O design das inteligencias artificiais nos animes

Amanda Neves
4 min readApr 17, 2018

--

Não é de hoje que inteligencia artificial é retratada nos animes como parte da realidade, com visual Sci-fi em universos futuristas. Por mais que esses animes tenham uma abordagem “high fantasy” algumas ideias são bem próximas da realidade que estamos inseridos, como por exemplo as A.I. e toda sua preocupação com o design: forma, estética e função.

Em Ergo Proxy as inteligencias artificiais são chamadas de “Autoreiv” possuem três modelos diferentes com propostas diferentes, veja abaixo:

Companion: Os modelos Companion fornecem, como seu nome sugere, companheirismo ao seu mestre ou mestres, geralmente são feitos de forma mais fiel a imagem de uma pessoa.

Entourage: Os modelos entourage funcionam como assistentes pessoais e guarda-costas para seus mestres, tanto que sua forma é um pouco mais robusta e seu visual não tao orgânico como os modelos de “Autoreiv Companion”.

Knights: Os Knights são unidades projetadas especificamente para combate, com seu visual baseado em cavaleiros medievais.

Com isso vemos que cada modelo possui uma proposta diferente da outra, que reflete em sua estética e funcionamento.

Continuando com essa ideia de A.I. e seu design, temos alguns exemplos em Ghost in the Shell (filme) e Ghost in the Shell Stand Alone Complex (anime), um deles são as populares Gueixas que estão presentes tanto no anime como no filme, que aparecem no primeiro episodio do anime totalmente fora de controle colocando em perigo a vida de seus clientes.

Dá para notar que os dois designs foram feitos com propósitos diferentes, as queixas do anime apresentam a mesma ideia de vestimenta do filme porem, com seu visual mais orgânico e delicado, já no filme a proposta muda trazendo um visual mais assustador para a gueixa e mais mecânica que a anterior, com seus olhos vazios e falta de expressividade.

Outro exemplo temos os “Tachikomas”, AI que aparecem exclusivamente em Ghost in the Shell: Stand Alone Complex. Eles são melhor descritos como um “veículo de combate multi-leg tipo spider equipado com inteligência artificial”, possuindo a capacidade de atuar como unidades de transporte pessoal e plataformas de armas móveis. Seu design sugere mais mobilidade, poder de fogo e resistência.

Tendo todas esses modelos de A.I. em mente podemos notar que isso não está tao longe de se tornar cada vez mais comum em um futuro próximo. Já existem muitas A.I. que já foram criadas e estão sendo aprimoradas ate hoje, muitas delas não possuem forma fisica como Siri e Cortana, mas a tendencia é que isso se aprimore cada vez mais, e quem sabe um dia não teremos um amiguinho parecido com a “Autoreiv Companion” de Ergo Proxy!

--

--