Image for post
Image for post

Hoje trazendo um conjunto de ferramentas/comandos Linux que na minha opinião, são de extrema importância no dia a dia em administração de sistemas Linux. Sei que existem muitas e muitas outras ferramentas que são extremamente utilizadas, mas quero destacar aqui nesse post, as que eu curto e não fico sem usar 🚀

São elas:
Vim
Grep
| (pipe)
find
tar

Vamos entender brevemente cada um dos comandos com exemplos, assim você pode praticar lendo e executando os comandos, e hoje você vai sair usando o editor Vim e juntar seus comandos com | grep. Bora!?

  1. Vim

Começo falando sobre o editor Vim, repleto de recursos e que simplifica tudo diante do mundo de funcionalidades que ele pode oferecer. …


Image for post
Image for post

Hoje trazendo uma ferramenta que pode ajudar você na administração do seu servidor usando o modo gráfico, sem a necessidade de instalar um ambiente gráfico no servidor (Gnome), por exemplo. É possível gerenciar redes, storages, contas de usuários, entre outros recursos do seu sistema, tudo pelo ambiente gráfico.

Vou deixar abaixo o site oficial da ferramenta, vale a pena praticar no seu ambiente de testes. 🚀

Para facilitar todo o processo, acabei subindo uma VM com Oracle VirtualBox (Centos 7). Achei a forma mais legal de testar a ferramenta, visto que você precisará apenas de uma iso do (Centos 7), VirtualBox no seu sistema e MUITA vontade de praticar! Bora!? …


Image for post
Image for post

Opa, voltando ao ritmo novamente 😅; hoje venho com uma série de artigos sobre Linux, onde irei abordar desde comandos mais simples até (Shell Scripts) mais avançados. Se liga só! 🚀

Hoje, gostaria de mostrar alguns exemplos de funções no Bash do Linux, arquivos que podem ser utilizados e algumas das funções que eu tenho definidas no meu sistema.

  • O que precisamos entender primeiro?

No Linux, o Bash permite trabalhar com funções que são parecidas com os aliases, e podemos nesse caso executar pequenos programas, usando o comando function que é usado para criar uma sequência de rotinas, de comandos, loops, if, while, etc. …


Image for post
Image for post

Opa, hoje trazendo um post mais prático, espero que curtam a leitura e a prática com a role. 🚀
Para quem não conhece a Hashicorp, hoje é uma das empresas mais famosas que fornecem produtos utilizados pela comunidade DevOps, onde possui as ferramentas, Vagrant, Packer, Terraform, Vault, Nomad e Consul.

Para conhecer cada um dos produtos e entender todo o fluxo de funcionamento, confira o link abaixo:

Image for post
Image for post

Vou assumir que você já esteja com o Ansible instalado em seu sistema, caso contrário, se liga nesse link:

  • Estrutura do nosso case

Essa será a estrutura do nosso case, basicamente, vamos utilizar apenas uma role e dentro dela inserir as…


Image for post
Image for post

Opa, bora seguir na nossa trilha de IaC, hoje com Terraform e AWS RDS. Tenho certeza que vocês vão gostar, afinal o que o artigo vai abordar é bem utilizado no mercado e mostrarei um case real mesmo, com boas práticas. Pegue seu café, se acomode na sua cadeira e bora aprender mais sobre IaC e Terraform.🚀

Já sugiro que você veja sobre IaC nessa talk abaixo, onde o CTO da Hashicorp, Armon Dadgar, explica bem e cita a importância de infra como código:

Outro artigo interessante é esse abaixo:

Sem mais delongas, vamos nessa!

  • O que vamos ver nesse artigo?
    -
    Nosso cenário;
    - Instalação do Terraform;
    - Overview do Amazon RDS;
    - Organizando os arquivos “.tf”
    - Executando nosso plano com Terraform;
    - Aplicando as alterações;
    - Destruindo nossa infra no RDS;
    - Terraform Associate Certification. …


Image for post
Image for post

E aí pessoal, hoje trago uma experiência mais a nível pessoal, venho compartilhar meu primeiro playbook em Ansible desenvolvido para substituir meu script feito em shell, para atualização de sistema. Isso começou há 2 anos atrás, e foi assistindo os vídeos do canal do Linux Tips que eu aprendi muito sobre DevOps e também Ansible, até que certo dia pensei em utilizar o Ansible para automações curtas no meu laptop Linux.

Um pouco da história e os scripts você confere abaixo. 😉

Image for post
Image for post

Basicamente, esse script faz a atualização do sistema Linux (Debian based), ele executa uma instrução condicional “case” com algumas opções de comandos de atualização, como “update”, “upgrade” e depois lista, caso tenha atualização disponível e remove pacotes desnecessários do sistema. Eu tinha um plano de converter todos os scripts em bash para playbooks Ansible, mas acabei estudando outras coisas e ferramentas, até que fiquei sem tempo. Caso vocês precisem de apoio ou mais exemplos de uso do Ansible ou de Shell Script, não deixem de ler dois artigos que publiquei um tempo atrás, ajuda MUITO. …


Image for post
Image for post

Hoje, seguindo nossa trilha de IaC, vamos continuar nosso case com o AWS S3, dessa vez o case mostrará de forma simples o deploy de um bucket no S3 da Amazon com Terraform.

Primeiramente, vamos entender o que seria o AWS S3, basicamente, é um recurso de armazenamento de objetos, que é extremamente seguro, durável e altamente escalável. O S3 é fácil de usar e podemos armazenar e recuperar qualquer quantidade de dados de qualquer lugar da internet.

Veja a documentação do S3 nesse link aqui.

  • Artigos relacionados:
  1. Artigo sobre a criação de um bucket no console do S3, acesse aqui. …

Image for post
Image for post

Hoje venho para mostrar como podemos gerenciar alguns recursos da AWS via terminal usando o AWS CLI (Command Line Interface). Existem duas formas de trabalhar com os serviços da AWS, que são; uma pela console e a outra pelo terminal. Eu particularmente prefiro o uso da AWS CLI, pois é possível fazer tudo de forma mais rápida do que pela console web e existem até mais recursos pela AWS CLI do que pela console web. Você verá que ao longo desse artigo mostrarei alguns cases bem específicos.

Para quem é desenvolvedor de software, é possível utilizar algumas SKD’s para integração de sistemas com os recursos fornecidos pela AWS, veja abaixo algumas delas que são…


Image for post
Image for post

O objetivo desse artigo é mostrar um cheat sheet com exemplos de comandos usados no gerenciamento de containers Docker. Não apresentarei nenhum “case” dessa vez, quero apenas divulgar de forma simples os comandos e as explicações para ajudar as pessoas que estão iniciando com Docker. Vou mostrar até a parte de volumes em Docker, e nos próximos artigos irei abordar redes e um cluster com swarm.

Para começar, e para que você saia brincando com Docker, vamos iniciar com a instalação da ferramenta no sistema Ubuntu, é o ambiente que eu estou usando para instalar o Docker. …


Image for post
Image for post

Ao executar uma instância no Amazon EC2, você tem a opção de passar dados de usuário para a instância, que podem ser usados para realizar tarefas de configuração comuns automatizadas e até mesmo executar scripts após a inicialização da instância.

Quando você vai criar uma instância, existe um campo chamado “user data”, que fica em “Advanced Details”, na etapa 3 (Configure Instance Details):

Image for post
Image for post
User Data

No nosso artigo, vamos mostrar o recurso de “user data” usando um script (Bash) para a instalação de um HTTP server em uma instância. Veja como fica:

Image for post
Image for post
User Data

Legal que podemos passar muitos valores no “user data”, por exemplo, fazer um download de um site do S3 ou poderíamos mover esse conteúdo para o /var/log/www, existem muitas formas de usar o “user data”. …

About

Amaury Souza

Automation fanatic | DevOps Enthusiast

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store