Como tornei meu LinkedIn mais atrativo para recrutadores

Rafael Amaral
5 min readFeb 20, 2020

--

https://www.linkedin.com/

Disclaimer: Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que estou longe de ser um especialista em LinkedIn. Minha intenção com esse post é relatar como a minha experiência e uso da ferramenta me ajudaram a tornar o meu perfil mais atrativo para recrutadores e dar dicas que funcionaram para que eu conseguisse algumas entrevistas dentro e fora do Brasil.

Recentemente, comecei a receber com mais frequência mensagens de pessoas interessadas em dicas sobre entrevistas e o que fazer para conseguir uma posição internacional.

Daí surgiu a ideia de escrever esse post e fazer um compilado das principais ações que eu utilizei para atrair recrutadores para o meu perfil no LinkedIn e assim conseguir realizar entrevistas para mais vagas. Vou falar aqui sobre a minha experiência e o que funcionou para mim como profissional da área de T.I.

O LinkedIn mudou a forma como eu me candidatava e participava de processos seletivos. Lembro que no começo da faculdade/carreira cheguei a imprimir e entregar currículos em algumas empresas que eu desejava estagiar lá em Salvador. Hoje em dia, poucas são as empresas que me contatam e solicitam um currículo “padrão” como forma de apresentação, na grande maioria, o perfil do LinkedIn já é suficiente para iniciar a conversa.

Para quem acha que o LinkedIn é só um currículo digital, deixa eu te contar um segredo: é uma ferramenta muito mais poderosa que isso!! Com ele você pode expandir seu network, se manter informado sobre conteúdos relevantes para sua área, compartilhar e produzir conteúdos profissionais e muito mais!

Dito isso, vamos as dicas:

Foto

A foto do seu perfil é uma das coisas mais importantes e que se deve ter mais atenção. Perfis com foto, tem estatisticamente mais chances de acesso e interação. Utilizar fotos profissionais e com boa qualidade é uma das principais dicas para ajudar na visibilidade do seu perfil.

Uma forma de avaliar a efetividade da sua foto de perfil é o site Snappr, ele analisa o quão “boa” é sua foto de perfil e dá uma nota de 1 a 100, baseado em critérios definidos pela ferramenta.

Ao acessar o site para a avaliação, será solicitado que você associe o aplicativo a sua conta. Por uma questão de segurança e privacidade, depois de fazer a avaliação, eu removo o acesso do Snappr da minha conta, se você quiser fazer o mesmo pode ir as configurações da sua conta e revogar o acesso.

URL

O LinkedIn permite que você edite a URL do seu perfil. Tornar-lá mais amigável, é uma excelente forma de permitir que as pessoas te encontrem facilmente e que você possa compartilhar seu perfil de maneira mais prática. Para saber como fazer a edição da URL, consulte esse link.

Social Selling Index

O Social Selling Index (SSI) é uma funcionalidade do LinkedIn que te permite medir o quão eficaz seu perfil é, em quatro áreas:

  • Estabelecer a sua marca pessoal;
  • Encontrar as pessoas certas;
  • Engajar com ideias;
  • Construir relacionamentos.

Você pode utilizar o Social Selling Dashboard para ter uma referência de como o seu perfil está enquadrado dentro dessas áreas e a partir daí planejar ações para melhorar seu enquadramento.

Particularmente não achei essa análise tão relevante para os meu objetivos, entretanto, pude tirar alguns insights que me ajudaram a melhorar a forma como me posicionava na rede. Se quiser saber mais sobre como funciona essa ferramenta e como ela pode te ajudar dá uma olhada nesse link.

Palavras Chave

Uma das principais maneiras de ser encontrado por recrutadores no LinkedIn é usando palavras chave, a forma como a ferramenta faz as buscas permite que com os termos corretos seu perfil esteja presente mais vezes no topo dos resultados de busca, por isso, use elas com sabedoria! Não adianta escrever um livro na descrição de perfil ou descrição de cargos e não utilizar as palavras chaves mais relevantes ;)

Networking

O que eu acho mais interessante no LinkedIn é a possibilidade de fazer networking, podemos facilmente ter acesso a diversos profissionais, em diferentes partes do mundo, aproveite isso, mas é claro, aproveite com sabedoria!

Eu acredito que não adianta sair adicionando contatos apenas por adicionar. Faça conexões verdadeiras, relevantes e acima de tudo interaja com elas, você rapidamente vai perceber o quanto isso é importante e o quantidade de possibilidades que isso irá lhe proporcionar.

Perfil em outro idioma

Um perfil em inglês é uma ótima forma de conseguir mais entrevistas com recrutadores estrangeiros. O LinkedIn, permite que você tenha perfil em diversos idiomas além do idioma padrão do seu perfil (que provavelmente estará em português).

Quando uma pessoa acessa o seu perfil, ele será exibido no idioma do visitante, caso seu perfil não esteja no mesmo idioma, o seu perfil padrão será apresentado. Para aumentar suas chances de contato, o ideal é ter o seu perfil também em inglês ou no idioma do país que você deseja ir.

Para criar um perfil em um idioma adicional, consulte esse link, atenção para manter a coerência entre os perfis!

Interesses Profissionais

Uma funcionalidade interessante que eu descobri outro dia foi os interesses profissionais, através dela é possível demonstrar aos recrutadores que você está aberto a novas oportunidades. Assim é possível aumentar a chances de seu perfil ser visualizado, sem necessariamente se expor e causar uma indisposição com seu empregador atual. Segundo o próprio LinkedIn, a demonstração de interesse não aparecerá para recrutadores da sua empresa atual(entretanto não é garantido 100%).

Eu acho essa funcionalidade interessante, principalmente, pois um dos filtros permite que você indique a região para qual você está “aberto”. Essa funcionalidade é extremamente interessante para quem deseja buscar oportunidades em outras regiões ou países (testei e realmente comecei a receber contatos de recrutadores das regiões que eu tinha colocado).

Além desses tópicos que eu falei anteriormente, existem outros pequenos detalhes que você pode ter atenção e que ajudam a melhorar a visibilidade do seu perfil:

  • Título — Usar no seu título a posição atual ajuda bastante a seu perfil ser encontrado, usar títulos como “em busca de realocação” podem diminuir suas chances de aparecer em uma pesquisa;
  • Resumo — Utilize as primeiras linhas para chamar a atenção e atrair as pessoas para continuarem lendo o seu perfil;
  • Cargo anteriores — Use esse espaço para explorar suas funções, conquistas e resultados;
  • Perfil público — Tenha o perfil publico ativado, verifique e edite a exibição, ele é importante para que pessoas que ainda não estão na sua rede possam identificar rapidamente se o seu perfil é atrativo ou não;

Apesar de ser uma rede social, o LinkedIn não é Facebook ou Orkut, o foco da rede é outro! Tenha o seu perfil completo, crie valor para sua rede, seja ativo e participativo!

Como falei no começo do texto, minha ideia aqui é mostrar como eu utilizei o LinkedIn para ser mais eficaz e conseguir mais entrevistas, espero que esse texto tenha sido útil para você.

Se tiver alguma dúvida, sugestão ou viu algum erro no texto, posta aí nos comentários! Vlw!! o/

--

--

Rafael Amaral

Soteropolitano, QA, tirado a fotógrafo e corredor, apaixonado por viagens e comida — principalmente viajar para comer :p