A Indústria Cultural e a comunicação

Amanda Santos
Aug 23, 2017 · 3 min read

Adorno e Horkheimer, estudiosos da Escola de Frankfurt e de inclinação marxista, referem-se aos meios de comunicação de massa como uma forma de alienação do proletariado no capítulo sobre indústria cultural de sua obra mais conhecida, a Dialética do Esclarecimento. De acordo com o que defendiam, a burguesia, detentora do monopólio midiático, utilizaria as mídias “de massa” para controlar a massa de acordo com seus ideais e suas necessidades. O processo comunicacional em questão seria usado para manipular as classes mais baixas da sociedade, que em tese não teriam posicionamento crítico em relação às informações que recebiam pelas mídias e acabariam reproduzindo o mesmo discurso padronizado que só serviria para manter o status quo social. De acordo com os próprios autores, “o terreno no qual a técnica conquista seu poder sobre a sociedade é o poder que os economicamente mais fortes exercem sobre a sociedade. A racionalidade técnica hoje é a racionalidade da própria dominação.”

Dessa forma, elementos culturais que antes eram vistos como arte e que deveriam impulsionar um pensamento crítico a respeito da sociedade passam a ser vistos apenas como um negócio — uma indústria cultural, de fato. Como afirmou Rodrigo Duarte, em seu comentário sobre a Dialética do Esclarecimento, “a indústria cultural é, antes de tudo, um negócio que tem seu sucesso condicionado a empréstimos e fusões da cultura, da arte e da distração, subordinando-se totalmente às já mencionadas finalidades de lucro e de obtenção de conformidade ao status quo.” Essa indústria produziria bens de cultura populares como se fossem mercadorias e estratégia de controle social das massas. Os dois teóricos frankfurtianos justificam isso ao afirmar que “o espectador não deve ter necessidade de nenhum pensamento próprio, o produto prescreve toda reação”.

Embora pesquisas posteriores tenham demonstrado que os receptores não são tão passivos assim (e, embora alguns realmente não tenham posicionamento crítico, o mesmo não pode ser dito sobre todos os outros receptores), a teoria feita por Adorno e Horkheimer faz muito sentido, principalmente numa sociedade onde a desigualdade entre as classes é grande e o controle da mídia está nas mãos da classe mais alta, que tem acesso a outras formas de cultura mais “elitizadas”, enquanto as classes mais baixas só têm acesso ao que lhes é oferecido pela indústria cultural e acabam perpetuando os mesmos valores. Apesar de não ser manipulado, o receptor é altamente influenciado pela mídia em geral.

O modelo proposto pelos estudiosos da Escola de Frankfurt pode se assemelhar à Teoria Hipodérmica, uma vez que a segunda acreditava que o receptor era completamente passivo às informações que recebia e não tinha capacidade de ter um posicionamento crítico em relação ao que lhe era fornecido. A Teoria Crítica formulada pela Escola de Frankfurt também pode ser relacionada com a Teoria Funcionalista, uma vez que a segunda estuda o papel da mídia na sociedade e a primeira acredita que o papel da mídia é a alienação das classes mais baixas pelas classes mais altas. As três teorias, entretanto, são consideradas ultrapassadas nos dias de hoje, mas são extremamente importantes para o estudo dos efeitos da comunicação na sociedade.

O conceito de Indústria Cultural nos fornece uma crítica importante em relação à sociedade capitalista — de que tudo se torna um produto e é comercializado. Essa visão dita marxista é de extrema importância não apenas ao analisar a influência dos meios de comunicação sobre as massas, mas também o contexto social em que vivemos.

)

Amanda Santos

Written by

publicitária. escrevo por paixão. linkedin.com/in/amandapsnt

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade