Startup Weekend São Luis — 2017
Sou um Analista de Sistemas que já foi Físico um dia, tudo que for voltado para o aprendizado e agregue ao meu desenvolvimento, estou disposto a enfrentar. Atualmente trabalho como Analista e Desenvolvedor de Sistemas em uma universidade no Estado do Maranhão onde exerço atividades variadas voltadas para o âmbito tecnológico, desde a criação de novos sistemas, manutenção de sistemas legados e analise de forma geral, tudo isso de forma coletiva, com ajuda dos nossos amigos analistas e desenvolvedores que integram o nossa equipe.
Como sempre tive em mente que o aprendizado nunca é demais, a convite de dois colegas de trabalho, resolvi me inscrever na Startup Weekend São Luis — Uni 2017, um evento voltado para pessoas que tem interesse em empreender de alguma forma e tirar do papel aquela ideia que pode se tornar algo sensacional. Chegado o dia do evento, fui com uma grande expectativa pensando em programação, muitos códigos, muitas Exceptions e NullPointerExceptions, até havíamos conversado antes do eventos sobre as tecnologias que iríamos utilizar, demos nossas opiniões, jogamos as cartas na mesa e expomos as melhores tecnologias para deixar nosso produto ultra-sensacional.
No primeiro momento do evento as pessoas expõem suas ideias de forma bem objetiva, explicando quais problemas elas querem resolver, qual a possível solução e do que ela precisa para resolver esse problema, esse momento é chamado de "PITCH", entre as ideias expostas poderíamos votar em três, achei super interessante a ideia da Gabriela Mercedes, a qual ela abordava um problema das pessoas que sofrem com algum tipo de restrição alimentar, achei super interessante pelo fato de ter um desses casos na família que por sinal tem o mesmo nome da idealizadora do projeto, "comprei" a ideia e comecei a fazer parte do time montado para o desenvolvimento desse produto.
Nesse momento eu já estava inserido no SW, não tinha mais pra onde correr, agora a única coisa que eu queria era abstrair o conhecimento de todas as pessoas que estavam naquele espaço, cada pessoa com uma experiência diferente, mentores super competentes, organização excelente e ambiente voltado para o aprendizado. Nesse momento eu não enxergava mais como um evento e sim como uma oportunidade disfarçada, era o momento de aprender.
O evento me proporcionou muitas experiências, tanto no âmbito comportamental, quanto na forma de pensar em relação a um determinado produto, ficando propenso a mudanças para que se torne cada vez melhor, escalável e que resolva o problema de alguém, as vezes gastamos horas, dias ou até meses em um projeto, mas no final ele não vai resolver o problema de ninguém, só o nosso. Isso ficou marcado “validar, agregar valor e sentir a dor do cliente”.
No geral, foi uma experiência sensacional e só foi só meu primeiro evento de startups. Com certeza irei participar de mais eventos como esses e ficarei cada vez mais forte !
