O dia em que meu mundo parou de girar mas a Terra continuou rodando

Sempre que Ernesto chegava em casa, a alegria aparecia, como quando a gente põe uma música animada pra tocar em uma sala vazia e sem vida. No dia em que Ernesto se foi, a casa ficou em silêncio enquanto minha mente gritava "acabou". Meu corpo chacoalhava e tremia em meio ao choro e soluços que eu tinha, mas não ouvia. Era uma dança frenética, que só parou quando Suzana, minha filha, começou a copiar. Olhei para a pequena, que lembrava o tempo todo o quanto o adeus de Ernesto seria difícil de suportar; ela herdara o rosto do pai, só o pequeno sinal abaixo do olho direito era trabalho meu. Minha filha ainda não entendia que nunca mais ganharia presentes inesperados do papai. Mal sabia que, a cada ano, o dia dos pais carregaria muitas memórias, mas somente a minha presença. Aquela inocência do não-saber no olhar da criança era tão real que eu desejei roubar para mim, mesmo que por alguns instantes. Tudo o que eu queria era expulsar o peso que se instalou no meu peito desde o momento em que a notícia chegou. Minha mãe disse que era assim mesmo. Que com o papai foi a mesma coisa, mas que aos poucos a gente ia ficando leve de novo. Eu duvidei. Se eu algum dia ficasse mais leve que isso, usaria a mesma letra escarlate que Hester usou dia após dia, foi meu juramento.
Dez anos depois, aqui estou eu, no 12° aniversário de Suzana, uma festa à fantasia, vestida de Hester só por uma noite. O peso se foi. Me perdoei por quebrar a promessa feita em um momento de desculpável loucura. Mesmo após muitos anos, Suzana faz mil perguntas sobre o pai e eu adoro contar a ela tudo o que vivemos. Contar nossa história é a minha forma de nunca deixar esquecer o único homem que me fez dançar sem música.


Esse texto é um exercício, já que eu nunca tive um marido, nem filha, e muito menos tive algum Ernesto ou Suzana na minha vida.

Like what you read? Give Amanda Paixão a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.