SOMENTE PARA HIPPIES OU BUDISTAS

12. CONHECIMENTO NÃO É SINAL DE SABEDORIA: Com o passar da idade você vai conhecendo pessoas que aparentemente sabem muito, são quase uma enciclopédia ambulante, mas não existe ali, vivencia ou experiencia.

13. NÃO TER VEGONHA DE DIZER EU TE AMO: Se você ama, diga, ao amigo, ao cachorro, a família, a quem for.

14. NÃO ESPERAR DOS OUTROS A MESMA ATITUDE QUE VOCÊ TERIA: Achar que as outras pessoas deveriam agir, pensar, reagir como você é a formula para frustração, o que o outro faz está fora do seu controle.

15. SUA CASA É O LUGAR MAIS SAGRADO DO MUNDO

16. SE IMPORTE COM O MUNDO: se importar com o futuro da humanidade, se preocupar com a política, combater o machismo, reciclar, querer ser melhor para que o mundo seja melhor.

17. PENSAMENTOS MENTEM: nem tudo que sua mente te diz é verdade, na verdade muitas coisas são mentiras, com a idade você aprende a diferencia a voz que sabota da voz que te apoia.

18. A VIDA É FEITA DE CICLOS: Na natureza tudo é cíclico portanto na nossa vida não é diferente. Reconheça os ciclos e se alinhe a eles. Perceba como sua energia e disposição mudam a cada fase da lua, em cada estação, em cada época do ano, em cada período do dia.

19. NÃO MINTA PARA SI MESMO: Mentir já é péssimo, mentir para si mesmo é imperdoável.

20. REDESCUBRA A NATUREZA: tanto o corpo quanto a mente precisam estar em contato com a natureza, colocar o pé na terra, tomar um banho de cachoeira, tudo isso nos conecta com o agora, com a vida e com o universo.

21. SEJA MAIS POLIANA: aprendi que reclamar nunca me leva a nada, e tentar ver o lado bom das coisas realmente facilita a vida.

22. TUDO PASSA: Os melhores dias acabam, e os piores também.

23. CUIDE DO CORPO: Precisamos do corpo, estamos aqui através dele, portando é necessário cuidar dela, para que ele possa servir seu proposito por muito tempo.

24. DE TUDO SE PODE TIRAR LIÇÃO: Dos erros, dos acertos, dos problemas, tudo!

25. ORGULHO NÃO SERVE DE NADA: Estar bem muitas vezes é melhor que estar certo.

26. TUDO É EQUILIBRIO: Se você esta radical com algo, seja dieta ou opinião, é porque provavelmente passou do ponto.

27. PESSOAS COM QUEM SE PODEM CONVERSAR VALEM OURO

28. VOCÊ É MUITO MAIS DO QUE APARENTA: Nós somos muito mais que a nossa aparência, nossos pertences, nossas carreiras ou status sociais, a verdade é que nem nos mesmos sabemos quem somos, ainda estamos a procura.

29. TUDO NA VIDA SÃO ESCOLHAS E PRIORIDADES. Muitas vezes para se manter os boletos em dias é necessário não sair, para poder viajar é preciso economizar, pare se ler é preciso desligar o Netflix. Tudo na vida são escolhas e consequências.

30. SEJA GRATO: seja grato, agradeça, a deus, a si mesmo, ao universo, a buda ou yemanja, mas pratique a gratidão.