PET Terapia

O Hospital Vitória — Unidade Anália Franco, em São Paulo, recebeu em 30 de abril a visita de Thor — cachorro de estimação do José Duran Emílio Bueno, diretor regional do Americas Serviços Médicos — que passeou pelos setores de internação pediátrica, no hall de enfermagem da UTI adulto, no pronto-socorro adulto e infantil, na unidade de diagnóstico e na recepção central, interagindo com pacientes, familiares e colaboradores. Essa visita iniciou na instituição o programa de atividade assistida por animais, que incentiva os pacientes a levarem seus cachorros para visitá-los.

Há cada vez mais estudos que evidenciam os benefícios terapêuticos da interação humano e animal, principalmente no desenvolvimento da capacidade motivacional, educacional, emocional, cognitiva, de descontração, entretenimento e socialização. “Os cachorros fazem muito bem à saúde. Propiciam momentos de companheirismo, carinho, amor e conforto. As visitas dos cães têm como principal objetivo criar laços entre o paciente e o animal como parte integrante do processo de recuperação”, explica Damaris Jesus Mendes, coordenadora de atendimento.

Durante a visita de Thor, todos que tiveram contato com ele ficaram encantados. “Ninguém queria soltá-lo. Ele promoveu uma manhã de alegria, interação, descontração e bem-estar aos pacientes”, comenta Damaris. Esses encontros entre cães e humanos dentro do Hospital para o programa de atividade assistida por animais devem seguir as normas do Serviço de Controle de Infeção Hospitalar (SCIH).