Letter of Intent: Ready to impact billions of lives!

Olá, time J&J! Meu nome é Amanda de Freitas Mendes Vieira, sou paulistana, tenho 25 anos e sou formada em Engenharia Química pela UNICAMP. Sou filha do meio, com um irmão mais velho e um irmão mais novo bem diferentes entre si. Já meu pai e minha mãe são pessoas que eu admiro muito, sempre focaram nos meus estudos, se sacrificaram para eu estudar numa das melhores escolas de São Paulo e ter o privilégio de fazer curso de inglês desde cedo. Outro ponto super importante foi a motivação para o esporte. Acho que eu já fiz de tudo: natação, corrida, dança, vôlei, futebol, e pude aprender na prática competências como disciplina, dedicação e trabalho em equipe.

E graças ao apoio deles, alcancei algumas realizações muito importantes na minha vida: aos 13 anos, fui convidada para ingressar no currículo bilíngue do colégio, que desenvolveu minha criatividade e meu pensamento interdisciplinar, muito valorizados na cultura alemã. Logo em seguida, conquistei uma vaga na UNICAMP, onde além de toda teoria em sala de aula, pude dedicar tempo a atividades extracurriculares como Atlética, que me permitiu trabalhar com uma diversidade de alunos em eventos e competições, Empresa Júnior, onde tive o primeiro contato com várias ferramentas de gestão e ambiente empresarial, e por fim, Iniciação Científica, onde aperfeiçoei meu planejamento para obtenção e análise de dados.

Esse foi apenas o começo de muitas mudanças marcantes na minha vida. Primeiro, a saída de casa, morar com pessoas desconhecidas, dividir tarefas, gerenciar gastos e conflitos interpessoais. Quatro anos depois, um desafio ainda maior: deixar o país para um intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras na Alemanha durante um ano e meio. Lá tive a chance de conhecer uma diversidade de pessoas de países e culturas variados. E para fechar com chave de ouro, tive a oportunidade de estagiar na multinacional Unilever, e passei por situações nas quais tive de superar as barreiras linguísticas e culturais, trazendo pra o resto da vida o ensinamento de que a comunicação mais efetiva se dá na linguagem e contexto do seu interlocutor (e até gestos e mímica estão valendo!). Esta experiência ajudou a melhorar minha adaptabilidade em ambientes fora da minha zona de conforto e hoje ser capaz de me integrar facilmente em novas áreas e equipes.

Voltando para o Brasil, entrei como estagiária na Ambev e fui logo efetivada como Analista de Controle, mapeando as vulnerabilidade do processo logístico e minimizando perdas. Minha visão de riscos se aperfeiçoou ainda mais ao entrar como trainee de Auditoria no Itaú e ser designada com desafios dos mais variados temas e tendências: partindo de Analytics, Centralidade no Cliente, até Auditoria da Cultura Organizacional e Diversidade. Alguns feedbacks recebidos durante esses projetos incluíam alguns comportamentos destaque, como colaboração, comunicação assertiva e atitude de dono, com os quais eu me identifico muito! Porém, o mais gratificante foi ter sido chamada de “purple person” pelo meu Diretor, que eu acredito que se relaciona com o rápido entendimento e pensamento analítico estruturado, misturando conhecimentos de várias áreas de forma lógica e prática.

E como a vida não é só feita de trabalho, gosto de equilibrar bastante meu tempo livre para encaixar aquelas atividade que também me trazem prazer. Adoro esportes em equipe no geral, mas sou apaixonada por vôlei, jogo em uma equipe e participamos juntas de competições. Em outros momentos prefiro alguma modalidade individual, para concentrar em meu corpo e mente, como é o caso da corrida e meditação. Também uso o meu tempo para retribuir para a sociendade uma das sortes que tive, logo sou professora voluntária de inglês em uma ONG, que além de me proporcionar uma satisfação enorme de fazer a diferença no futuro de meus alunos, também me ajuda a melhorar a habilidade de falar em público, além de treinar e revisitar o idioma.

Até agora, acredito que tenha falado bastante sobre mim, sobre as experiências que me tornaram quem eu sou hoje e que estão diretamente ligadas ao meu propósito de vida, que é retribuir e compartilhar os conhecimentos que tive, facilitando, agregando valor e fazendo parte da jornada das pessoas. Como Trainee da J&J espero fazer parte da jornada dos nossos clientes, entendendo suas necessidade e objetivos, para assim propor soluções de alta qualidade que se adaptem a suas particularidades e que agreguem valor a suas vidas pessoais e profissionais, fortalecendo sua confiança pela produtos e serviços da empresa. E isso começa de dentro pra fora, quando todos os colaboradores têm uma missão em comum. Por isso, acredito estar preparada para ser uma Trainee da J&J e liderar pelo exemplo todos para a mesma direção, proporcionando mais diversidade no ambiente de trabalho, sendo desafiada diariamente e recebendo abertura para sugerir melhorias ou apontar riscos, sempre equilibrando vida pessoal e profissional.

Um pouquinho das minhas experiências registradas aqui!