1ª Edição do Rails Girls em Sorocaba — 2 dias de muito aprendizado, inspiração e emoção

20 participantes, 6 mentoras, 4 organizadoras = ❤

Nesta sexta-feira (23/06) e sábado (24/06) aconteceu a primeira edição do Rails Girls Sorocaba, um evento de garotas para garotas e da comunidade para a comunidade que tem como objetivo introduzir e motivar mulheres de todas as idades na área de tecnologia.

O Rails Girls Sorocaba 2017 contou com 5 palestras incríveis, 1 hora de lightning talks e um super workshop de Ruby e Ruby on Rails, foram 2 dias de evento, 4 organizadoras, 20 mulheres dispostas a aprender sobre tecnologia e 6 mentoras dispostas a tirar todas as dúvidas e tornar a primeira experiência de desenvolvimento de software das participantes incrível.

Credenciamento

Nossos crachás ❤

Depois de tudo arrumado, esperamos as participantes e as mentoras chegarem.

Ficamos com muito medo que a taxa de evasão de fosse alta, pois houve greve dos motoristas de ônibus em Sorocaba, mas felizmente as meninas foram chegando e foi ficando tudo bem.

Nosso público foi muito diverso, tivemos mulheres de todas as idades e com vários backgrounds diferentes, meninas que estavam decidindo qual carreira seguir, meninas que estavam no começo dos cursos de tecnologia, mulheres que já são da área e estão tentando migrar para desenvolvimento e mulheres de áreas totalmente diferentes, como: medicina, pedagogia e biologia.

Meninas se acomodando e esperando o Rails Girls começar ❤

Todas as participantes e mentoras receberam no credenciamento: a camiseta, sticker, credencial do evento e um bombonzinho com uma mensagem especial da organização para as mentoras e para as participantes.

Bombonzinhos com mensagens especiais para as participantes e para as mentoras, tinha uma mensagem para as mentoras e outra para as participantes ❤

Abertura

Primeiramente fizemos a apresentação da organização, depois cada participante e cada mentora se apresentou, assim criamos um clima agradável e acolhedor para todas que estavam presentes.

Apresentamos o Rails Girls para as meninas, o motivo do evento acontecer, falamos dos nossos objetivos e de gap de gênero na tecnologia.

Abertura e apresentações ❤

Após as apresentações nós propomos uma dinâmica onde as meninas escreveram em post-its como elas usariam a tecnologia para resolver problemas do seu dia-a-dia e depois encorajamos elas a durante o evento extrair aprendizados para que elas possam tornar essa ideia realidade.

Foi muito interessante ler as ideias das meninas e perceber a diversidade e criatividade nas respostas, tinham ideias relacionadas à saúde, compras, educação e segurança.

Os post-its foram colados na parede de modo que elas se lembrassem de extrair os aprendizados durante o evento ❤

Carreira em TI é só programação? Carreira, mercado e como começar

Essa foi a primeira palestra do evento, ministrada pela Viviane Bonadia, mestranda em inteligência artificial pela USP e pela Miriam Yumi, Analista de Desenvolvimento de Software no Fit.
A Viviane e a Miriam falaram sobre como entrar na área de tecnologia através de ensino técnico e superior na área de computação, algumas das principais trilhas que existem na área de computação e cursos livres e online onde as meninas podem experimentar um pouco de cada área.

Foi uma palestra muito esclarecedora, cheia de informação e inspiradora, os slides podem ser vistos aqui.

Pizza Time!

Jantamos pizza na sexta-feira ao som de uma playlist colaborativa montada através do Sextou, um app em Rails desenvolvido por alguns amigos nossos que utiliza a API do Spotify ❤

Sextou ❤

Install Fest

De barriga cheia nós começamos a preparar as máquinas para usar no sábado.

Deu problema com a instalação no Windows?
Sim! -.-’
Nós desistimos?
Não! u.u
Deu certo depois de um tempo?
Sim! :D

Todas as participantes instalaram o Ruby, Rails, Sublime e Git ❤

UI e UX e desenvolvimento de protótipos

O sábado de manhã começou com essa palestra feita pela Bianca Brancaleone, organizadora do GDG Sorocaba e Google UX Expert. A Bianca contou para as meninas a diferença de UI e UX, deu algumas dicas de como construir um protótipo e explicou a importância de pesquisar e entender sobre o usuário.

Os slides podem ser vistos aqui.

Front-end: Criando sua primeira página web!

Jullia e eu ensinando sobre front-end ❤

Essa foi a palestra/hands-on ministrada por mim (Amanda Vilela) e pela Jullia Saad.
Explicamos a diferença de front-end para back-end, como a comunicação entre eles funciona, ensinamos algumas tags e ajudamos as meninas a construirem sua primeira página.

O que é Ruby/Ruby on Rails? Como começar?

O que é linguagem de programação? ❤

Esta foi a introdução do workshop de Ruby on Rails feito pela Carol Pascale, programadora na Codeminer42.

A Carol explicou o que é Ruby, o que é uma linguagem de programação, o que é um framework, o que é Rails e estruturas básicas de programação, as meninas já começaram a botar a mão na massa.

Lightning Talks

Depois do almoço fizemos 1h de lightning talks, palestras curtas realizadas durante um intervalo de tempo e apresentadas por diversas pessoas.

Isabele Lais compartilhando sua experiência no Technovation Challenge ❤

A primeira lightning foi da Isabele Lais, ela compartilhou sua experiência no Technovation Challenge.
A Isabele tem 17 anos, é fundadora do projeto Tec for Girls e construiu um app que ficou entre os 100 colocados no mundo inteiro no Technovation Challenge, ela nos contou como isso começou e quantas vezes ela tentou até dar certo.
A lightning dela foi simplesmente um banho de inspiração, ficamos todas muito emocionadas. Torcemos por você Isabele!

Karoline Setoue compartilhando lições aprendidas como desenvolvedora ❤

A segunda lightning foi da Karoline Setoue, ela contou um pouco das lições aprendidas na sua experiência como desenvolvedora. 
A Karoline falou sobre a importância de errar, aprender, falar, pedir ajuda e não desistir.
Foi muito encorajadora e inspiradora, nós amamos ❤

Giulia apresentando o Dinokiki pra galera ❤

A terceira lightning foi da Giulia Cardieri e ela compartilhou como ela começou a se interessar por front-end, apresentou um de seus projetos super criativos e divertidos, como o Dinokiki e revelou um segredo:

Quando eu comecei eu sabia as mesmas coisas que vocês aprenderam hoje.

É inspirador ou não é?

Eu e minha miga falando sobre o hackathon ❤

A quarta e última lightning foi minha (Amanda Vilela) e da Ana Gabriel, a gente contou nossa experiência no hackathon Lady Problems, um hackathon muito legal e com mais de 500 participantes que aconteceu em 2016.

Contamos um pouco de como a gente resolveu ir até lá, como foi procurar um time, processo de ideias para nosso aplicativo, desenvolvimento e preparação para apresentação.

Também compartilhamos coisas que aprendemos e frases que ouvimos e que marcaram a gente.

Ginástica Laboral

Julia ensinando a gente ❤

Fizemos 5 minutinhos de ginástica laboral, isso mesmo!

Tivemos a participação ilustre da Julia Santos, que é estudante de medicina, mas veio para o Rails Girls aprender mais sobre tecnologia.
A Julia percebeu que a gente tava há muito tempo na mesma posição e fez essa sugestão massa de fazermos ginástica laboral, então ela falou um pouquinho sobre pausas durante o trabalho e ensinou exercícios para fazermos no dia a dia.

É fantástico ou não é?

Git 101: Aprenda a usar Git da maneira correta

Ana Gabriel ensinando git ❤

Essa foi a última palestra/hands-on antes do workshop de Rails, a Ana Gabriel ensinou as meninas o que é git, alguns comandos básicos e como enviar um projeto para o Github.

Workshop de Ruby on Rails

A tarde de sábado foi uma tarde de Rails, o framework que dá nome ao nosso evento. O workshop foi ministrado pela Carol Pascale e nele as meninas aprenderam como criar e desenvolver um projeto usando Ruby on Rails.

O projeto escolhido para desenvolver com as meninas foi um clone do instagram.

Sorteios

Camisetas, canecas, canetas, stickers e chaveiros enviados pelos nossos apoiadores ❤

Ao final do workshop houveram vários sorteios e distribuição de brindes enviados por alguns de nossos apoiadores Eu Compraria e Casa do Código, IBM e Algorama.

Agradecimentos

Mentoras e organização ❤

Gostaríamos de agradecer as nossas mentoras que nos ajudaram muito nesses dias de evento e inspiraram muitas meninas. Vocês são incríveis!

Apoiadores Rails Girls Sorocaba 2017 ❤

A organização do Rails Girls Sorocaba 2017 agradece imensamente a todas empresas apoiadoras e reconhece que estas são empresas que tem responsabilidade social, pois sabem que se o número de mulheres em cursos de tecnologia nas universidades e no quadro de funcionários de uma empresa é pequeno, não é desinteresse das mulheres, problema das universidades e escolas técnicas nem das empresas e sim um problema social. 
Através do Rails Girls nós oferecemos experiência com tecnologia e uma comunidade para que as mulheres se sintam a vontade e motivadas a seguir em um mercado tão desigual.
As empresas que nos apoiam fazem a diferença pois permitem que nosso projeto torne-se realidade: Algorama, Casa do Código, Centro Cultural Brasil EUA Sorocaba, Codeminer42, Eu Compraria, GetNinjas, GFT, GURU Sorocaba, IBM e Tegra.

Gostaríamos de fazer um agradecimento especial ao Space, um coliving e coworking de Sorocaba que gentilmente cedeu o espaço para nós realizarmos o Rails Girls Sorocaba sem nenhum custo, além de nos darem todo apoio durante a realização do evento.
Obrigada Space! A gente fica muito feliz pelo apoio e reconhece todo esforço de vocês para que a experiência de todo mundo fosse incrível.

Gostaríamos de agradecer a todo mundo que fez parte disso, nossos amigos, familiares e compradores da rifa que montamos para conseguir arcar com os custos do evento.

Isso prova que realmente o Rails Girls Sorocaba 2017 foi um evento da comunidade para a comunidade!

Recadinhos deixados pelas participantes do Rails Grils Sorocaba 2017 ❤

Gostaríamos de agradecer todos os feedbacks positivos que recebemos das participantes! Nós realmente trabalhamos muito para que a experiência de vocês fosse incrível e ficamos muito felizes em saber que nossos objetivos foram atendidos!

Foram 12 horas de evento, 9 palestrantes, 6 mentoras, 6 meses de preparação e muitas horas de organização contando com uma equipe de 4 pessoas, um público de 20 meninas, pizza, coffees, almoço, muita diversão, doces, brindes e fotos que já estão disponíveis aqui no face

Até ano que vem!


UPDATE: O pessoal do canal Por Trás do Código fez um registro em vídeo do Rails Girls Sorocaba 2017, dá uma conferida: