Sobre pegar leve

Quando as pessoas acreditam que estão sendo gentis, mas, na verdade só estão sendo misóginas

Meninas, eu não sei vocês, mas, se tem algo que sempre me incomodou em toda a minha vida pessoal, escolar e até mesmo profissional, foi ouvir coisas do tipo “pega leve com ela”, “ela é menina”… Apenas não entendo porque isso deve ser ressaltado. Vocês podem dizer: “Ah! Nossa, eles estão tentado ser gentis, respeitosos e educados, você é muito mimizenta” e eu digo: NÃO! Definitivamente tem nada a ver com gentileza, respeito e educação. 
Para começar, esse tipo de frase afirma que só as mulheres merecem respeito, educação e gentileza, o que não é verdade.

Agora, vou te contar uma história:
Nós somos criadas em uma bola de cristal, em uma bolha social que não permite que sejamos criticadas ou avaliadas em nossa totalidade, algo como se nós fossemos “café com leite” — já se sentiu assim alguma vez?
Mesmo que nossa família não nos trate assim, a sociedade sempre procura nos proteger das críticas e desafios, afinal, somos muito sensíveis para qualquer coisa que não esteja dentro do que se espera de uma mulher. Esse tipo de criação faz com cresçamos cheias de inseguranças e com muita dificuldade para lidar com os problemas que surgem na nossa vida, o que sempre gera muita frustração.

Falta muito incentivo a coragem e bravura na criação das nossas meninas (é claro que também existe uma cobrança alta em relação aos meninos, mas isso é outra história), o “pegar leve” está institucionalizado na nossa cultura, está nas escolas, na sua família, nas ruas e em Hollywood. Já os meninos, esses são criados com incentivo a enfrentar desafios, desbravar o mundo e sempre tentar novamente, basta observar a maioria dos desenhos animados, filmes e histórias em quadrinho.

Por que foram criados os super heróis?

Quando alguém diz “pega leve, ela é menina”, essa pessoa simplesmente enraiza ainda mais essa cultura da criação das mulheres sensíveis e reforça o estereótipo de que nós mulheres somos muito frágeis e não temos controle emocional. Esse tipo de frase joga na nossa cara que nós não temos maturidade nem equilibrio o suficiente para lidar com um problema ou uma crítica sem que tenhamos um ataque estérico ou nos afoguemos em lágrimas.

Logo, eu digo para você minha amiga: não deixe que peguem leve com você, não diga para pegarem leve com suas amigas e outras mulheres que estão a sua volta. Somos seres humanos comuns, capacitados, equilibrados e maturos, não há por que as coisas ocorrem de outra forma. Respeito e educação não estão relacionados com o “pegar leve”, além do mais, respeito e educação não são privilégios das mulheres, apenas o mínimo que todos merecem.

Incentive nossas meninas e mulheres a serem fortes e batalhadoras, afinal, nós já somos assim, as pesssoas tentam nos convencer do contrário ;)