Aplicações AMB-NET em Commodities e Eletrônica

Ambrosus Portuguese
7 min readFeb 16, 2019

Como a plataforma blockchain-IoT mais avançada para garantia de qualidade e gerenciamento da cadeia de suprimentos, a Ambrosus se posicionou como um reduto de confiança entre os consumidores globais. Facilmente aplicável a sistemas de TI corporativos, a Ambrosus Network (AMB-NET) permite uma infinidade de novas técnicas de gerenciamento que prometem revolucionar as cadeias de suprimentos: armazenamento de dados privado e seguro, uma plataforma para criar aplicativos, faturamento mensal, seguro da cadeia de fornecimento e muito mais.

Embora o foco e a aplicabilidade atuais da Ambrosus tenham sido em grande parte nas indústrias alimentícia e farmacêutica (respectivamente avaliadas em cerca de US $ 8,1 trilhões e US $ 1,1 trilhão anualmente), a Ambrosus está expandindo seu escopo para as igualmente importantes indústrias de produtos eletrônicos. Abaixo, uma explicação é dada de como o Ambrosus é, em princípio, aplicável a virtualmente qualquer cadeia de suprimentos no mundo. Além disso, um detalhamento mais profundo é fornecido do que exatamente rastrear mercadorias e eletrônicos significa à luz do futuro desenvolvimento de Ambrosus.

Digitalizando Produtos: Ativos e Eventos

Para muitas pessoas sem um PhD em Ciência da Computação, ou um histórico em gerenciamento da cadeia de suprimentos, a complexidade dos sistemas e ferramentas em que a Rede Ambrosus (AMB-NET) é construída pode ser confusa. Quando se trata da rastreabilidade digital de produtos em toda a cadeia de suprimentos, é ainda mais importante entender o escopo da solução da Ambrosus.

Para ser claro, a solução da Ambrosus começa com a gravação digital de certos produtos na forma de “Ativos” e “Eventos”. Em termos gerais, todos os produtos em uma cadeia de suprimentos que podem ser registrados em um determinado estado com um tipo específico de sensor podem ser igualmente registrados no blockchain da Ambrosus: “Ativos” e “Eventos” são simplesmente as réplicas digitais de produtos reais e leituras reais do sensor.

Mais especificamente, um ‘Ativo’ refere-se à identidade digital do objeto na cadeia de suprimentos. Nas palavras do Chief Product Officer, Dr. Vlad Trifa:

“Um ASSET em Ambrosus é a representação digital de qualquer entidade física ou lógica única em uma cadeia de suprimentos que precisa ser individualmente identificada e rastreada … Pode ser um contêiner de 40 pés, um palete cheio de caixas de leite, um caminhão, um 6 pacotes de cerveja, uma caixa de aspirina, um molho de asas quentes, uma remessa para um cliente ou uma garrafa individual de vinho — ou qualquer outra coisa que você queira.

Enquanto isso, um “Evento” refere-se a alguma informação pertencente a um ativo específico. Segundo o Dr. Vlad Trifa:

“Todos os eventos têm as seguintes informações: quando (registro de data e hora), onde (local), quem (usuário / dispositivo que observou o evento), em que (o ativo ou os recursos aos quais este evento se aplica) geralmente são registrados, mas você pode adicionar muito mais dados em eventos. ”

Como exemplo, imagine uma remessa de vinhos finos: o ‘Ativo’, dependendo das preferências da empresa, poderia ser as caixas nas quais o vinho é armazenado ou, se fosse um vinho de alta qualidade, também poderia ser cada garrafa individual. Entretanto, os “Eventos” seriam as várias leituras sensoriais do vinho à medida que ele se move ao longo da cadeia de fornecimento: um “Evento” poderia ser a localização geográfica das uvas usadas para fazer o vinho. Outro poderia ser o monitor de temperatura durante sua jornada. Um terceiro pode ser um monitor de luz que assegure que a cortiça não foi desatarraxada ou adulterada. Em última análise, vários eventos podem corresponder a um único ativo durante sua jornada na cadeia de suprimentos.

Mais importante, no entanto, é a aplicabilidade geral dessa forma digital de representação: qualquer coisa única em uma cadeia de suprimentos que possua alguma forma de identificação única, pode ser registrada como um ‘ativo’. Entre o momento em que o ‘Ativo’ foi criado e o momento em que é vendido a um consumidor, qualquer informação única pertencente a esse ‘Ativo’ pode ser registrada como um ‘Evento’, desde que seja acompanhada de uma informação adequada. sensor para transmitir os dados em questão. Nessa perspectiva, fica claro que, enquanto alimentos e remédios são casos de uso primário para essa tecnologia digital, o escopo da solução Ambrosus na verdade é ilimitado: se uma empresa precisa localizar pedaços de metal, barris de petróleo, caixas de especiarias, engradados de cerveja, ou garrafas de mel, a solução da Ambrosus pode acomodar com eficiência essas necessidades da cadeia de suprimento,

Commodities e Eletrônicos:

Como solução holística de ponta a ponta para a cadeia de suprimentos, a Ambrosus garante que os produtos cheguem ao consumidor final com o máximo de informações possível, como meio de demonstrar a autenticidade e a qualidade do produto. Em um ambiente de negócios em evolução, onde a flexibilidade é uma vantagem competitiva, a Ambrosus expandiu-se recentemente para duas outras indústrias que também sofrem com fraudes e falsificações significativas: são as indústrias de commodities e de eletrônicos. Única entre todas as soluções da cadeia de suprimentos, a Ambrosus tem procurado assegurar especificamente a autenticidade de tais produtos rastreando sua origem e qualidade.

Commodities

Para começar, uma mercadoria pode ser definida como um produto natural ou material cultivado como uma forma de agricultura, criado como um tipo de gado, ou extraído da terra como um metal. Historicamente, as commodities têm sido essenciais para o desenvolvimento tecnológico e a criação de energia. De acordo com um relatório recente da McKinsey , as commodities aumentaram de valor no século 21 devido a um aumento na demanda, juntamente com um declínio na oferta. Embora altamente volátil, o mercado global de commodities é estimado entre US $ 5 trilhões de dólares. Como metais fundamentais ou produtos agrícolas primários, as commodities são frequentemente compradas e utilizadas por alguns dos maiores fabricantes e indústrias do mundo: militares, empresas de aviação, laboratórios espaciais e científicos, bem como fabricantes globais de todos os tipos de aparelhos. Ao mesmo tempo, commodities agrícolas e especiarias estão especialmente em alta demanda devido ao fato de que muitos deles só podem ser encontrados em certas regiões do mundo ou em climas muito específicos durante o ano.

Mais especificamente, de acordo com a McKinsey , os vários tipos de mercadorias podem ser subdivididos em quatro categorias claras:

  • Energia: petróleo, carvão, gás e urânio.
  • Metais : aço, cobre, alumínio, estanho, níquel, prata, chumbo, zinco, ouro, fosfato de rocha, cloreto de potássio, platina e tungstênio.
  • Alimentos : cacau, café, chá, óleos, amendoim, soja, cevada, trigo, arroz, milho, banana, laranja, carne bovina, cordeiro, porco, frango, peixe, camarão e açúcar.
  • Matérias-primas agrícolas não alimentares : tabaco, madeira, algodão, couro, borracha, lã e sisal.

É importante ressaltar que essa lista não exaustiva é apenas uma indicação dos vários produtos ou setores aos quais a solução da Ambrosus pode ser aplicada. Muitas outras commodities, desde o xarope de bordo canadense até o caviar beluga iraniano, até o chá Matcha cerimonial japonês também são aplicáveis.

Ansioso por tendências futuras , aumentos na urbanização indicam que até 30 milhões de hectares das terras mais férteis atualmente usadas para coletar commodities, serão perdidos no futuro. Como resultado, commodities, especificamente alimentos e matérias-primas agrícolas, estarão em demanda cada vez maior de varejistas e consumidores de alimentos. Dentro deste contexto, a Ambrosus aspira a ser a solução clara, de ponta a ponta, que as empresas que desejam demonstrar a origem ou a qualidade de sua commodity serão vistas como uma solução inovadora para o crescimento e desenvolvimento de negócios.

Eletrônicos:

Enquanto isso, dentro da indústria elétrica e eletrônica global, o mercado de componentes e sistemas elétricos ( avaliado em cerca de 1 trilhão de dólares ) sofre muito com a falsificação e a fraude. Isso não só resulta na perda de centenas de bilhões de dólares todos os anos, mas ainda mais importante, pode levar ao fracasso das principais operações industriais que ameaçam a vida humana (aviões, termômetros, satélites, etc.). ).

Somente em 2011, alguns condutores eletrônicos foram falsificados em até 25% do tempo. Além dos semicondutores, no entanto, o relatório IHS explica adicionalmente como mais de “100 tipos de circuitos integrados, componentes passivos, dispositivos eletromecânicos e outras peças” também correm risco de fraude e falsificação. O mercado, como tal, está profundamente necessitado de uma forma de garantia de qualidade.

A Ambrosus está buscando ativamente interromper essa tendência, trabalhando com fabricantes de eletrônicos para rotular e rastrear seus componentes eletrônicos ao longo de sua jornada na cadeia de suprimentos. Dessa forma, a indústria eletrônica evitará fraudes e se baseará em um novo padrão de garantia de qualidade; onde a composição, a origem geográfica e o histórico da cadeia de suprimentos podem ser acessados ​​com o uso simples de um aplicativo. Enquanto isso, a Ambrosus expandirá sua rede de maneira flexível para uma indústria inteiramente nova e pronta para a interrupção: isso não apenas aumentará o crescimento e a tração na Ambrosus Network, mas também servirá como clara vantagem competitiva para o ecossistema Ambrosus.

Uma solução adequada para as indústrias globais

Em última análise, a extensão da solução Ambrosus para commodities e eletrônicos é um sinal claro da expansão do ecossistema Ambrosus. Além de apenas produtos alimentícios e farmacêuticos, o design exclusivo da Rede Ambrosus, juntamente com a gravação digitalizada de ‘Ativos’ e ‘Eventos’, permite que praticamente qualquer produto ou peça da máquina na cadeia de suprimento global seja monitorado e registrado durante toda a jornada. . Com um escopo de aplicabilidade cada vez maior, a Ambrosus está se posicionando como o futuro da gestão da cadeia de suprimentos em indústrias globais de vários trilhões de dólares.

--

--