Mapa da Rede Ambrosus (AMB-NET) 2018

Ambrosus Portuguese
11 min readFeb 15, 2019

--

A Ambrosus — a plataforma blockchain-IoT líder mundial para garantia de qualidade em cadeias de fornecimento de produtos alimentícios e farmacêuticos — percorreu um longo caminho nos últimos quatro meses. Mais recentemente, revelamos o Alfa de Ambrosus Masternode, que foi testado por numerosos estudantes em duas hackatonas em instituições de tecnologia líderes mundiais — o Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Lausanne (EPFL) e o Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique (ETH Zurich).

Agora, estamos trabalhando diligentemente para integrar a segurança dos registros públicos de blockchain, com a escalabilidade e a eficiência dos protocolos de blockchain com permissão, em nossa busca para melhorar o ecossistema da cadeia de suprimentos e logística global. Temos o orgulho de apresentar este roteiro de produtos de alto nível para a Ambrosus Network (AMB-NET), o núcleo do ecossistema Ambrosus.

Depois de um implacável Q4, onde passamos muitas noites sem dormir construindo e testando nossa tecnologia principal, a equipe Ambrosus tem o prazer de anunciar alguns desenvolvimentos novos e interessantes, incluindo uma visão mais focada para 2018.

Organizado em duas seções, o Roadmap 2018 da Ambrosus discutirá primeiro os marcos tecnológicos que alcançamos e as atualizações que implementamos. Em seguida, forneceremos um cronograma para o lançamento e lançamento dos principais produtos e serviços da AMB-NET em 2018.

Parte 1: Conquistas e Upgrades

O coração da Ambrosus é a AMB-NET 1.0, nossa solução descentralizada para armazenar dados de linhas de montagem e sensores sobre ativos alimentícios e farmacêuticos. O AMB-NET atende a duas funções principais: Designar a identidade do ativo; e acompanhar as condições de armazenamento, transporte, entrega e temperatura dos ativos ao longo do ciclo de vida da cadeia de suprimentos. Neste documento, nos referiremos a todas as atividades vinculadas a ativos como “eventos”.

AMB-NET é uma rede distribuída de software de sensores IoT, composta por algumas dezenas de Masternodes. Este modelo fornece uma API (Ambrosus Application Programming Interface) local que permite que sensores ou aplicativos de dispositivos em rede enviem informações para a Ambrosus. A maioria dos dados será armazenada por masternodes em vários repositórios, por exemplo, IPFS, nuvem ou um banco de dados privado local.

Os dados públicos serão armazenados diretamente na AMB-NET e sincronizados com outros nós, enquanto a Masternodes continuará a aplicar o consenso padrão do blockchain-ledger, validando os dados com outros nós na rede por meio de mecanismos à prova de criptografia. É isso que permite à AMB-NET manter um catálogo transparente e imutável de cada ativo ou evento criado por qualquer usuário na rede.

Alguns Masternodes serão hospedados e operados pela Ambrosus em diferentes data centers e jurisdições, incluindo Cingapura, EUA, Suíça e Alemanha. Mas a maioria da Masternodes será hospedada e operada por nossos clientes e parceiros-chave. Uma vez estabelecida a estabilidade e integridade do sistema, a oportunidade de hospedar um Masternode será oferecida à comunidade mais ampla de Ambrosus.

Para operar um Masternode, os clientes precisarão bloquear uma certa quantidade de tokens da Amber (AMB) em um contrato inteligente, enquanto eles planejarem operar o nó. A Ambrosus também está explorando mecanismos que permitem aos proprietários de tokens “emprestar” seus tokens aos operadores de nó, mas essa iniciativa ainda está em seus estágios experimentais. Vamos revelar detalhes adicionais sobre o modelo criptográfico de Amber (AMB) na primavera de 2018.

Para a versão Beta, a Ambrosus usará uma rede autorizada Ethereum usando a Prova de Autoridade (PoA), que otimiza a velocidade e a eficiência de processamento da AMB-NET, delegando exclusivamente à Masternodes a criação de blocos e o consenso. Ao provisionar funções operacionais para um número pré-designado de nós, a AMB-NET é menos computacionalmente intensiva que outras redes, permitindo transações mais rápidas, mais previsíveis e mais baratas.

Essa estrutura de PoA também permite que os clientes segmentem dados públicos e privados. Por exemplo, a arquitetura PoA permite que qualquer cliente da Ambrosus consulte um produto ou pedido do fabricante por meio do número de série, enquanto apenas revela os dados que o produtor forneceu para divulgação pública. A AMB-NET armazena apenas o ID, o hash dos dados e outras informações criptografadas em seu blockchain.

Os dados privados são sempre armazenados e gerenciados exclusivamente pelos Masternodes na rede. Cada operador da Masternode terá a capacidade de implementar tantas opções de armazenamento quanto desejarem em seu nó. Através da AMB-NET, a Ambrosus fornece a cola de aplicativo de software blockchain, permitindo que produtores de alimentos e farmacêuticos determinem como querem compartilhar dados de produtos e logística com outros nós em sua cadeia de suprimentos, em um ambiente conveniente, escalável e seguro.

E em um nível mais socialmente consciente, o PoA é muito mais eficiente em termos de energia que outros modelos de rede distribuída. Dado que muitos dos nossos parceiros corporativos e as Nações Unidas expressaram preocupações sobre o impacto ambiental das redes de mineração de Proof-of-Work, como Bitcoin e Ethereum, a Ambrosus aspira a cultivar uma solução ecologicamente correta. Usando uma rede PoA, a Ambrosus pode mitigar a poluição e as emissões de CO2 — um importante diferenciador que divide a sustentabilidade ambiental na tecnologia Ambrosus.

Parte 2: Timeline

Dividimos nosso Roteiro 2018 em três seções: Q1 ; Q2 ; e Q3 e 4 . Além disso, forneceremos apenas uma visão geral de alto nível que atualizaremos e comunicaremos à medida que nos aproximarmos dessas datas.

1º trimestre de 2018

JANEIRO

Nós lançamos uma versão alpha privada do Ambrosus Masternode no final de janeiro. Este nó já foi usado e testado por numerosos estudantes em dois hackathons — um que teve lugar no Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Lausanne (EPFL) e outro no Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique (ETH Zurich) . Ambas as instituições suíças são reconhecidas mundialmente por seus programas de tecnologia e engenharia, e são classificadas como a 12ª e a 10ª mais prestigiadas universidades do mundo, respectivamente, pela QS World University Rankings 2018.

A Ambrosus também começou a construir e testar a funcionalidade principal da AMB-NET Masternodes, especialmente a parte distribuída, para que os diferentes Masternodes da rede possam eventualmente processar todos os ativos e seus eventos relacionados de forma rápida e confiável.

FEVEREIRO

Estamos lançando nosso Portal de desenvolvedores (documentação da API) e faremos parte dos desenvolvedores selecionados para testar a versão alfa da AMB-NET. Isso oferecerá aos desenvolvedores uma visão do modelo de dados principal usado pela Ambrosus para descrever Ativos e Eventos. Os desenvolvedores interessados ​​podem entrar em contato com a Ambrosus se quiserem testar nossa solução para criar aplicativos clientes ou SDKs para várias plataformas.

MARÇO

No final do primeiro trimestre, pretendemos lançar a versão beta (v 0.9) do Ambrosus Gateway . Isso permitirá que qualquer desenvolvedor comece a interagir com a AMB-NET. O gateway oferece o seguinte:

  • API REST pública para acessar a AMB-NET
  • Sem garantia de uptime, melhor esforço SLA
  • Experiência de desenvolvedor atualizada / documentação

Também estamos planejando lançar a versão Alpha de nosso desenvolvedornativo do iOS Software Developer Kit (SDK) e um aplicativo de demonstração, ambos com código-fonte aberto. Também planejamos abrir um SDK nativo e um aplicativo de demonstração que permita aos desenvolvedores de iOS criarem aplicativos móveis voltados para o consumidor e para a empresa que possam interagir com a Ambrosus.

A demonstração permitirá a digitalização de uma variedade de códigos de barras 1D / 2D para identificar ativos; ler e exibir dados sobre ativos / eventos; e criar novos ativos e eventos. Prevemos uma ampla gama de aplicativos, incluindo programas de recompensas voltados ao consumidor e serviços de autenticação de histórico de produtos, além de ferramentas corporativas que podem ser implantadas em vários estágios da cadeia de suprimentos.

2º trimestre de 2018

ABRIL

Em abril, lançaremos nosso Alpha Javascript SDK (ambrosus.js ) que permitirá que qualquer desenvolvedor da Web interaja facilmente com o Ambrosus a partir de qualquer aplicativo Javascript. Isso permitirá o design de aplicativos da Web fáceis de construir que se integram à plataforma da Ambrosus, permitindo que qualquer um de nossos parceiros conecte seus sistemas back-end em nossa rede usando node.js.

Nós também planejamos revelar a versão Alpha do amb.to . Este será nosso navegador público, baseado na web, que pode ser usado para visualizar produtos. Este é um aplicativo da Web responsivo que pode consultar as informações da Ambrosus sobre qualquer ativo e seus eventos associados, exibindo todos esses dados de uma maneira intuitiva e visualmente atraente. Também planejamos abrir o código-fonte desse aplicativo para que qualquer desenvolvedor possa criar seus próprios visualizadores de produtos “marcados”.

MAIO

Ambrosus irá revelar o seu Painel de Desenvolvimento . Esta é simplesmente uma interface de usuário baseada na web que permite a qualquer não-desenvolvedor gerenciar seus vários ativos em nossa rede. Já temos uma versão alfa do nosso painel em execução privada, mas estamos dedicando recursos significativos para torná-la muito mais intuitiva e funcional para usuários-chave (cadeia de fornecimento e operadores de linha de produção) da rede Ambrosus para permitir a rápida adoção pela indústria.

Também vamos revelar nosso cliente Android . Assim como a versão para iOS programada para lançamento em março, também planejamos abrir um SDKnativo do Android para criar uma variedade de aplicativos que conversam com a AMB-NET. Mais especificamente, nos concentraremos na comunicação de dispositivos IOT-Android, garantindo uma cadeia de confiança entre telefones / tablets Android e dispositivos habilitados para Bluetooth como: Impressoras, leitores e scanners RFID e uma grande variedade de registradores de dados que usam Bluetooth.

JUNHO

No final do segundo trimestre, lançaremos nossa rede do Marketplace . A Ambrosus vai mesclar o trabalho feito na Crossroads e seu Marketplace para liberar uma plataforma pronta para produção, onde os fornecedores podem vender seus produtos com garantia de qualidade. Este mercado irá alavancar o blockchain Ambrosus para provar a proveniência e qualidade dos produtos dos vendedores.

Também incluiremos contratos inteligentes simples, prontos para uso, que podem ser facilmente usados ​​para rastrear pedidos de remessa e definir as principais propriedades do ativo (temperatura, tempo, avaliação de qualidade). Essas informações baseadas em dados ajudarão os fornecedores e distribuidores a regulamentar de maneira autônoma seus termos e condições de pagamento. Estes serão nossos contratos inteligentes de IoT .

Q3 e Q4 2018

JULHO

Nossa principal prioridade até o início do terceiro trimestre é aprimorar nossa versão beta pública 0.9 em uma solução empresarial totalmente funcional — será AMB-NET v1.0 e será lançada em julho. Até lá, estaremos investindo pesadamente em testes de segurança e desempenho e em auditorias de terceiros. Também implementamos recursos de suporte 24/7 para os clientes, juntamente com todas as ferramentas de monitoramento de rede e infraestrutura necessárias para detectar e corrigir quaisquer problemas que possam surgir.

Nossa meta a partir do terceiro trimestre é garantir um tempo de atividade de 99,95% em nosso contrato de nível de serviço (SLA).

AGOSTO SETEMBRO

No final do terceiro trimestre, pretendemos lançar nosso primeiro kit de ferramentas completo para sensores e dispositivos IoT . Isso inclui o primeiro gateway embarcado da Ambrosus que utiliza ambientes de computação confiáveis, como o Intel SGX, para garantir que a comunicação entre os dispositivos e a Ambrosus seja segura.

Após implementações bem-sucedidas da versão 1.0 durante o terceiro trimestre com vários clientes e parceiros, vamos aprimorá-lo e transformá-lo na versão 1.1 da AMB-NET que será lançada no início do quarto trimestre. Essa iteração aprimorará fortemente os recursos básicos de nossas soluções, incluindo melhorias significativas no desempenho e na segurança da rede. Também revelaremos nossos primeiros conectores aos principais sistemas ERP usados ​​por nossos clientes.

OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO

Até o final do ano, pretendemos ter uma solução blockchain totalmente operacional e pronta para a empresa que atenda a dezenas de aplicativos do mundo real. O foco central no último trimestre será alcançar uma solução totalmente descentralizada para permitir que ambos os aplicativos cliente (móvel / web) e dispositivos embarcados conversem com a AMB-NET, sem a necessidade de confiar em nenhum gateway no sistema. Chamamos isso de marco AMB-NET 2.0, uma Plataforma Blockchain-IoT de Grau Industrial .

2019 & ALÉM

Como muitos da comunidade sabem, atualmente estamos estabelecendo uma variedade de colaborações de P & D com a EPFL e a ETH Zurich e para expandir o consórcio Ambrosus para outras instituições acadêmicas importantes. Em 2019, nossa maior ambição será transformar nossos vários projetos de P & D de blockchain e sensor IOT em produtos prontos para uso. Uma das áreas em que acreditamos fortemente será a eletrônica impressa , para a qual projetaremos tags e sensores protegidos por Blockchain .

Do lado da segurança de software, estaremos investindo pesadamente em provas de conhecimento zero e criptografia homomórfica . Essas tecnologias permitem o armazenamento de dados seguro e descentralizado , garantindo que grandes volumes de dados corporativos possam ser autenticados por parceiros comerciais, sem compartilhar informações particulares.

A Ambrosus também planeja inovar dentro da área de arquitetura de masternodes. À medida que a adoção da AMB-NET cresce, mais empresas vão querer hospedar seus próprios masternodes para reduzir o custo do uso de Ambrosus. Planejamos implementar um sistema que permita que a Masternodes tenha um leilão interno todos os anos. Dessa forma, haverá um leilão aberto em que as empresas oferecem lances em dinheiro, quanto estão dispostos a pagar à rede.

Também trabalhamos para dimensionar nosso ecossistema do Marketplace do dApp , ajudando os desenvolvedores a lançar e monetizar suas soluções no topo da Ambrosus Network . Atualmente, eles podem fazer isso facilmente, mas em 2019 pretendemos fornecer ferramentas para rastrear o uso de seus aplicativos, gerenciar suas bases de usuários e processar suas próprias funções de cobrança, criando um mercado semelhante ao Android para aplicativos baseados em blockchain uso de dispositivos conectados .

Lembre-se de que somos uma empresa ágil no início de nosso ciclo de vida em um mercado em constante evolução, de modo que os roteiros se destinam apenas a fornecer orientações e não previsões concretas. A melhor maneira de produzir um resultado bem-sucedido é monitorar de maneira vigilante nosso mercado e revisar nosso roteiro e adaptar nossa estratégia à medida que o mercado e as condições do usuário final evoluírem.

Nossa única constante é a missão da Ambrosus: construir e operar uma infra-estrutura global Blockchain-IoT que permita às empresas obter visibilidade completa de suas cadeias de suprimentos, otimizando a eficiência e aumentando a confiança com seus parceiros, distribuidores e consumidores finais.

--

--