Atualizando a versão do PHP no OSX 10.10

Ou como o Google e meu inglês me ajudaram

Procurando hoje como atualizar a versão do PHP do Yosemite na internet, encontrei uma forma que não precisa recorrer ao Homebrew nem instalar manualmente.

Nas andanças do Google e do stackoverflow achei um post que me levou ao site que resolveu meu problema: http://php-osx.liip.ch/.

Assim, para ajudar outras pessoas que estejam com o mesmo problema que eu estava e que não possuem tanta “malemolência” no inglês (rs), fiz esse texto traduzido e resumido do que fazer.

O primeiro passo é executar no terminal o seguinte comando:
curl -s http://php-osx.liip.ch/install.sh | bash -s 5.6

Com esse comando ele irá pedir sua senha de super-usuário para instalar um packager em /usr/local/packer e o PHP em /usr/local/php5 (no caso a última versão estável do momento, a 5.6). Eles afirmam que não farão nada demais com essa permissão ☺

O segundo passo é ajustar o PATH para que o PHP usado pelo sistema seja o que acabamos de instalar e não o que vem com o Yosemite, colocando a seguinte linha no .bashrc (ou .zshrc se usar oh-my-zsh):
export PATH=/usr/local/php5/bin:$PATH

Uma vez feito esse procedimento, reabra o terminal e digite php -v para confirmar que a versão que o sistema irá usar será a 5.6 e não mais a do Yosemite. No caso, ele não sobreescreve o PHP do Yosemite, mas sim instala a nova versão em /usr/local/php5/bin/php e prioriza esta através do segundo passo que demos.

O terceiro passo é modificar os valores do php.ini, como o default timezone, para o que você quiser, através do seguinte arquivo:
/usr/local/php5/php.d/99-liip-developer.ini

Esse arquivo pode (e deve) ser alterado para suas necessidades, já que ele sobrescreve o php.ini com valores passados por default. O php.ini já vem configurado com as “melhores práticas” e esse arquivo personalizado ajuda a modificar os valores que mais mudamos no php.ini, sem a necessidade de alterá-lo diretamente.

Por último, a opção de desinstalar caso se arrependa.
Modifique no arquivo /etc/apache2/httpd.conf
de:
LoadModule php5_module /usr/local/php5/libphp5.so
para:
LoadModule php5_module libexec/apache2/libphp5.so

Também delete o arquivo +php-osx.conf e +entropy-php.conf em /etc/apache2/other e opcionalmente remova /usr/local/php5-* e é isso!

Qualquer dúvida a mais pergunte aqui ou acesse o github deste projeto OpenSource e abra uma issue.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Amanda Santana’s story.