Dia Mundial do Câncer 2017 tem como tema o câncer infantojuvenil

O tema da campanha deste ano do Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro), promovido pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) aborda o câncer infantojuvenil e tem como mote a frase “Nós Podemos Eu Posso”. O INCA estima que em 2017, devem ocorrer 12.600 novos casos de câncer na faixa etária de zero a 19 anos. Entre os tipos de câncer, as leucemias representam o maior percentual (26%), seguida dos linfomas (14%) e tumores do sistema nervoso central — SNC (13%).

Estudo sobre o cenário do câncer infantojuvenil divulgado pelo INCA e pelo Ministério da Saúde revela que a sobrevida estimada no Brasil por câncer na faixa etária de zero a 19 anos é de 64%. O material também aponta que a sobrevida varia nas diversas regiões do país, tendo como índices mais elevados a região Sul (75%), seguido por Sudeste (70%), Centro-Oeste (65%), Nordeste (60%) e Norte (50%).

O diagnóstico precoce é de fundamental importância para o sucesso do tratamento, bem como o encaminhamento para um centro especializado no cuidado de crianças com câncer. O Dr. Simônodes Bacelar, cirurgião pediatra, lembra que no Memorial Hospital de Nova Iorque, “crianças são internadas pela manhã e a tarde já estão diagnosticadas. Dependendo do tipo de câncer, são operadas imediatamente”. Os tipos de cânceres infanto-juvenis crescem de forma mais rápida do que em adultos, sendo invasivos, mas respondendo com maior eficácia ao tratamento.

No início, os sinais e sintomas do câncer podem ser parecidos com sintomas de doenças comuns da infância. Por isso, pais e familiares precisam estar atentos e sempre buscar a orientação de pediatra e profissionais de saúde para uma avaliação.

Dia Mundial do Câncer

Criada em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), a data é uma iniciativa desta organização não governamental internacional que trabalha para reduzir a carga global do câncer e promover maior equidade, integrando o controle da doença e na agenda de desenvolvimento.

A entidade fundada em 1933 e com sede em Genebra, na Suíça, conta com mais de 800 organizações em 155 países, entre ministérios da saúde, institutos de pesquisa, centros de tratamento e grupos de pacientes.

Para saber mais, acesse o hotsite da campanha do Dia Mundial do Câncer 2017. (http://www.inca.gov.br/dia-mundial-do-cancer/index.asp)

Com informações do INCA