Energia Solar: Autoconsumo Remoto

AMAZONAS ECO SOLAR
3 min readJan 19, 2018

--

Você sabia que é possível gerar energia em um local e consumi-la em outro?

Segundo as novas regras, que começaram a valer a partir de 1º de março de 2016 uma das grandes novidades da Resolução Normativa ANEEL 687/15, é o AUTOCONSUMO REMOTO.

A Resolução Normativa 687/15 é uma revisão da Resolução Normativa 482/12 e tem como objetivos:

· Reduzir os custos e tempo para a conexão da microgeração e minigeração;

· Compatibilizar o Sistema de Compensação de Energia Elétrica com as Condições Gerais de Fornecimento;

· Aumentar o público alvo;

· Melhorar as informações na fatura.

Todas essas mudanças vieram para ajudar ainda mais a divulgação das Energias Renováveis, principalmente a Energia Solar Fotovoltaica, possibilitando novos modelos de geração e consumo consciente de energia para residências, comércio e indústrias.

Após a regulamentação o número de novas instalações saltou de 1.853 para 4.995. E apenas em seis meses de vigor foram 3.142 novas instalações.

Um número muito superior ao número de instalações realizadas durante 4 anos, desde o início da Geração Própria de Energia.

Esses resultados são bem expressivos como demonstra o gráfico acima.

Na modalidade do Autoconsumo é permitida a geração de energia em lugares distantes e a utilização dos créditos gerados em outro local que tenha o mesmo CPF ou o mesmo CNPJ, podendo ser matriz e filial, ou pessoa física, desde que as unidades consumidoras que sejam atendidas pela mesma Distribuidora de Energia.

Com todas essas iniciativas amplia a oportunidade de uso da energia solar para diversos seguimentos, além da possibilidade da captação de energia em outro local com maior irradiação e condições técnicas favoráveis para a geração de energia solar.

Os créditos gerados nesses locais podem ser utilizados em residências, pontos comerciais, escritórios, apartamentos, lojas em Shopping Centers, e em qualquer local onde não seja possível instalar as placas de energia solar fotovoltaicas.

Alguns exemplos da utilização do autoconsumo remoto

O Autoconsumo remoto permite que a geração de energia seja em local diferente do consumo dentro da mesma área de distribuição, desde que esteja cadastrada no mesmo CPF ou CNPJ.

É obrigatório a distribuidora responsável, de acordo com a Resolução Normativa 687/15, aceitar a energia gerada em local diferente e dentro da área da concessão e dar crédito equivalente como abatimento na conta de energia.

De acordo com essa resolução você pode gerar energia no sítio, na zona rural e utilizar os créditos excedentes em sua residência, na área urbana.

Outro exemplo de geração de energia é captar energia em sua casa da praia e utilizar os créditos excedentes em seu apartamento em outra cidade dentro da mesma concessionária.

Você pode gerar energia em um lote vazio, gerar na sede de sua empresa e utilização dos créditos excedentes na filial.

As possibilidades são enormes e ainda existem outras modalidades, de geração de energia solar como a: Geração Compartilhada e Empreendimento com Múltiplas Unidades Consumidoras as chamadas Condomínios Solares.

A Energia Solar é o futuro, apesar do Brasil estar atrasado em 15 anos em relação a essa tecnologia.

Nos próximos anos a energia limpa estará cada vez mais presente nos telhados e que faz com que cada vez mais se torne mais acessível, além de você ajudar o meio ambiente.

--

--